sábado, 19 de setembro de 2009

COLESTEROL

 
ALIMENTOS INTEGRAIS SÃO EXCELENTES FONTES DE FIBRAS, SUBSTÂNCIAS CAPAZES DE DIMINUIR OS NÍVEIS DE COLESTEROL DO SANGUE.

O colesterol é uma substância gordurosa que circula nas artérias, juntamente com o sangue e tem como função servir da base a centenas de processos químicos desenvolvidos no organismo.

Embora seja indispensável ao organismo, sua concentração excessiva na corrente sanguínea, podem causar enfermidades graves, tais como: Angina de peito, arteriosclerose, cálculos renais e biliares, trombose coronária, etc... Pelo menos dois terços do colesterol do nosso organismo são produzidos pelo fígado ou intestinos. A elevação dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, está diretamente relacionada com dietas ricas em alimentos gordurosos, alimentos de origem animal e vida sedentária.

Algumas pessoas, porém, por deficiência orgânica, não conseguem metabolizar devidamente o colesterol, favorecendo sua concentração no sangue.

Quando falamos dos níveis de colesterol, referimo-nos à quantidade total de colesterol existente no sangue. Este é quantificado em miligramas por decilitro e os níveis aceitos – qualquer pessoa não deve exceder os 200mg/dl.

A proporção de HDL (colesterol benéfico) em relação ao LDL (colesterol nocivo) é tão importante como a proporção de HDL relativamente ao nível total de colesterol.

Assim, quanto mais HDL tiver, maior proteção terá contra destruições arteriais.

Para evitar ou combater excessos de colesterol, evite os alimentos de origem animal, as gorduras, frituras, laticínios, chocolates, tabaco, cafeína, açúcares e derivados e o sedentarismo.

Use cereais integrais e orgânicos, legumes, verduras, frutas, sementes e plantas medicinais, faça exercícios físicos para combater o sedentarismo.

ALIMENTOS E NUTRIENTES QUE CONTRIBUEM PARA BAIXAR O COLESTEROL DE FORMA NATURAL:

*CEREAIS INTEGRAIS E ORGÂNICOS: Arroz, aveia, cevada, quinoa, amaranto, millet (painço), centeio, trigo em grão, fibras em geral.

*HORTALIÇAS: Alcachofra, berinjela, nabo, jiló, cebola, alho seco, gengibre, cenoura crua e pimenta.

*SEMENTES E OLEOGINOSAS: Linhaça dourada ou preta, gergelim, girassol, nozes, castanha do Pará, amêndoas, avelãs, entre outras, são ricas em selênio e gorduras poliinsaturadas ( ômega 3 e 6). Mas não abuse!

*PLANTAS: Alfafa, carqueja, jurubeba, cavalinha, sete sangria, picão, cardo mariano, etc...

*FRUTAS: Maça, pêra, mamão, Abacaxi, melancia, limão e frutas secas.

*FITOTERÁPICOS: Ômega 3, ômega 6, lecitina de soja, levedura de cervaja, óleo de salmão, quitosana, niacina, vitamina C e E, crômio, naturan, etc...

*Se o seu colesterol é acima da média, acho bom ter cuidados, associados a uma boa dieta, se não corres o risco de ficares como a escultura de Botero postada acima, rsrsrs, JL.

*Boa Dieta! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário