quarta-feira, 21 de abril de 2010

"O Ilusionista".


Oito anos de governo Lula vão custar um atraso de cinquenta anos ao desenvolvimento brasileiro, com todas as repercussões em cascata que isso produz. O governo lulista tem um único mérito: vive em permanente estado de obsessão propagandística para alardear ações que nunca conclui. É ótimo de planos, péssimo de execuções. Cacareja, mesmo sem botar os ovos.

Nunca, na República, tantas pedras fundamentais foram inauguradas e reinauguradas, sem que isso provoque o menor rubor na face presidencial. Números oficiais mostram que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não passa de mera ficção. Vejamos: o governo Lula só terminou 72,8% do PAC de 2007. Falta fazer, ainda, um quarto do prometido para três anos atrás. No de 2008, o governo realizou 68,1%. O governo Lula está devendo quase um terço.

Mas 2009 é o mais atrasado. Findo o ano, o governo lulista, sob a “gerência” da ministra Dilma Rousseff, concluiu apenas um terço do prometido – 33,4%. Ficam faltando dois terços – que só Deus sabe quando serão concluídos. O país teria saído muito melhor da crise se Lula tivesse optado por aumentar o investimento do governo, em vez de torrar dinheiro com custeio, propaganda e outros desperdícios.

Pelo que se vê de fora, para Lula, governar é manter-se com alta popularidade a qualquer custo, de preferência cativando o povo com ilusões e mágicas para dar a impressão de que o país avança. Lula desconhece o foco que deve orientar um governante responsável e de visão – forjar o futuro. Sabe colher, mas não sabe plantar. Juscelino Kubitschek, quando mudou a capital federal e implantou a indústria automobilística, e Fernando Henrique Cardoso, quando implantou a estabilidade econômica, faziam isso – plantavam.

Que futuro Lula nos legará? Terá governado oito anos sem melhorar em nada a infraestrutura logística brasileira. Não conseguiu montar nem uma só Parceria Público-Privada. As rodovias estão em estado deplorável. Os portos continuam desaparelhados. Os aeroportos, saturados, a quatro anos da Copa do Mundo e a seis da Olimpíada.

Há anos promete fazer a transposição das águas do Rio São Francisco. Deu várias datas para inaugurar, descumpriu todas. Até hoje, a transposição não existe. Em outubro passado, fez uma viagem nababesca à região da hipotética transposição. Dormiu em tenda das arábias, comeu comida francesa e andou sobre tapete vermelho estendido provocadoramente sobre o solo esturricado do sertão nordestino. Mas a transposição continua uma miragem.

Sem políticas consistentes, as exportações brasileiras pioram seu perfil. A cada ano, cada vez exporta mais commodities e menos manufaturados. Em 2008, entre as dez maiores exportadoras brasileiras, só a Embraer e a Volkswagen produziam manufaturados. Em 2009, apenas a Embraer.

Pressionado pelo fim do mandato, Lula se desespera e descumpre leis. Ainda agora, um veto do presidente liberou pagamentos de R$ 13,1 bilhões referentes a quatro obras da Petrobras com irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União como "graves". Quer dizer, além de comprometer a logística do desenvolvimento, ainda degenera os padrões institucionais.

Na política, o melhor que ele fez foi produzir o mensalão, uma vergonha que se equipara ao impeachment de Collor, hoje seu aliado preferencial. Flagrado, Lula culpou os outros e saiu pela tangente. Mudou o método: agora é aliado de Sarney, Renan e o que há de pior no PMDB e em alguns partidos de aluguel. Vai nos custar recuperar o Brasil da tragédia que tem sido o governo Lula.

*José Aníbal.


*Quando li esse texto, lembrei-me do que dizia Cazuza: "Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga, pra gente ficar assim"... E tem mais..."Transformam o país inteiro num puteiro, pois assim se ganha mais dinheiro"... Cazuza sempre atual!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário