domingo, 6 de setembro de 2009

ALIMENTOS FUNCIONAIS.

 
Alimentos Funcionais e a prevenção de doenças.

“ Deixe que a alimentação seja o seu remédio e o remédio seja a sua alimentação”. Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, viveu em 460 a.C e já preconizava isto.

Os primeiros a descobrirem os poderes dos alimentos foram os japoneses. Há mais de 30 anos, os pesquisadores daquele país estudaram os benefícios de alimentos. Estabeleceram critérios rigorosos para avaliação e autorização de uso de alegações de saúde na rotulagem dos alimentos funcionais.

Embora os alimentos sejam a base da saúde desde os primórdios da humanidade, foi somente nas últimas décadas do século 20 que pesquisadores e cientistas começaram a reconhecer a importância de determinadas substâncias para a prevenção de doenças, em especial as cardiovasculares e crônico-degenerativas.
Os alimentos funcionais são estudados e desenvolvidos para além de cumprirem sua função nutricional básica, resultar em benefícios à saúde, como auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas, entre elas a dos sistemas imunológico e circulatório.

Alimentos Funcionais:

São aqueles que possuem componentes muitos benéficos para o corpo, fornecem energia e uma nutrição adequada, produzindo outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças. De maneira geral, os alimentos funcionais são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças.

A conceituação dos alimentos funcionais tem sido discutida por diferentes grupos e tende e refletir os interesses de cada segmento. Há grupos que atribuem e esses produtos a função de curar ou prevenir doenças, enquanto outros preferem restringir suas discussões a propriedades que possam ir além da nutrição.

Alimentos Funcionais: Na linha de frente.

Cereais, (arroz, aveia), grãos, (soja), verduras, laticínios, peixes,( fonte de ômega-3/ômega-6) castanha-do-pará,( anti-oxidante) alho, azeite de oliva,( fonte de ômega-6) frutas, chá verde, alimentos probióticos, estão na linha de frente dos alimentos funcionais, por conter uma série de componentes ativos com influência comprovada sobre a saúde.

O que esses alimentos podem fazer por si:

*Ajuda a diminuir o colesterol ruim – LDL.
*Melhora a prisão de ventre -(Fator de risco p/ câncer de intestino)
*Reduz a pressão arterial
*Prevenção de tumores malignos.
*Aumenta os níveis do colesterol bom – HDL
*Ajuda na melhora do movimento peristáltico e flora intestinal (alimento probiótico).

Os probióticos: (substâncias bio ativas)

São microorganismos vivos que ao serem ingeridos, chegando vivos aos intestinos e liberam ácidos como o lático(da espécie dos lactobacilos e estreptococos) e o acético, que têm a capacidade de melhorar a atividade intestinal e facilitar a digestão e absorção de nutrientes. Ajuda no movimento peristáltico dos intestinos e na flora intestinal também.

Os probióticos (microorganismos) inibem as bactérias patogênicas e ajudam, a prevenir infecções), diminuem a produção de substâncias nocivas, absorvem e eliminam as substâncias causadoras de doenças relacionadas ao estilo de vida, como arteriosclerose, hipertensão e colesterol, entre outras.

Substâncias Consideradas Funcionais: substâncias bio ativas.

São encontradas em cereais, grãos, peixe, hortaliças, e apresentam funções antioxidantes, reguladoras presentes nos pigmentos ou outros compostos químicos de sua composição.

*Ômega-3, (peixe, frutos do mar).
*Ômega-6, (Óleos vegetais como: (azeite, canola, girassol, soja, gergelim, nozes e milho)
*Isoflavónas - soja, inhame.
*Carotenóides – abóbora, cenoura, mamão.
*Betacaroteno - provitamina A.
*Licopeno - Tomate, frutos vermelhos.
*Flavonóides - cerejas, amoras, morangos, berinjelas, uvas.
*Probióticos * Fibras solúveis * Fibras insolúveis.

Os efeitos imunológicos dos probióticos estão sendo intensamente estudados para descobrir outros benefícios que os microorganismos desempenham na manutenção das defesas do organismo.
A ciência ainda não consegue determinar uma dieta diária de alimentos funcionais que atenda a todas as necessidades do organismo.
Estas substâncias não são novidades, como às vezes prega a indústria de alimentos.

As isoflávonas são, por exemplo, compostos que ajudam na redução do colesterol ruim, fazem parte da alimentação humana desde que a soja foi descoberta pelos Chineses, há mais de 5000 anos. O que vem acontecendo é um aprofundamento nos conhecimentos da natureza química das substâncias funcionais e das suas funções no organismo. Com isso, os laboratórios e a indústria alimentícia passaram a produzir, em larga escala, alimentos funcionais formulados, ou melhor, dizendo “alimentos artificiais”, como leites enriquecidos e fermentados, biscoitos vitaminados e cereais matinais ricos em fibras. Mas não se entusiasme demais com os rótulos; pois um litro de leite enriquecido com ômega-3, por exemplo, oferece menos desse ácido graxo que uma posta de salmão.

*A vida sempre requer mudanças! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário