quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Saúde / Alimentação.


Refrigerantes dietéticos elevam risco de infarto e AVC.

Pesquisa mostrou que consumo diário aumentava em 61% a chance de ter problemas cardiovasculares.
Um estudo publicado nesta quarta-feira (9) sugere que os consumidores frequentes de refrigerantes dietéticos correm um risco maior de sofrer ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC) do que as pessoas que não consomem refrigerante nenhum.

O estudo acompanhou 2.564 pessoas em Manhattan e descobriu que as que consumiram bebidas dietéticas diariamente tiveram um risco 61% maior de sofrer problemas vasculares do que as pessoas que disseram não beber nenhum refrigerante.

Quando os cientistas estabeleceram relação dos dados com síndrome metabólica, doença vascular periférica, e histórico de doença cardíaca, o risco foi 48% maior, destacou o estudo apresentado na conferência internacional sobre Acidente Vascular da Associação Americana de AVC.

"Se nossos estudos se confirmarem com análises futuras, isto sugeriria que uma dieta forte em refrigerantes dietéticos pode não ser um substituto ideal para bebidas adoçadas com açúcar", disse a chefe dos estudos, Hannah Gardener, da Escola de Medicina da Universidade de Miami.

*Alerta: refrigerantes dietéticos podem não ser, a melhor alternativa para substituir bebidas com açúcar. Esse excesso de açúcar pode causar cáries, conforme a sensibilidade e predisposição de cada indivíduo, sobrepeso, obesidade, flatulência (gases), agravar quadros de gastrite, diabetes  - além de fatores genéticos, estresse, etc, níveis elevados de triglicérides sanguíneos, o que pode levar ao aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol). JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário