sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Alcachofra.


Designação latina: Cynara scolymus – Cynara carbunculus.

Habitat e colheita – Vegetal cultivado em muitos países da Europa e noutros continentes. Em Portugal, o seu cultivo é relativamente freqüente.

Identificação botânica, é uma planta vivaz com grandes folhas, profundamente divididas e dispostas em rosetas. Rizoma cilíndrico composto de flores azuladas ou com tonalidade roxa. O fruto é um aquênio oval.
Da família das margaridas e girassóis, a alcachofra veio à mesa pela primeira vez nos tempos do Império Romano, quando foram descobertas suas propriedades nutricionais e terapêuticas. Nessa época somente nobres e reis podiam usufruir do seu poder e sabor inigualáveis.

A parte utilizada da alcachofra são as folhas, mas pode também usar toda a planta.
As substâncias fitoquímicas conhecidas: Cinarina, tanino, pectina, mucilagem, sais de potássio e magnésio, etc. Possui uma substância chamada ciarina que atua na melhora das funções do fígado, e é considerado em muitas culturas de medicina alternativa como eficaz no tratamento de diabetes e problemas hepáticos.

A cada 100g de alcachofra, encontramos boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. O sabor amargo estimula as secreções digestivas e água do seu cozimento é um verdadeiro chá de efeito diurético, estimulante da vesícula biliar e ativador da digestão.

Ação fisiológica e propriedades – Aumentam a diurese, aumenta o metabolismo da uréia facilitando a sua eliminação (não só por aumentar a diurese, com estimulação de epitélio renal, mas também porque normaliza a função ureogénica de fígado).

Na Antigüidade, elas já eram utilizadas pelos médicos no preparo de medicamentos contra a febre, doenças do fígado, reumatismo e até como antidepressivo. Acredita-se também que levanta a libido feminina, por esse motivo foi proibido o seu consumo por mulheres francesas no tempo de Catarina de Médicis.

Possui propriedades regeneradoras e protetoras da célula hepática, fluidifica a bílis (prevenindo a litíase vesicular) e exerce um efeito moderador sobre a taxa de colesterol ( hipocolesterolemiante). Devido especialmente ao sinergismo de ação das suas substâncias fitoquímicas, a alcachofra ativa o metabolismo dos medicamentos e de substâncias tóxicas,como a álcool.

O chá de alcachofra tem as principais indicações – afecções hepato-biliares, hipercolesterolémica, aterosclerose, edemas, intoxicações crônicas por má alimentação, uso abusivo de medicamentos e utilização de drogas (álcool, tabaco, etc...).

Principais formas galénicas – Extrato fluido, tintura, decocção, xarope, extratos moles, comprimidos, drageias e cápsulas. Muito utilizada na culinária a alcachofra em flor.

P.S: A alcachofra NÃO deve ser utilizada por mulheres em período de amamentação, pois diminui a secreção láctica.

*Sobre essa exótica flor medicinal.
É uma iguaria cara no Brasil por não ser cultivada em lugares tropicais, toda alcachofra que compramos por aqui é importada e isso encarece o produto.
O tratamento feito com as plantas medicinais pode ser realizado de diversas formas. Entre elas, o consumo mais tradicional é realizado por meio de chás, que por sua vez, são preparados de maneiras diferenciadas e de acordo com a sua necessidade. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário