sexta-feira, 19 de julho de 2013

Monsanto Consegue a Patente do Brócolis.



 Em junho, o Escritório Europeu de Patentes, em Munique, concedeu uma patente sobre o cultivo convencional de brócolis. Seminis, uma empresa que é de propriedade da Monsanto, recebeu a patente (EP 1597965) do brócolis, derivado do melhoramento convencional. As plantas, que se supõe que tenham as colheitas melhoradas, derivam do cruzamento e seleção tradicional. A patente abrange as plantas, as sementes e a “cabeça de brócolis cortada”. 

Além disso, abrange uma  pluralidade de plantas de brócolis... cultivadas em um campo de brócolis. O Parlamento Europeu e o Parlamento alemão foram muito críticos com este tipo de patente. Recentemente, dois milhões de assinaturas foram coletadas numa petição em favor da proibição das patentes sobre o cultivo convencional. A organização Não às patentes sobre sementes! está iniciando uma oposição contra esta última patente da Monsanto.

“Fazemos um chamado para demonstrar oposição contra a patente sobre o brócolis.  O Escritório Europeu de Patentes e a Monsanto estão em um caminho de confronto com a sociedade europeia”, disse Christoph Then da organização Não às Patentes sobre Sementes!. “Temos a intenção de transmitir um claro sinal de que não vamos deixar que nossa comida seja  monopolizada”.

Todas as organizações que também estão fazendo exigências aos políticos europeus, motivam para que estes assumam o controle do Escritório Europeu de Patentes, com a finalidade de mudar a interpretação da lei atual de patentes por meio do Conselho de Administração do Escritório Europeu de Patentes, que é o conjunto dos Estados membros.

Como se desprende de um documento de trabalho publicado pela Organização Mundial de Alimentos da FAO, a indústria está planejando explorar as patentes sobre o cultivo convencional. Segundo os números, as vendas globais de plantas patenteadas, derivadas da reprodução convencional, aumentarão de cerca de 700 milhões de dólares para 3 bilhões de dólares, em 2020. Estes números se baseiam também nas patentes concedidas pelo Escritório Europeu de Patentes.

As organizações que integram a coalizão Não às Patentes sobre Sementes! Estão muito preocupadas com o fato de que este tipo de patente fomentará ainda mais a concentração do mercado, tornando os agricultores e outros atores da cadeia de fornecimento de alimentos ainda mais dependentes de algumas poucas empresas internacionais e, finalmente, reduzindo as opções dos consumidores.

*Na culinária os refogados sopas, saladas e suflês são dicas de pratos saborosos que utilizam brócolis que se originou na Europa e conquista o mundo com seu sabor. Na hora de escolher é bom dar prioridade aos bem verdinhos. O brócolis também tem propriedades para  manutenção dos ossos e dentes. JL

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Arte...



A menina do brinco de pérola, no pão nosso de cada dia...

Receita de Cuscuz com Camarão!



Receita de 20 minutos de camarão e cuscuz com molho de húmus e iogurte.
Este rápido prato de camarão lhe fornece grãos integrais, proteína, vegetais e frutas, tudo pronto em 5 minutos (Dica do chef: prepare o cuscuz enquanto o camarão cozinha)

Ingredientes:
1 copo de cuscuz de trigo
1/4 de xícara de damascos secos, cortados (ou passas)
2 colheres de chá de azeite de oliva
1/2 copo de iogurte grego (sem açúcar)
1 colher de sopa de húmus preparado
2 colheres de sopa de hortelã fresca picada ou endro
Sal Kosher
50 gramas de camarões médios descascados, sem a veia dorsal e sem cauda
1 copo de tomates cerejas cortados ao meio
1/4 a 1/2 colher de sopa de páprica quente
Suco de meio limão.

Modo de preparo:
Ferva a água. Misture o cuscuz, os damascos e 1 colher de sopa do azeite de oliva em uma vasilha. Adicione 1 xícara e um quarto da água fervente, cubra com o plástico e deixe descansar até que toda a água tenha sido absorvida e o cuscuz tenha cozido, cerca de 5 minutos.
Misture o iogurte, húmus, a hortelã e de 1 a 2 colheres de sopa de água em outro vasilhame. Tempere com sal e reserve.
Coloque o camarão, os tomates, o azeite restante e a páprica juntos. Espalhe-os em uma panela e cozinhe até que o camarão fique opaco e completamente cozido, cerca de 4 minutos. Regue com suco de limão.
Mexa o cuscuz com um garfo. Divida o camarão e o cuscuz em 4 pratos. Raspe qualquer gota da panela e coloque no molho de húmus. Sirva o camarão e o cuscuz com o molho.

*Essa receita é muito boa, fiz ontem e o resultado foi ótimo, recomendo! JL

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Louco, eu?



A visão da medicina e da sociedade sobre pacientes mentais evoluiu muito nos últimos anos. Mas uma pergunta continua sem resposta: qual é a linha que separa a lucidez da loucura?

David Rosenhan resolveu fingir-se de louco. Em 1972, ele se dirigiu a um hospital psiquiátrico americano alegando escutar vozes que lhe diziam as palavras “oco” “vazio” e o som “tum-tum”. Essa foi a única mentira que contou. De resto, comportou-se de maneira calma e respondeu a perguntas sobre sua vida e seus relacionamentos sem mentir uma única vez sequer. Outros oito voluntários sãos fizeram a mesma coisa, em instituições diferentes. Todos, exceto um, foram diagnosticados com esquizofrenia e internados.

Assim que foram admitidos, os pacientes passaram a agir normalmente. Observavam a tudo e faziam anotações em suas cadernetas. No começo, as anotações eram feitas longe do olhar dos funcionários, mas logo eles perceberam que não havia necessidade de discrição. Médicos e enfermeiros passavam pouquíssimo tempo com os pacientes e nem ao menos respondiam às perguntas mais simples. “Apesar de seu show público de sanidade, nenhum deles foi reconhecido”, escreveu Rosenhan no artigo On Being Sane in Insane Places (“Sobre Ser São em Locais Insanos”), publicado na conceituada revista Science, em janeiro de 1973. Ironicamente, os pacientes reais duvidavam com freqüência da condição dos novos colegas. “Você não é louco. Você é um jornalista ou um professor checando o hospital”, disseram diversas vezes.

Os falsos pacientes foram mantidos nos hospitais por períodos que variaram de 7 a 52 dias. Foram medicados (assim como boa parte dos internados reais, eles escondiam as pílulas sob a língua e as jogavam fora quando já não estavam mais na presença dos funcionários) e liberados com o diagnóstico de “esquizofrenia em remissão”, uma expressão médica usada para dizer que o paciente está livre dos sintomas.

*Louco é quem me diz que não é feliz...

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Poder dos Sonhos.


É libertador parar de sonhar com aquilo que nos angustia, que causa pavor, atribulações, ansiedade, taquicardia etc.
Hoje, graças ao bom Deus, isto me ocorreu.
Pode dizer o que quiser, mas os sonhos têm sim, uma grande influência sobre nós.

Quando sonhamos, com algo que ainda não foi bem digerido, dentro de nós, passamos a esconder em nosso inconsciente. O problema, é que isso não quer dizer que ele esteja tão bem ocultado, a ponto de não poder se impor diante de nós, um dia.

E é exatamente nos sonhos e pesadelos que isto tende a acontecer.
Infelizmente não dá para ter uma convivência harmoniosa, com todas as pessoas que nos rodeiam. Por alguns, sentimos até um certo rancor, odiosidade, ira, mágoa etc., que fica ainda mais palpável quando estamos em um estado alterado de consciência, o que quer dizer: sonhando.
É ao dormir que resolvemos solucionar as questões pendentes e colocar os pingos nos is.

Nos enchemos de coragem e dizemos tudo aquilo que sempre sonhamos em declarar.
São brigas mais que homéricas.

Contudo, isto pode ser bom, porque acordamos aliviados por termos exposto toda essa raiva, mas claro, existe o outro lado da moeda também, podemos entretanto acordar com mais raiva, rs,  por termos tido esta coragem toda, apenas no sonho. Porque a realidade foi outra, bem diferente e vergonhosa: ficamos calados, mudos, anestesiados.

E pode ter certeza, que é o que mais acontece, ou você vai dizer-me que nunca passou por uma situação semelhante: a pessoa te enfureceu ao extremo, mas você não abriu a boca, permaneceu diante dela ou dele, sem saber o que responder? Eu já passei muitas vezes por essa situação e sei o quanto isso nos deixa com aversão. Quando mais precisamos de uma resposta rápida e à altura do que a pessoa nos disse, nada parece adequado é doloroso o bastante.

Só quando vamos para casa, ou estamos debaixo do chuveiro é que as palavras começam a formar frases, a língua começa a coçar, a adrenalina vai aumentando e aí, num ímpeto, você mais parece um orador. Se estivesse em cima de um palco, certamente seria aplaudido por todos. Mas agora já é tarde, a situação já aconteceu e você nada fez!

Mas há ainda aqueles sonhos, em que acordamos e permanecemos o dia inteiro meio desgostosos, acuados, pensativos. É aquele, por exemplo, que você sonha com seu ex, em momentos super especiais mas ele te despreza, aparece com outra, diz na sua cara, quase soletrando ou desenhando, que não te quer mais e ponto final.
Mas como eu estava dizendo, no começo do texto, os melhores são aqueles que você consegue exorcizar o que estava mal resolvido dentro de si.

É o caso de sonhar com a pessoa de quem sente cólera. Um dia você pode ter a sorte de repousar e imaginar que está conversando com a pessoa em vez de estar guerreando. Não há exaltações nos tons de voz, não há mais impulsos potencializados, quem sabe, vocês se abracem e neste momento, notem o quanto de afinidade vocês têm em comum. Quando acordar, metade ou quase toda a raiva terá passado, pode acreditar.

No exemplo, do ex-namorado, você pode sonhar que está passando diante dele e para sua surpresa nada mexer com seus sentimentos; não sentirá mais o aperto no coração e a secura na boca. Você simplesmente sentirá ternura em estar diante dele. Não o quererá como antes, apenas almejarás guardá-lo dentro da alma. Não existirá mais a dor da nostalgia, mas esperança no futuro que cada um terá, mesmo que longe um do outro.

O enigma para amenizar o tormento não é parar de pensar nele (a), e sim, pensar com carinho e com paz no coração, só assim a aflição tornar-se-á suportável.
Os sonhos têm este poder: amenizar desordens emocionais.
Sonhar é o mesmo que estar voando de asa delta e assistir seus problemas do alto, bem menores do que parecem ser, quando se está em terra firme.

Quando acordamos, sentimos uma leveza na alma, o sorriso transparece no nosso rosto com mais naturalidade e tudo parece se assimilar.
Um simples sonho, pode trazer alegria ao seu dia e esperança ao seu futuro.

Que tal, depois que terminar de ler este texto, dar uma cochiladinha? Pode ser esta a solução dos seus problemas. Só não pode hibernar.
Problemas, todos nós temos! Os sonhos podem ajudar, mas é preciso coragem para encará-los de frente também, de preferência, acordada. 
*Sonhar mais um sonho possível... JL

terça-feira, 2 de julho de 2013

Cerejas...


Cerejas...
Existem também estudos indicando que algumas frutas, como cerejas, promovem melhor qualidade do sono. Um estudo piloto duplo cego demonstrou que o suco natural de cereja, consumido duas vezes ao dia, reduziu a insônia em 15 idosos, e o tempo necessário para adormecer foi reduzido em 17 minutos. Entretanto, ainda são necessários mais estudos para confirmar esses resultados e os mecanismos ainda precisam ser esclarecidos.
Deficiências de vitaminas do complexo B e minerais podem perturbar o sono, por reduzir a secreção da melatonina, um hormônio secretado especialmente à noite, que influencia a regulação do sono. JL 

Melancia...


Bom Dia!
A fruta da hora é: MELANCIA:
Ela fortalece o corpo, que se torna menos sujeito a hérnias.
É a fruta mais diurética que existe.
Limpa os canais urogenitais, os rins e a bexiga, contribuindo para a saúde da próstata.
Sua fibra estimula o funcionamento intestinal.
É o melhor refrigerante que existe para um dia de calor.
Observação: Utilizar o suco de melancia para limpar os rins e intestinos, para funcionar utilize o suco ao invés de comer a fruta, não coma nada junto com o suco, o objetivo é limpar os rins e intestinos.

*Use e abuse...

Escalda Pés...


Nada mais gostoso do que ao final de um longo dia de trabalho, fazer uma Escalda Pés seguido de Massagem Relaxante! 
O relaxamento se inicia já com escalda pés! 
De acordo com a Medicina  Tra..  Chinesa, ao aquecer essa região ativamos as defesas do corpo e relaxamos os músculos, o que ajuda nos auxilia e muito na sensação de bem estar e relaxamento, do corpo e da mente.

* Faça um relax nos teus pés...eu recomendo!