quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fotografias / Gregory Colbert.

 

Gregory Colbert é um fotógrafo e vídeo artista canadense cuja obra é impressionante sob vários aspectos. Seu trabalho mais conhecido é o projeto Ashes and Snow, que mostra a interação harmônica entre humanos e animais em fotos e vídeos tão incríveis que parecem montagens. Mas não são. 
Colbert fez essas imagens ao longo de 10 anos, nos lugares mais remotos, como Etiópia, Namíbia e Antártica, onde conseguiu captar momentos únicos, como mulheres dançando com elefantes, homens nadando com baleias, leopardos descansando com crianças.

As imagens de Gregory Colbert são invariavelmente lindas, poéticas, surpreendentes, em tom sépia e capazes de despertar  certa serenidade.
Ashes and Snow é também o nome da exposição itinerante de Colbert. Já foi vista por 10 milhões de pessoas, o que faz dela a exposição mais visitada de um artista vivo em todos os tempos. A mostra ocupa 12.600 metros quadrados, instalada em um espaço chamado Nomadic Museum, o museu nômade idealizado por Colbert. 
O artista promete trazer essa obra monumental ao Brasil.

*O poder das imagens não flui tanto da sua beleza formal como da maneira como envolvem o espectador no seu estado de espírito... As fotografias são, pura e simplesmente, janelas para um mundo onde o silêncio e a paciência governam o tempo. Tive a sorte de ver esta exposição de Gregory quando estava a viver na Europa, em 1992  no Museu Elysée de fotografia, na Suiça, com grandes aplausos da crítica. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário