segunda-feira, 30 de abril de 2012

Varizes.


O problema ocorre quando as válvulas não funcionam, causando deformações nas pernas em grávidas, obesos e em pessoas que ficam muito em pé ou sentados.

As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem nas pernas. Elas possuem válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Mas, às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiências e o sangue empoça nas veias, causando deformações nos membros inferiores. O problema ocorre em pessoas com disposição genética e com má alimentação, e são mais comuns em mulheres. Além disso, pessoas mais velhas também têm mais varizes porque com a idade é comum que aconteça um processo degenerativo dos vasos sanguíneos.

As grávidas e os obesos também têm predisposição à doença por causa das ações dos hormônios e pela alteração de volume sanguíneo dentro das veias. Aparecem ainda com freqüência em indivíduos que trabalham longos períodos em pé ou que fiquem sentados com as pernas pendentes.

Os principais sintomas são: sensação de peso nas pernas, queimação, formigamento, edema persistente nos tornozelos e pés, cãibras noturnas, coceiras na região e alterações na sensibilidade da pele. Em casos mais graves, os indivíduos podem apresentar manchas escuras nas pernas e pés (hiperpigmentação), lesões descamativas e úlceras. Os desconfortos são mais comuns durante o dia e em temperaturas elevadas são mais intensos.

O diagnóstico é feito por meio de coleta das queixas do paciente, análise clínica e exames físicos dos membros inferiores. Também pode ser realizado um exame de ultrassom do sistema venoso das pernas para uma avaliação mais detalhada da anatomia e funcionamento das veias.

 A hereditariedade e a má alimentação são os principais causadores das varizes, recomendamos evitar alguns fatores de risco para controlar a doença. Por isso, evite ficar por muito tempo em pé ou sentado, e é importante elevar os membros inferiores sempre que possível, mudar a dieta rica em gorduras, fazendo uma reeducação alimentar natural e praticar atividades físicas regularmente. Para as grávidas recomenda-se usar meias elásticas durante a gestação.

O tratamento pode ser clínico (por meio de medicamentos e compressão elástica) ou cirúrgico, dependendo do caso. A reeducação alimentar e a atividade física visam melhorar o tônus muscular e a compressão elástica pode ser realizada por meio de ataduras.  Também pode ser aplicadas injeções diretamente ma veia ou laser em varizes memores. É uma doença progressiva, e por isto é aconselhável procurar ter hábitos de vida reformulados, atividades físicas regularmente, para termos mais qualidade de vida.

As veias levam o sangue ao coração, impulsionado pela bomba muscular das panturrilhas. Aqui, as válvulas impedem seu retorno para as extremidades. Quando não funcionam bem, há um aumento de sangue dentro das veias, e assim elas dilatam e causam dores.

*A Centella Asiática é uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa. O seu principal componente ativo é o asiaticosídeo, mas têm, também, alcalóides, óleos essenciais, flavonóides, quercetina cineol e outros que conferem propriedades que permitem a sua utilização na insuficiência venosa crônica, varizes, fissuras anais e outras situações. Os melhores fitoterápicos para as varizes são: Videira Vermelha, Castanha da Índia e Centella Asiática... JL

Um comentário: