sábado, 26 de setembro de 2009

QUINOA REAL - O Alimento do Século.

Quinoa Real - O Alimento do Século.

Quinoa – Palavra de origem Quéchua que significa “Grano Madre” ou mãe dos seres humanos.

A Quinoa Real é originária da Bolívia e Peru. Descoberta a mais de 8 mil anos pelos incas que a chamavam de ”Grano de Oro” e a consideravam um alimento sagrado.

Segundo historiadores, a importância que se dava ao grão era tanta que o próprio imperador iniciava anualmente o plantio, usando ferramentas de ouro maciço e depois de colhida, a quinoa era colocada em potes de ouro e oferecida ao Deus Sol. Foi base da alimentação dos andinos desde os primórdios da civilização.

A Quinoa Real é qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos, foi selecionada pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração, por ser um excelente oxigenador celular e por seu extraordinário valor nutritivo comparável apenas ao leite materno.

O cereal contém 1,4 vezes mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite. Suas propriedades estão relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como memória e aprendizagem. Os aminoácidos precursores das proteínas necessárias para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, sendo indicadas para quem quer ganhar ou cultivar músculos, na recuperação de tecidos e células e na produção de hormônios e enzimas.

Vale ressaltar que a Quinoa Real tem boa dose de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinoa Real ajude a espantar a fadiga e a depressão e faz prevenção a doença de Alzheimer, memória.

Existem estudos (ainda não concluídos) que apontam para a possibilidade de a Quinoa Real conter fito estrógenos – substância natural que imitariam a ação de certos hormônios, ajudando a combater os sinais da menopausa.

Como se vê, a Quinoa Real é indicada para todas as idades e faixas de peso, atuando no combate a diversas doenças e em sua prevenção.

QUALIDADES NUTRICIONAIS:

Embora seja um alimento de origem vegetal, possui proteínas de alto valor biológico – muito bem assimilado pelo organismo. Oferece todos os aminoácidos essências que o organismo não produz e necessitam ser obtidos pela alimentação.

Com 23% de proteínas possui um leque de aminoácidos atrativo para a nutrição humana devido ao seu alto nível de lisina e metionina. Em especial a lisina – que é importante para o desenvolvimento celular e para o crescimento.

Na Quinoa Real, são encontradas as vitaminas A, B6 e B1 em menos quantidades as vitaminas E e C. É rica em minerais como: ferro, fósforo, cálcio, magnésio etc...

Sua qualidade nutricional é considerada melhor que a da soja, com sais minerais e aminoácidos balanceados. Apesar de altamente protéicos, os grãos não possuem glúten (proteína encontrada no trigo, aveia e centeio, que impede pessoas celíacas = intolerantes ao glúten) de comer pão, macarrão, biscoito e bolos.

O QUE PODE FAZER POR SI:

O consumo regular de Quinoa Real ajuda a combater: anemias, problemas urinários, tuberculose, doenças do fígado, desnutrição crônica e osteoporose. Atuando também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização e como normalizador da próstata e órgãos reprodutores masculinos. Excelente oxigenador celular, atuando também nas inflamações por ser rico em ômega 3, 6, que são importantes auxiliadores no armazenamento do glicogênio nos músculos. Ajuda a fortalecer a imunidade e melhora a memória. Indicados para vegetarianos, gestantes, lactantes, idosos e crianças, podem receber os benefícios da quinoa real que por todas as suas qualidades é o alimento do momento.

*Excelente para diabéticos por reduzir açúcar no sangue.

*Oxigenador celular - para situações cancerígenas e doenças relacionadas a memória, esquecimentos, falta de memória, etc...

*Doença de Alzheimer - Uma realidade difícil de esquecer. Associada ao envelhecimento do ser humano a doença de Alzheimer enfraquece penosamente um bem precioso: A Memória. Bom p/ oxigenar melhor a memória.

*A Quinoa Real é encontrada na forma de cereal em grão, flocos, farinhas, macarrão e barrinhas.

*Bom Apetite! JL.

Um comentário:

  1. Muito boa essa informação. Não sabia o que era, mas pelo que li aqui é um cereal importante pra saúde.

    ResponderExcluir