Nome Científico: Capsicum SSP. / Família Solanáceas.
Nome Popular: Pimenta de Cheiro, Comari, Chifre de Veado, Malagueta, Dedo de Moça, Capsico.
O que são as pimentas? Ervas, especiarias, vegetais, condimentos, decoração?
É tudo isso. Depois do sal, é o condimento mais utilizado no mundo.
As pimenteiras são plantas originárias das Américas de clima tipicamente tropical e foi no tempo do Descobrimento que elas foram introduzidas no resto do mundo: Europa, Ásia e África.
Os espanhóis e portugueses foram os primeiros, fora os nativos, que mantiveram contacto com esta planta e daí em diante levaram para todos os lugares, adquirindo características e nomes próprios em cada um deles, fazendo parte de cada cultura.
No Brasil, cinco espécies são comumente cultivadas, principalmente no centro-sul e caracterizam-se pela pungência, coloração, formato e tamanho dos frutos.
São elas: pimenta malagueta, dedo de moça, pimenta cumari, pimenta de cheiro, pimenta de bode e pimenta doce.
Os pontos "quentes" no mundo das comidas picantes são: México, Guatemala, a maior parte do Caribe e África, parte da América do Sul, Índia, Indonésia, Malásia, Coréia, Tailândia, sudoeste da China, os Balcãs e América do Norte. A culinária é uma das mais características e menos complicadas expressões da cultura de um povo. Os nativos destas regiões quentes eram acostumados a comer comidas condimentadas e a nova planta foi logo bem vinda.
A pimenta é usada em forma de conservas, doces, molhos, peixes e pizzas, etc...
Aspectos Nutricionais – Pimentas não são apenas boas, mas também nutritivas.
Elas contêm princípios ativos como: compostos fenólicos, pigmentos caratenóides, óleo fixo, óleos essenciais, resinas, vitaminas A. B e C. Contém mais vitamina A que qualquer outra planta. Elas possuem também quantidade significante de minerais como: magnésio, ferro e aminoácidos. As pimentas aumentam a taxa metabólica do organismo e este efeito térmico faz com que aproximadamente 6 gramas de pimenta queimem cerca de 45 calorias. Mas as pessoas não comem pimenta pelas vitaminas ou minerais, mas pela sua ardência e todas, inclusive as ornamentais, são comestíveis.
Uso Medicinal – Antifogístico, rubefaciente, revulsivo: usado como estimulante estomacal, como específico contra o enjôo do mar, empregado na incontinência urinária.
Externamente, a tintura é aplicada umas fricções contra o reumatismo, esta planta constitui a base medicamentosa dos algodões ditos ‘termogêneos.
Indicação de Uso – Apressar maturação de tumores, enxaquecas, queda de cabelos. Deve ser evitada por pessoas que tem gastrite ou problemas intestinais e de hemorróidas.
Curiosidade – É usada como planta ornamental, para espantar inveja segundo o povo inca. É usada também na culinária como forte condimento, mas torna-se suave quando retiram-se as sementes e a placenta.
*Hummm...este povo Inca sabiam das coisas...
Não sou muito de consumir pimenta, mas adoro a sua origem, sua cor, seu aroma, seu sabor picante e principalmente tudo que a pimenta representa ou é associada...rs...calor, suor, fogo, ardência, paixão, entre outras coisas, não é a toa que...pimenta na boca dos outros é refresco! JL
Nenhum comentário:
Postar um comentário