sábado, 18 de dezembro de 2010

Panta Rhei.


Heráclito de Éfeso, um filósofo que viveu por volta de 480 a. C. dizia que tudo passa. A expressão grega Panta Rhei surge da noção de que tudo é móvel, transitório, passageiro. Para ilustrar essa afirmação, Heráclito usava a metáfora do rio: Não é possível banhar-se no mesmo rio duas vezes. Afinal, as águas que correm no leito do rio nunca são as mesmas, afinal, tudo passa!

Tempo é o fluxo da realidade. É o suceder dos acontecimentos. Fora de nós, os segundos não param. Os instantes não se paralisam. Tudo continua fluindo. Em nada resulta erguermos castelos encantados num mundo de imaginação, dentro de nós. A vida não nos espera sonhar para continuar. Se não estivermos acordados e com os pés no chão, nada acontecerá ou virá até nós.

A inércia é um dos males do nosso século. Por quê? Porque "tudo flui", e quem pára perde-se no tempo. A vida nunca dá carona, nem espera por alguém. Ela continua seguindo o seu caminho, com ou sem a nossa vontade. Somos nós que estamos passando por ela, e não o contrário...

Nossas vidas estão impregnadas de Panta Rhei. Nossos corpos mudam, nossas idéias mudam, nossos empregos mudam… enfim, nunca atravessamos o mesmo rio duas vezes!

Por vezes nos sentimos tentados a “congelar” o rio, para que suas águas sejam sempre as mesmas. Evitar a mudança, a transitoriedade, pode funcionar por um certo tempo, tempo esse em que sentimos uma confortável sensação de segurança. Entretanto, um belo dia o rio, que tem vontade própria, descongela e a força de suas águas trazem toda a força das mudanças reprimidas… e ai surtamos! Ou não! Cabe a cada um lidar com o seu rio.

Enfim, mudar é bom. Panta Rhei!Tudo se move. Tudo muda. Tudo se transforma. "Tudo flui" e nada fica como é. Coisa alguma é estável. Tudo segue seu curso. Assim é a vida. Assim sejamos também nós! Não permaneçamos parados diante do fluxo da vida! Deixemos a estática para os livros de física, e vamos direto ao movimento... Atreva-te a caminhar!


*Mova-se... A vida não nos espera sonhar para continuar... JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário