quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - MTC.



A S CAUSAS DAS DOENÇAS NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.


Na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa, o estado de saúde de um indivíduo é o resultado do bem-estar físico, emocional e psíquico: por oposição, a doença é o resultado do desequilíbrio energético desses  componentes,  podendo    
ser causada por fatores internos, externos, ou ambos.

Os fatores internos são basicamente de índole emocional e são explicados pelo fato de existir uma relação direta entre a saúde física de uma pessoa e o seu estado emocional.

Mas, a ancestral Medicina Chinesa vai mais longe à explicação desta realidade, que só agora está a ser descoberta pela ciência moderna: avança que cada órgão interno está intrinsecamente ligado a uma determinada emoção. Ou seja, que os órgãos dominam a expressão de determinadas emoções e que a sua função é, consequentemente, afetada por essa mesma emoção.

As sete emoções básicas que provocam os fatores internos das doenças são: alegria, raiva, preocupação, tristeza, susto, medo e excesso de pensamentos, havendo depois um vasto leque de sentimentos associados, que também interferem.

Contudo, é de salientar que qualquer uma das emoções tem, em circunstâncias normais, um papel positivo na ligação mente-corpo.

A negatividade advém da sua intensidade e/ou duração. Por exemplo, o medo é importante para o instinto de sobrevivência, mas se a pessoa tiver a vida dominada por essa emoção, a energia dos rins poderá ficar afetada, ficando também com sentimentos de ansiedade e insegurança.

A raiva por sua vez, pode criar sentimentos de frustração, irritabilidade e ressentimento, provocando estagnação ou calor em excesso na energia do fígado.

E a alegria – É claro que é sempre bem-vinda, mas em excesso, e em longos períodos de tempo, provoca, na perspectiva Chinesa, uma diminuição do fluxo da energia vital e afeta a energia do coração.

A preocupação interrompe o fluxo energético em geral e do baço, levando a situações de falta de força e de depressão.

Por sua vez, se a tristeza e o pesar apertarem, a energia dos pulmões fica enfraquecida, dando a origem a fraquezas no sistema imunológico, tais como constipações, falta de ar, cansaço, entre outros.

FATORES PATOGÉNICOS EXTERNOS:

Enquanto os fatores patogênicos internos se manifestam subtil mente e, aos poucos, de dentro para fora, os exteriores tem uma natureza física. Além da constituição e condição de cada um, da dieta alimentar e de outros fatores, o clima tem um enorme impacto na nossa saúde.

A susceptibilidade aos agentes climáticos depende tanto de intensidade com que atingem o corpo como da capacidade do organismo em lhes resistir. Por exemplo, viver numa região com condições climáticas extremas torna mais vulgar as doenças causadas por fatores patogênicos externos.

Da mesma maneira que existe uma ligação direta entre as emoções e os órgãos internos, estes últimos também são afetados pelas estações do ano e características que lhes estão associadas. Ex: vento / primavera = fígado/vesícula. Calor/verão = coração/intestino delgado. Humidade / final do verão = baço/estômago. Secura/outono = pulmão/intestino grosso. Frio/inverno = bexiga/rins.

Desta forma, as características do Outono têm, segundo a Medicina Chinesa, conseqüências específicas na saúde dos indivíduos. A secura, que lhe está associada, atinge em particular a Humidade da energia Yin no organismo. As áreas inicialmente atingidas são a boca e o nariz e, por conseqüência, os pulmões.

A energia defensiva destes órgãos fica enfraquecida, assim como o fluxo de fluidos no organismo. Os sintomas são: secura na boca, nariz, garganta, prisão de ventre, ou mesmo asma e dores no peito.

Os pulmões estão associados, também, a nível físico, à pele, pelo que poderão sofrer de problemas de secura nesta época do ano. Os calores internos sentidos nesta época são causados pela falta de líquido no organismo. Além de provocar sintomas físicos, como problemas no nariz, olhos e garganta. O outono está diretamente relacionado, a nível emocional, com as emoções de tristeza e lamento, sendo por isso uma altura mais propícia a depressões.


*Sou formada e pratico a MTC.
*São muitas emoções... JL.

Um comentário:

  1. Ei Tia Joara, adorei o artigo. Eu sempre estou por aqui lendo as suas postagens e são muito interessantes. Muito bom saber das alterações que as estações do ano proporcionam em nosso organismo, já que aqui onde estou morando as estações do ano são muito bem divididas e intensas. Um beijo enorme. Saudades.
    Fabiana Mesquita

    ResponderExcluir