Hipócrates, o pai da medicina, já dizia na Antigüidade: “Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento”. E ensinava: “Deixa no recipiente a droga, se puderes curar o paciente com alimento”.
Ao longo dos anos, com o progresso e a tecnologia, o homem ganhou muito em conforto, mas perdeu bastante em termos de alimentação saudável e qualidade de vida.
Hoje, a maioria das pessoas não se alimenta bem, comendo às pressas, dando preferência para sanduíches, frituras, produtos refinados e muito industrializados, com poucas porções de frutas e legumes frescos.
Normalmente estes produtos não são nutritivos, ou perdem muito de seus nutrientes no processo de preparação.
Por meio dos alimentos, podemos suprir o que o nosso organismo necessita, mas é importantes que estes alimentos sejam cultivados de forma naturais e de preferência orgânico – sem agressões tóxicas, como pesticidas e agrotóxicos – e sejam manipulados sem aromas artificiais, corantes sintéticos, longo transporte etc.
Para se ter boa saúde, é preciso alimentação adequada para nutrir nosso organismo e proporcionar tudo o que é necessário para garantir o seu bom funcionamento. Todos os seres vivos dependem da correta assimilação dos nutrientes que ingerem, assim como da adequada eliminação dos seus resíduos.
Existe uma grande diferença entre alimentação e nutrição:
Alimentação e a escolha, o preparo e a ingestão da comida.
Nutrição é a utilização dos alimentos pelo organismo.
Nutriente é qualquer substância proveniente de um alimento, que proporciona energia e/ou contribuir para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida. A finalidade da alimentação é satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, evitando que a carência de nutrientes pode gerar desequilíbrio no organismo e gerar sintomas ou doenças.
Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.
Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. Problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões.
Diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo o organismo – podem ter origem em infecções orais. “Um exemplo é a endocardite bacteriana, infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, e de doenças bucais existentes.
Dois pontos são importantes em qualquer dieta: quantidade e qualidade. Para o metabolismo diário, precisamos de água, vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, gorduras, proteínas, carboidratos e fibras.
*Faça da sua alimentação o item mais importante da sua vida! Alimentando-se de acordo com as leis do universo! Mantenha-se saudável! JL
Nenhum comentário:
Postar um comentário