domingo, 14 de agosto de 2011

Patchouli / Pogostemon patchouli L.


Patchouli – Pogostemon patchouli L. / Família das Labiadas. , assim como a Lavanda, o Alecrim, a Hortelã, o Manjericão, a Manjerona… mas ele é a mais tropical, adora muita chuva e calor. Nativo da Malásia, cultivado também no sudeste da Ásia (Índia, Birmania, Sumatra, Java), e por incrível que pareça: no Paraguai que tem clima subtropical.

O Patchouli é um arbusto de aproximadamente 1 metro de altura, com folhas grandes, suaves, peludas, ovaladas e macias com caule ereto, com flores brancas. Usam-se as folhas na destilação, mas antes são secas e fermentadas.

A cor do óleo essencial é marrom dourado, com um aroma muito forte, quente, penetrante, amadeirado, do tipo “ame ou odeie”, isso é “normal” com os óleos de aroma intenso. Possui a rara característica de melhorar de aroma com o tempo.

O Patchouli é um óleo medicinal que atua como: Antidepressivo e calmante, afrodisíaco, impotência ou frigidez. Induz a perda de apetite, anti-séptico e cicatrizante da pele (acne, feridas, golpes, picadas de insetos, pele gretada, eczemas e alergias) e do couro cabeludo (caspa). Possui aroma exótico de madeira seca e é muito usado como fixador na indústria de perfumes e cosméticos.

Usado há muito tempo pela medicina Oriental indicado, na época, como antídoto para picada de insetos e cobras, muito usada pelas propriedades estimulantes, tônicas, estomáquicas, febrífugas e por ser anti-séptico era usado no controle de epidemias.
A ação tônica do Patchouli sobre o fígado, ajudando a eliminar toxinas e a gordura. Afirma também auxiliar no combate a celulite e a diminuir o apetite.

Indicação e Uso – Pode ser usado no tratamento de peles oleosas, acneicas, rachadas e ainda para atenuar cicatrizes.
Em pequenas doses é sedativo para o sistema nervoso central.
Em doses maiores, atua como estimulante.
Mais usado na forma de inalações, massagens e banhos aromáticos e compressas aromáticas quentes.
E em massagem para eczema, envelhecimento de pele, caspa, seborreia e queda de cabelo, com propriedades regeneradoras de tecidos, antiinflamatória, fungincida, rejuvenescedor.

Em aromaterapia usamos para o Mental e Emocional – Seu aroma terreno e forte tende a tirar-nos de pensamentos abstratos; integra nossa mente ao corpo, ensina-nos a valorizar a verdadeira riqueza do mundo físico.
Auxilia-nos com sabedoria a viver o momento presente e ter ambições direcionadas com firmeza de propósito.
Seu aroma precioso confere habilidade para desenvolvimento de sentido olfativo.
Ajuda na liberação da intuição.

Ao inalá-lo, seremos conduzidos a compreender e aceitar o mundo e as pessoas exatamente como são. Compreendendo que não podemos mudar ninguém, mas sim devemos nos transformar.
O Patchouli traz bem-estar e contentamento. Este óleo traz também estabilidade e equilíbrio.
Deslize as folhas de Patchouli debaixo do linho e nas roupas para proteger dos bichos.
É também inseticida e repelente de insetos.

*Vejo também como consequência de ter sido muito usado nos anos 60, e que possivelmente saturou muita gente que teve contato com este aroma - nos cursos vejo muita gente falando que não gosta porque a mãe usava muito! Pois é, um “bom” exemplo de memória olfativa. Também por possuir forte característica de fixador, pela persistência do aroma, muito usado pela indústria de perfumes.
Costumo recomendar o óleo de patchouli para quem inicia dieta, por ajudar a romper com antigos padrões. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário