quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Brasil, País Que Não Lê.



Mais de 70% das escolas públicas não têm biblioteca.

Para equipar todas as 113.269 unidades até 2020, como prevê lei, seria necessária construção de 34 bibliotecas por dia.
O Brasil precisa construir 130.000 bibliotecas escolares até 2020 para cumprir a lei 12.244, que obriga as instituições públicas e privadas de ensino do país a manter um acervo mínimo de um livro para cada estudante. Hoje, apenas 27,5% das escolas públicas têm bibliotecas. Segundo levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011, só para equipar a parcela carente das 113.269 unidades públicas até o prazo previsto em lei, seria necessária a construção de 34 bibliotecas ao dia.

O estudo compara números do Censo 2011 com os de 2008 e revela que mais de 80% das escolas construídas entre 2009 e 2011 não possuem bibliotecas. Das 7.284 instituições inauguradas no período, pouco mais de 1.500 contemplam o espaço de leitura.

Os estados mais carentes são os das regiões Norte e Nordeste. Na rede municipal do Maranhão, só 6% das escolas têm bibliotecas. Apesar dos piores resultados se concentrarem nessas áreas, São Paulo ostenta um dos piores índices do ranking: 85% das unidades das redes estadual e municipais não têm bibliotecas, totalizando 15.084 unidades carentes.

O prejuízo é enorme: a edição 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da Fundação Pró-Livro, mostrou que as bibliotecas escolares são a principal forma de acesso a livros entre crianças e jovens de 5 a 17 anos de idades. "Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei que realmente não pega", afirma Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação.

As instituições de ensino infantil são as mais prejudicadas. Enquanto 82% das escolas de ensino profissional e 52% das de ensino médio construído após 2008 possuem biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço. O número é um contrassenso, segundo educadores, visto que é na faixa etária dos 5 anos que a criança está descobrindo a língua escrita e precisa ser estimulada a ler.

*A principal razão apontada é a falta de estrutura nos municípios, além da necessidade de cumprir muitas exigências burocráticas... Há uma questão muito mais ampla, que tem raízes culturais, econômicas e políticas, e é antiga na história do Brasil. A educação pública, em muitos municípios, ainda é encarada por administradores mais como despesa do que processo de crescimento social. E o Brasil sempre foi um país analfabeto, sem interesse pela Educação. A maioria das nossas escolhas sempre fez parte de um projeto político de dominação. Primeiro, fomos colônia portuguesa, depois veio o império português, até chegar ao governo militar e dominante. Que vergonha, que mentalidades mais atrasadas... Um povo alienado é mais fácil de manipular... Afinal, como ensinou Monteiro Lobato, um país se faz com homens e livros. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário