terça-feira, 24 de abril de 2012

Damasco Seco, Refil de Energia.



O damasco é uma fruta da família das rosáceas. De acordo com registros, existe a mais de cinco mil anos e é da Ásia e do Oeste da China. O damasco foi transportado da Ásia até o Oriente Médio e Turquia, o qual hoje é considerado o principal produtor deste fruto. Entre os maiores produtores do mundo em área plantada estão à Turquia, Iran e Espanha. Os países que apresentam maior produtividade são a Grécia e Estados Unidos.

O damasco seco um fruto pequeno arredondado com casca e polpa amarelas podendo ser pouco alaranjadas ou rosadas. Tem alto valor antioxidante, isento de gorduras, sódio e rico em fibras. Tem duas vezes mais vitamina A, que in natura, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro, também é rico em caroteno, que previne vários tipos de câncer. Na hora de escolher, qual é mais saudável seco ou fresco, a melhor opção é seco, pois contém nutrientes de maneira concentrada, no entanto é mais calórico.

É, portanto uma ótima fonte de vitaminas e minerais, que repõem com rapidez a energia perdida, principalmente durante a atividade física. Tem também bastante açúcar em forma de frutose, melhor para o organismo do que a sacarose.

O ponto forte do damasco são suas fibras que fazem com que a digestão seja lenta e gradativa, gerando energia.

É rica em triptofano substância que melhora o humor. Outro benefício do damasco é que além de conter vitamina A, sendo ideal para a saúde dos olhos, contêm também vitaminas B1, B2, B3, B5 e C, potássio, cálcio, magnésio, sódio e fibras e muito mais...

O damasco é excelente para:

Prevenir doenças do Coração – O beta caroteno é um poderoso antioxidante, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres que podem provocar o envelhecimento precoce e doenças.

Ótimo para a Pele – Por ser rico em beta-caroteno, é muito saudável para a pele, membranas, mucosas e para a visão.

Aliada contra a Osteoporose – Rica em Boro mineral envolvido na prevenção da osteoporose.

Atividade Física e Circulação – O Potássio é essencial para manter os fluidos corporais, principalmente para quem faz atividade física.

Contra Anemia – O damasco também é rico em ferro, principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio para as células. A sua deficiência provoca anemia. Cem gramas da fruta seca fornecem quase a metade do que precisamos de ferro em um dia.

*Aproveite tudo que o damasco tem a oferecer! Na Europa o damasco é conhecido como Alperce... Adoro, é o meu fruto seco preferido. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário