quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Abacate.


As frutas são fontes de vitaminas e minerais que ajudam a regular as funções do organismo. Além disso, elas contêm pouquíssima gordura e são pouco calóricas.

Fruto do abacateiro, cientificamente conhecido como Persea americana, da família das Laureáceas, o abacate é nutritivo, pois contém abundante quantidade de gorduras vegetais, que por essa qualidade não atinge o fígado e torna a fruta bem digestiva, e de proteínas. Ele é indicado para casos de fraqueza e desnutrição, bem como na erradicação de dores e da tão comum prisão de ventre.

É composto por betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio.
Conhecido por ser rico em energia, em gordura, fósforo e vitaminas dos complexos A e B, a fruta é indicada, principalmente, na alimentação de crianças, por ajudar na formação de ossos e dentes. Para os adultos, o abacate é um importante aliado contra as fadigas física e mental. 

Possui alto conteúdo de proteínas e sais minerais, mas sua principal característica é a alta quantidade de gordura, proporcionando aproximadamente 162 calorias por 100 gramas da fruta, o dobro da manga, duas vezes e meia o valor calórico da maçã e do abacaxi, mais de três vezes e meio o da laranja. 

Da fruta, se aproveita quase tudo. Das folhas do abacateiro se faz um chá que tem fama de ser diurético e carminativo, ou seja, que elimina gases intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. O abacate também é muito utilizado pela indústria de cosméticos, em forma de cremes nutritivos e hidratantes, xampus, emulsão protetora hidratante, creme de limpeza, máscara refinadora, creme de mãos e unhas, sabão cremoso, leite de limpeza, entre outros. 

É conhecido, também por seus poderes afrodisíacos. Segundo a crença popular, a polpa do abacate é um ótimo estimulante sexual, assim como seus botões florais. Quem sofre de dor reumática e dor da gota possui no azeite de abacate um bom remédio.
Rico em vitamina A e Potássio;
Apresenta quantidades úteis de proteína, ferro, magnésio e vitamina C, E e B6;
Rico em ácido oléico (gordura monoinsaturada) - age como antioxidante bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias;
Alto valor calórico, 85% do qual vem da gordura - deve ser usado com moderação;
Pode ser utilizado em preparações doces ou salgadas, devendo ser consumido cru, pois quando cozido torna-se amargo.

O período mais favorável do ano para sua compra é o mês de maio, porém pode ser encontrado de fevereiro a outubro.

*Enquanto medicamento, o abacate é providencial. Ele é bom para os rins, na eliminação de disenterias e enfermidades envolvendo os órgãos reprodutores femininos. O Abacate é uma fruta deliciosa, que pode ser comida e feita de diversas maneiras, para todos os gostos, além de não ser uma fruta tão cara. O Abacate tem diversos benefícios para a saúde, além de vitaminas com propriedades medicinais importantes para a boa saúde. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário