domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que é a Soja?


Quais são os nutrientes da Soja?

A Soja – Nome científico: Glycine max , é uma leguminosa da família das papilionaceae.
A planta desenvolve-se até atingir dois metros de altura ao fim do primeiro ano, existindo no meio selvagem mais de 1000 variedades diferentes.
A variedade mais comum é a de cor amarela, utilizado devido ao seu elevado valor nutritivo.
A planta apresenta flores brancas ou violetas, que contêm entre um a quatro grãos amarelos. Estes desenvolvem-se sob a forma de vagens que contêm os grãos de soja. Os grãos de soja são igualmente uma fonte de vitaminas e minerais, como o magnésio, o potássio, fósforo, cálcio, Vit. B1 (tiamina), Vit.B2 (riboflavina), B5 (ácido pantoténico), Vit. E e o ácido fólico.

A planta e o grão – Os produtos de soja são produzidos a partir de grãos de soja, uma fonte abundante de elementos nutritivos. Não devem ser confundidos com os rebentos de soja que se compram nos supermercados, pois estes são ‘Rebentos de Feijão-mungo.
Os grãos de soja são um alimento nutritivo e saudável, com uma utilização muito variada.

Quais são os nutrientes da Soja?

A nossa dieta diária – Todos queremos envelhecer saudáveis e felizes e os alimentos desempenham um papel importante na apreciação geral do nosso bem-estar. Afinal de contas, somos o que comemos.
Idealmente, a nossa dieta diária deve combater o stresse e o cansaço criados pela civilização moderna. É por isto que comemos diariamente três refeições equilibradas, intercaladas por lanches saudáveis. E é aqui que entra a soja: Bebidas de soja, sobremesa de soja, tofu de soja, misô de soja, shoyu de soja, pickles de soja, natas de soja, margarina de soja... Todos esses alimentos são 100% isentos de lactose e não contêm quaisquer substâncias de origem animal.
As bebidas de soja (sem açúcar) são muito nutritivas. Ricas em proteínas e hidratos de carbono são pobres em gorduras saturadas, mas ricas em gorduras poliinsaturadas, inclusive os ácidos gordos ômega 3 e ômega 6 . Além disto, os produtos de soja não contêm colesterol. De facto, a soja é uma boa notícia para todos os que desejam uma dieta variada e equilibrada.

Proteínas – O nosso organismo precisa de proteínas para desenvolver os músculos e os órgãos, bem como para produzir sangue, enzimas, hormônios, etc...
A ingestão de proteínas em quantidades suficiente é particularmente importante durante as fases de crescimento e para os vegetarianos e vagens.
Os produtos de soja são uma excelente fonte de proteínas de elevada qualidade, contendo todos os aminoácidos essenciais (componentes essenciais das proteínas).
Os derivados de soja também contêm uma quantidade de proteínas equivalente à dos produtos lácteos, mas sem as desvantagens destes, como os ácidos gordos saturados e o colesterol.

Lípidos (gorduras) – Os lìpidos, além de fornecerem ao corpo grandes quantidades de energia, são necessários para construir as membranas celulares e para produzir várias substâncias reguladoras importantes. Contudo, nem todos os lípidos têm a mesma qualidade. É importante ingerir diariamente uma quantidade suficiente de ácidos gordos poliinsaturados essenciais (necessários à vida) ômega 3 e ômega 6.
A soja é rica neste tipo de gorduras poliinsaturadas, sendo por isso pobre em ácidos gordos saturados. Os ácidos gordos poliinsaturados podem ter um efeito positivo no nível de colesterol do sangue. Como todos os produtos de soja são exclusivamente produzidos a partir de plantas, não contêm colesterol.

Hidratos de carbono – Os hidratos de carbono, acima de tudo, fornecem energia ao organismo. Há vários tipos de hidratos de carbono, entre eles os açúcares.
A lactose (açúcar de leite) encontra-se nos produtos lácteos. Contudo, muitas pessoas sofrem de intolerância à lactose, não a podendo digerir ou apenas a conseguem digerir parcialmente. Isto origina problemas intestinais concretos, como flatulência e sensação de saciedade, cãibras e problemas de pele. Os produtos de soja são isentos de lactose. Por isto, para pessoas com intolerância à lactose, constituem a alternativa ideal aos produtos tradicionais produzidos a partir de leite de vaca.

*A proteína da soja pode alterar ainda o padrão da expressão de genes relacionados ao metabolismo de lipídios no fígado e tecido adiposo, favorecendo a manutenção da homeostase orgânica
Soja alimento funcional – Os alimentos funcionais são considerados essenciais para promoção e manutenção da saúde. São denominados como produtos alimentícios que produzem benefícios específicos, ou que contêm níveis significantes de componentes biologicamente ativos, que melhoram a saúde, além dos seus nutrientes básicos tradicionais. Além de uma dieta equilibrada, é igualmente importante aumentar os nossos níveis de atividade física... Dê preferência à soja orgânica. Melhor forma de ingerir soja: É Fermentada. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário