segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ACONTECEU NO PAQUISTÃO.


Mega enchente no Paquistão faz milhões de aracnídeos invadirem as árvores do país. E isso é uma coisa boa.

Esse fenômeno foi o efeito inesperado de uma grande inundação ocorrida no Paquistão no ano passado. Milhões de aranhas subiram nas árvores em busca de refúgio e envolveram-nas quase completamente, num emaranhado de teias que produziram um visual belo e assustador.

Envoltas em uma penugem branca, as árvores parecem grandes pedaços de algodão-doce espalhados por um lugar semidesértico. É um cenário insólito, alienígena. Mas real: fica no Paquistão, que no ano passado foi afetado por uma enchente de enormes proporções, em uma semana caiu o equivalente a 10 anos de chuva, com efeitos violentíssimos sobre a população (cerca de 20% de todo território do país ficou submerso). Mas os seres humanos não foram às únicas vítimas da catástrofe: para escapar da água, milhões de aranhas se refugiaram nas árvores do país, nas quais construíram enormes teias.

O fenômeno é visualmente assustador, mas tem sido considerado positivo do ponto de vista ecológico. Isso porque as aranhas se alimentam de mosquitos transmissores da malária, beneficiando a população que já sofre com as chuvas da última grande monção, que deixaram um quinto do país debaixo d’água e estão ajudando a conter a proliferação desses insetos nas áreas alagadas.

Os habitantes locais afirmam nunca terem visto fenômeno semelhante antes, e também notaram que há menos mosquitos do que o esperado, principalmente porque as águas ainda não recuaram totalmente.


Veja a foto das árvores cobertas com teias de aranha, beleza assustadora. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário