quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PRODUTOS ORGÂNICOS - O ALIMENTO INTELIGENTE



O alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas e insetos), conservando-os à longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Deste modo para se obter um alimento verdadeiramente orgânico é necessário administrar conhecimentos de diversas ciências como: agronomia, ecologia, sociologia, entre outras, para que o produtor, através de um trabalho harmonizado com a natureza, possa ofertar ou consumir alimentos que promovem não apenas a saúde do homem, mas também a saúde do planeta como um todo.


Alimentos orgânicos são obtidos em um sistema de produção, onde não são utilizados fertilizantes sintéticos, solúveis, agrotóxicos e transgênicos, apresentam-se mais seguros para o consumo do dia a dia.
São também características fundamentais na produção responsabilidades sociais e ambientais.


Os sistemas orgânicos de produção têm como base os princípios agros ecológicos que contemplam o uso saudável e responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, de modo a reduzir as formas de contaminação e desperdício desses elementos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.


As propriedades orgânicas buscam diversificar e integrar a produção de espécies vegetais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados e que ajudam a manter a biodiversidade.


DE PREFERÊNCIA A ALIMENTOS ORGÂNICOS:


O alimento orgânico de origem vegetal é mais saudável, têm mais sabor e qualidades energéticas acentuadas no conteúdo de alguns sais minerais essenciais, vitaminas e outras substâncias importantes para a nossa saúde, como a vitamina C.
Isto se deve ao modo de cultivo diferenciado que é dado as plantas, onde o equilíbrio nutricional do sistema produtivo ajuda a gerar produtos mais saudáveis.


Ao consumir produtos orgânicos você está contribuindo para o fortalecimento dessa grande rede de pessoas e instituições que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para as gerações atuais, futuras e para o planeta.
Nossos hábitos de consumo influenciam diretamente sobre como serão produzidos os nossos alimentos.
Cabe a nós consumidores valorizar e assim, garantir que aumentem a produção e produtores que tem responsabilidades sociais e ambientais.


POR QUE É BOM CONSUMIR ALIMENTOS ORGÂNICOS?


Para termos mais qualidade de vida e mantermos nosso corpo e nossa mente em equilíbrio, harmonia e a saúde em dia são fundamentais uma alimentação natural, integral e orgânica.
Por estas razões conheçam os alimentos orgânicos que são: cereais, leguminosas, legumes, verduras, sementes, frutas, chás, entre outros.
Produzidos com respeito ao meio ambiente e sem colocar em risco a saúde dos produtos e consumidores.
O resultado são produtos mais nutrientes, saborosos e de melhor qualidade que certamente trarão mais saúde para todos nós e para todo o planeta também.


*Boas compras de orgânicos! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário