sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vitamina E (tocoferol)


PREVINE A DOENÇA CARDÍACA.  

A vitamina E previne a formação de um gênero de células designadas por “espumosas”, que origina a placa de ateroma que se agrega à parede interna da artéria. Estas células inicialmente são monócitos – um tipo de glóbulos brancos, que normalmente capturam e destroem bactérias e outros microorganismos invasores. Os monócitos circulam pela corrente sanguínea e absorvem as LDL (lipoproteínas de baixa densidade) oxidadas. À medida que vão “engolindo”, vão aumentando de tamanho e adquirindo um aspecto espumoso, migrando então e colando-se às paredes das artérias. Ainda sobre a atividade antioxidante da vitamina E, os suplementos desta vitamina diminuem em 50% a quantidade de radicais livres libertados pelos monócitos e em 80% as interleuci!nas 1 beta (outras das componentes fundamentais do Sistema Imunitário).

Lipossolúvel, é armazenada no fígado, tecido adiposo, coração, músculos, testículos, útero, sangue, glândulas supra-renais e pituitária.

É um antioxidante ativo, impedindo a oxidação dos lipídios no processo de cicatrizações, da vitamina A, do selênio, de dois dos aminoácidos sulfurados e parte da vitamina C.

Aumenta a atividade da vitamina A. Ao contrário das outras vitaminas, a vitamina E é armazenada no organismo por um período relativamente curto, de modo semelhante às vitaminas B e C.

É importante pelo seu papel vasodilatador e anticoagulante.

O QUE PODE FAZER POR SI:

-Ajuda-o a conservar-se jovem e a retardar o envelhecimento celular devido à oxidação.

-Proporciona oxigênio ao organismo e dá-lhe maior resistência.

-Protege os pulmões da poluição, atuando em conjunto com a vitamina A.

-Previne e dissolve os coágulos sanguíneos.

-Atenua a fadiga.

-Impede a formação de tecido fibroso no processo de cicatrização.

-Acelera a cicatrização das queimaduras. Como diurético pode baixar a pressão sanguínea.

-Ajuda a prevenir os abortos espontâneos.

-Alivia as câimbras dos membros inferiores e os espasmos musculares.

-Reduz o risco de doenças cardíacas isquêmica.

-Diminui a progressão da arteriosclerose.

A DEFICIÊNCIA DA VITAMINA E:

Destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, degeneração muscular, algumas anemias e distúrbio da reprodução.

FONTES DA VITAMINA E:

Sementes de soja, gérmen de trigo, óleos vegetais, frutos secos, vegetais de folha verde, espinafres, farinhas enriquecidas, trigo integral, cereais integrais, milho e peixes gordos.

OBSERVAÇÕES:

As mulheres grávidas, ou a amamentar, bem como as que tomam pílula anticoncepcional ou hormônios, tem maior necessidade de vitamina E. Se beber habitualmente água da torneira com cloro, necessita de mais vitamina E. As mulheres na fase da menopausa devem aumentar o consumo desta vitamina.

*Boa prevenção Cardíaca ! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário