quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Homenagem a Drummond!



 Versos de Drummond são pintados em corpos de modelos.

Em homenagem aos 110 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade, comemorado dia 31 de outubro, a fotógrafa, e apaixonada por poesia, Simone Monte espalhou frases de Drummond no corpo de artistas e modelos. A ideia é fazer da pele da mulher o papel para seus versos preferidos.

As imagens fazem parte da exposição “Arrepios”, que será lançada no dia nove de novembro na galeria do cine Reserva Cultural, em São Paulo.

*E...no meio do caminho havia uma pedra... E agora José? Drummond faria 110 anos. Da pedra uma poesia, do amor versos que o imortalizaram. Parabéns Mestre Drummond! JL

Halloween.



O Halloween quer dizer em português ”Dia das bruxas”, é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos.  É comemorada em vários países, inclusive no Brasil, essa tradição de comemorar o dia das bruxas surgiu nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e demais países de relevância  anglo-saxônica. Na verdade não existem indícios de onde realmente surgiram as primeiras referencias da comemoração.

Essa história de comemoração tem mais de 2.500 anos, quando o antigo povo celta achava que no dia 31 de outubro espíritos de pessoas mortas saiam de seus túmulos nos cemitérios para tomarem posse de corpos dos vivos, por ser uma festa de origem pagã, ela foi condenada na época e a partir daí tida como o dia das bruxas. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.

Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados. 

Símbolos e Tradições - Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.

As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do dia 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 
Críticas - Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci Pererê (comemoradas  também em 31 de outubro).

A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias a pratica do bem.

*A comemoração do dia das bruxas na religião pagã corresponde ao Samhain, que é o grande sabbat. Mas, eu que sou brasileira e pagã / cristã, não deveria comemorá-lo apenas por uma questão cultural? Deve haver uma valorização do nosso folclore sim, mas isso não inválida costumes e tradições do paganismo. Salve o Saci Pererê e viva o Halloween.  Parabéns às BRUXAS de plantão pelo seu dia! Se for voar, não beba! Las hay, las hay... JL

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Que Dizer?




O que dizer dos dias frios e sem sol?
O que dizer das atrocidades?
O que dizer das injustiças?
Prefiro ficar no silêncio.
Silêncio, este, questionador e nada passional.
O que dizer da intolerância não domada?
Somos animais superficialmente adestrados,
Agindo por meio de impulsos e desejos castrados.
Somos seres frágeis, dóceis onde o reverso é o repugnante e obscuro.
Julgar, pra que?
Sentenciar o que os outros fazem e dizem,
É um meio de esconder nossa podridão,
É um meio de reciclar nosso lixo.
Somos larvas de corpos decompostos,
Corpos que deixamos de lado,
Com descuido,
Ingerindo substâncias, pensamentos e pessoas tóxicas.
Muitos escolhem vagar em vez de viver.
Desta forma, que discernimento temos para dizer e julgar o que presenciamos e fazemos?
O que dizer dos males do mundo,
Se somos parte deste mal e retribuímos para que ele perpetue?
Não basta constatar,
O remédio é disseminar.
Mas não posso,
Sou a luz e a treva, ao mesmo tempo.
É com o sol, que a lua aparece.
Sou pagã e cristã,
Guerra e paz,
Saciedade e fome.
Sou corpo e sou alma,
Unidos para formar um só ser,
Munida de pecados e de confissões, em busca da salvação.
 
*...vagar, vagar... Viver, viver... JL

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Adão & Eva!



Fica frio, amigo, não foi o brasileiro o inventor da corrupção. Baseado no mais profundo ensinamento da minha religião, a corrupção começou no Princípio dos Princípios, justamente no Jardim do Éden. Quando os dois proto Safados, corrompidos pela Serpente, desrespeitaram a Lei do Senhor e comeram o Fruto da Ciência do Bem e do Mal, o desrespeito espantoso ficou conhecido como A Queda. Mas não passou assim pelo Todo (como era conhecido o Todo-Poderoso), que condenou os três culpados por uso indevido de bem público e formação de quadrilha. Logo o Anjo Gabriel, executor das ordens do Supremo, expulsou Adão e Eva do Paraíso, obrigando-os a viver na periferia, a leste do Éden. Mas a Serpente, misteriosamente, nunca foi punida.

'Millôr'.

*Adão e Eva foram colocados no Jardim do Éden para ali viverem e encherem a Terra com seus descendentes. Ambos, primeiramente Eva e depois Adão e teriam comido o fruto proibido da árvore da ciência do "conhecimento do bem e do mal", criada por Deus, e após o ocorrido, de acordo com o relato bíblico, toda a humanidade ficou privada da perfeição e da perspectiva de vida infindável. JL

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

'Pessoa'.




Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho entre luzes brandas e músicas invisíveis.

‘F. Pessoa’.

*Especialmente inspirador... Vamos Sonhar sempre, sempre e sempre... JL

domingo, 21 de outubro de 2012

Jabuticaba / Myrciaria caulifora.



Nome científico: Myrciaria cauliflora.

"Jabuticaba" origina-se do termo tupi ïapotï'kaba, que significa "frutas em botão".

A mais brasileira das frutas tem aparência de durona. Puro disfarce. Um apertão...e ploct.
A jabuticaba explode e expele sem resistência sua polpa doce e esbranquiçada. Bom mesmo é comer arrancando direto do pé, escolhendo as mais graúdas. Ou de baciada, uma atrás da outra. Atinge a fase madura durante a época da primavera.

Da família das mirtáceas - a mesma da pitanga, a jabuticaba é uma fruta exclusivamente brasileira, típica da Mata Atlântica. Apesar de haver cerca de 20, variedades da fruta, pouca gente distingue bem uma da outra. É que a única jabuticaba amplamente comercializada é uma espécie chamada sabará (Myrciaria jaboticaba), considerada a mais doce. A paulista (Myrciaria cauliflora), maior e mais azedinha, também pode ser encontrada. Esta fruta cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira. É muito utilizada na culinária para a fabricação de doces, sucos, geléias, licores e até mesmo vinho. Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica.

Fruto difícil de encontrar nos mercados, pois como dizia Carlos Drummond de Andrade, "jabuticaba se chupa no pé". Em Minas Gerais era comum o hábito de alugar um "pé de jabuticaba": o inquilino tinha o direito de passar ali o dia inteiro chupando as frutas, as doces "pretinhas", até o quando pudesse aguentar... Quem nunca provou um "beijo de jabuticaba" roubado do pé carregadinho, que se apresse, pois a safra, mesmo abundante, dura pouco. O tamanho, a robustez e a longevidade alcançada pela jabuticabeira sugerem frutos de natureza mais resistente, duráveis e até maiores.

Componentes: Estão presentes na polpa da jabuticaba: Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C, rica em sais minerais como, cálcio, fósforo, ferro, e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas. Na casca escura existem teores de pectina e a peonidina, além de um pigmento, antocianina, responsável pela coloração azul-arroxeada da jabuticaba. No reino vegetal, a cor da jabuticaba é devido à presença de antocianina, serve para atrair os passarinhos. Isso é importante para espalhar as sementes e garantir a perpetuação da espécie.

Usos Medicinais: Para a Medicina Natural o interesse nas antocianinas é outro: elas têm uma potente ação antioxidante, ou seja, ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres. Esse efeito, observado em tubos de ensaio, dá uma pista para se compreender porque a incidência de tumores e problemas cardíacos é menor entre consumidores de alimentos ricos no pigmento. Ultimamente, surgiram estudos apontando uma nova ligação: as substâncias antioxidantes também auxiliariam a estabilizar o nível de açúcar no sangue dos diabéticos. Como a maior concentração de antocianinas está na casca da jabuticaba, é recomendável batê-la no preparo de sucos ou usá-la em geleias (as altas temperaturas não afetam suas substâncias benéficas).

A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários, como medicinais. Entre estes, é mencionada a decocção da casca, como remédio para a asma. O suco extraído da jabuticaba é culturalmente chamado em Minas Gerais de "jabuticabada", nome que já se espalhou por todo o Brasil. A famosa jabuticabada era usado por muitas tribos indígenas para alimentar principalmente gestantes, por ser rica em ferro.

*Essa frutinha típica da Mata Atlântica é rica em vitaminas B e C. Também rica em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro, possuem uma polpa branca e suculenta. Com ou sem caroço? Não tem certo e errado, mas "jabuticaholics" juram que é melhor cuspir. Por três motivos: se você engole o caroço de uma vez, não ‘curte’ a polpa que o envolve - e a ideia é que antes de cuspir você o chupe. Se engolir direto, perderá a chance de mordiscá-lo e sentir o sabor azedinho. Por último, o caroço causa prisão de ventre. JL

domingo, 14 de outubro de 2012

Parabéns Professor!


"No Japão, o único profissional que não precisa se curvar diante do imperador é o professor, pois segundo os japoneses, numa terra que não há professores não pode haver imperadores".

*Parabéns a todos os professores do mundo...sem eles, quem nós seríamos? Pena que hoje em dia a valorização está muito ruim e o desencanto é geral... Mas, mesmo assim, viva os que resistem bravamente a esse sistema corrupto e que continuam suas lutas diárias, no eterno prazer de ensinar. JL

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Parabéns Mestre!




No dia 11 de outubro de 1908 nascia no Rio de Janeiro,  Angenor de Oliveira, Cartola. 

"Queixo-me às rosas, mas que bobagem as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti”.

 ‘Cartola 104 anos’.

*Mestre, felicidades nesta data querida... gênio musical brasileiro! Extrema sensibilidade... Assim era o Poeta. Sorry Mestre, por não ter postado no dia 11/ out.  JL

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Curiosidades da Alcachofra!




As alcachofras foram trazidas para o Brasil pelos imigrantes europeus, há cerca de 100 anos. Nativa do sul da Europa e norte da África é uma planta de clima temperado a frio e áreas úmidas. Floresce na primavera entre agosto e setembro nos pratos mais nobres da gastronomia.

Existem vários tipos de alcachofras no mercado: Alcachofra roxa de São Roque, alcachofras Violeta de Proença, Verde Lion e Verde Grande da Bretanha.
A colheita da alcachofra se dá de agosto a novembro. É quando a encontramos com ótima qualidade e melhores preços também.

Do jardim à mesa. Conta-se que a alcachofra saiu do jardim e foi para a mesa na época do Império romano, quando suas propriedades nutritivas e medicinais foram descobertas e ela passou a ser privilégio apenas da mesa de nobres e reis.

Segundo a lenda por volta do século XVI, o consumo de alcachofras na França chegou a ser proibido para mulheres. É que a esposa do rei Henrique II, a italiana Catarina de Medicis, adorava alcachofras e corria a fama de que a iguaria era um poderoso afrodisíaco. As recatadas damas, portanto, não deveriam comer alcachofras.

A alcachofra tem um coração, parte mais nobre, saborosa, versátil e nutritiva, ele é carnudo e tem um sabor único.

Considerada como a flor do Mediterrâneo, a alcachofra pode ser feita de várias formas: cozido e servida com molho, saladas, antepastos, grelhada, empanada e grelhadas, conservas, tiras fritas, etc...

Fica a Dica – O ideal é consumir a alcachofra no mesmo dia da compra, pois ela começa a perder suas qualidades logo depois de colhida.
Depois de cozida, deixe de molho em água com sal e algumas gotas de limão ou vinagre para não escurecer.

*Na primavera floresce a Alcachofra... É tempo da exuberante Alcachofra. Amor de primavera e chuva de verão não se pode desfrutar da iguaria todo o ano. Afrodisíaco e nutritivo, esse botão de flor é indispensável na Med. Trad. Chinesa e Med. Oriental, por suas qualidades terapêuticas. Estes buquês exóticos e afrodisíacos (foto do post), são para mim, presentes de Lenita,  das Minas Gerais. Lambuzei-me de alcachofras, de joelhos, são as melhores que já comi na  vida! JL

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Voz do Silêncio‎!


Paz Espiritual.

Conta à lenda que um velho monge e mestre em artes marciais era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um homem conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu com a intenção de desafia-lo. O velho aceitou o desafio e o homem começou a insultá-lo. 
Chegou a jogar algumas pedras em sua direção, cuspiu em sua direção e gritou todos os tipos de insultos.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.
No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o homem se deu por vencido e retirou-se. Desapontados com a falta de reação do mestre, os alunos perguntaram como ele pudera suportar tanta humilhação. 

O mestre então perguntou:
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?
- A quem tentou entregá-lo. Respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. 

Quando não aceitos, continuam pertencendo a quem os carregava consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma a não ser que você permita.

*Ótimo ensinamento, porém de difícil pratica... E Vamos praticar! JL

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fizeram a Gente Acreditar...




Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram pra nós que amor não é acionado, nem chega com hora marcada.
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada "dois em um": duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.
Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade.
Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente.
Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.

‘J.Lennon’.

* Sábias palavras! JL