sábado, 10 de abril de 2010

MOXABUSTÃO - MOXA.



A palavra japonesa e chinesa para moxabustão é “Okiu”. Portanto o significado do “Okiu” é longo tempo de aplicação de fogo.

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Oriental.
Baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia usados na acupunctura, no Shiatsu, sendo amplamente utilizada em outros sistemas de Medicina Oriental tradicional como: Japão, Coréia, Vietname, Tibete, etc...

Esta prática, pela documentação antiga existente, parece ser anterior a acupunctura.
A moxabustão teve sua origem na sociedade primitiva, e sua descoberta está relacionada ao uso do fogo. Naquela época, o fogo era o único meio para aquecer-se e descobriram que este, além de transmitir o calor, podia também eliminar algumas dores.

O efeito da moxa é semelhante à acupunctura, que age estimulando os pontos para fortalecer a circulação de Qi (energia) e do sangue, regula o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo agindo sobre os Canais de Energia e os colaterais, sendo que a moxa estimula com o calor. 
 
As matérias-primas usadas na moxabustão eram no princípio, galhos de árvores e ervas. Começaram a usar, folhas de Artemísia como matéria principal para a moxa. A Artemísia é uma planta composta, cujas folhas servem para a fabricação de remédios segundo a Medicina Tradicional Chinesa, atuam eliminando o Vento e a Umidade, aquecendo os Canais de Energia e provocando a hemóstase.

O método de moxa mais usado e conhecido na antiguidade era a moxa direta utilizando-se os cones de moxa de diversos tamanhos. Denomina-se moxa direta quando se colocam os cones diretamente sobre a pele em cima dos pontos selecionados para o tratamento.

Atualmente usamos outra forma de aplicar a moxa interpondo-se matérias entre a moxa e a pele, razão pela qual denomina-se moxa indireta, em forma de bastão.
Moxabustão tem que ser a aplicação de fogo durante um longo tempo para que o resultado seja satisfatório. Mesmo nos casos crônicos, considerados perdidos, quando aplicamos moxa durante um período longo, de um, dois e até três meses, verificamos uma melhora ou cura extraordinária. Nos casos agudos e crônicos são também de grande eficácia.

Considerada uma espécie de acupunctura térmica, feita pela combustão da erva Artemísia sinensis e Artemísia vulgaris, os pontos que usamos para o tratamento através da moxa, da acupunctura e shiatsu, são chamados Tsubo, em japonês. Essa palavra significa “buraco”, “depressão”, A energia Ki percorre esses pontos, através dos meridianos. Embora, invisíveis esses pontos, os Tsubo, são locais determinados, onde o fluxo de energia do sistema de meridianos é acumulado. São pequenos depósitos de energia. Quando ocorre o desequilíbrio no organismo, o fluxo de energia é obstruído. Essa obstrução ocorre sempre no nível dos pontos do sistema de meridianos relativos aos órgãos mais afetados. Manifesta-se através de diferentes sintomas, tais como dor, paralisação ou adormecimento, calafrios, ruborização, etc.

Ordem para a Aplicação da Moxa:
É necessário que se observe uma ordem na aplicação de moxa. Começamos a fazer as aplicações na parte anterior do corpo; em seguida, na parte posterior, obedecendo-se ainda a seguinte ordem: de cima para baixo; da esquerda para a direita, em pacientes do sexo feminino e, da direita para a esquerda, em pacientes do sexo masculino.
A aplicação da moxa pode ser feita em pontos isolados ou através de pontos combinados.

Benefícios da Moxa:
A moxa tem o efeito de aquecer os Canais de Energia, de dispersar o Frio, regular a circulação de Sangue e da Energia, de recuperar o Yang, assim como de eliminar edemas e de desintoxicar, atua no rejuvenescimento, longevidade, etc... estes efeitos são obtidos pelo calor da moxa.

Funções da Moxa:
A moxa está indicada para o tratamento de muitos casos e principalmente para as enfermidades crônicas de tipo Xu (deficiências) e para as doenças produzidas pelo Vento, Frio e Umidades.
Suas ações são as seguintes: Atua transmitindo calor aos canais de energia. Ativa a circulação da energia e do sangue. Vertigem, anemia, amenorréia, lactação insuficiente, diarréia, furúnculos, resfriados, gripes, edemas, asma, tuberculose, dor abdominal e dores em geral, etc...

Contra-indicações:
*Não usar moxa nos casos de síndrome tipo Shi (excesso), de síndrome tipo Calor e nos pacientes com febre produzida por deficiência de yin.
*Não é conveniente fazer moxa na região abdominal e na região lombos sacra em mulheres grávidas.
*Não é aconselhável efetuar a moxa com cicatriz no rosto e nas regiões onde se localizam os grandes vasos sanguíneos.


*O calor da moxa é extremamente penetrante, tornando-se eficaz quando há menos circulação, condições frias e húmidas, além da deficiência do Yang. Quando aplicada aos pontos de acupunctura específicos com deficiência do Yang, o corpo absorve o calor recuperando mais rapidamente o Qi (energia) do Yang do corpo e o “Fogo Ministral”, fonte de todo o calor e energia do corpo. JL.
*Adoro trabalhar com moxa. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário