sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Parabéns Mestre!


Nelson Rodrigues é eterno. O dramaturgo mais importante da história do Brasil completaria hoje 100 anos de vida, e não deixa de impressionar que sua obra, cujo ponto de partida se dá em 1941, ainda escancare com tanta pertinência nossa sociedade.

Nascido em 23 de agosto de 1912, em Recife, Pernambuco, aos 4 anos chega no Rio de Janeiro, onde conhece uma de suas maiores paixões: o Fluminense. Aind
a garoto, já era repórter policial do jornal A Manhã, de onde tirou boa parte da bagagem sórdida que exploraria tão bem em sua obra, pouco tempo depois.

Começou a carreira de dramaturgo por acaso, por pura necessidade financeira, mas a importância que tem no teatro brasileiro é tanta, que muitos creditam a Nelson o título de grande “criador” de nossa dramaturgia, com “Vestido de Noiva”, em 1943. Seus textos, famosos por diálogos intensos e metáforas ímpares, marcaram época e chocaram a sociedade com um realismo cru e visceral, que denunciava a devassidão escondida com moralismo e profundo pudor pela classe média.

Frasista incomparável, tricolor incondicional e, definitivamente, brasileiro, Nelson Rodrigues segue provocando leitores e espectadores com intensas e obscenas verdades, expondo sem dó o que guardamos mais secretamente. Afinal, se por um lado suas peças escandalizavam o público, por outro, simplesmente evidenciavam o incontestável: taras são normais. Era exatamente o que seu público queria - e precisava - ouvir.
Nelson os abençoou.

*Parabéns ao nosso Anjo Pornográfico. Nelson Rodrigues - 100 anos.
 Grande Nelson, meu mais novo companheiro de cabeceira! JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário