segunda-feira, 26 de abril de 2010

"O DIVINO" - Michelangelo.


Nesta tarde de domingo eu e minha filha estivemos no Palácio Anchieta, admirando a exposição do “Divino” gênio da Renascença, Michelangelo di Ludovico Buonarroti.

Michelangelo nasceu em Caprese, na Toscana – Roma, 6 de Março de 1475.
Foi genial em vários campos, como pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano.

 Duas de suas mais famosas obras a Pietá e David, foram realizadas antes de seus trinta anos. Apesar de sua pouca afeição à pintura, criou duas obras históricas: as cenas do Gênesis, no teto da Capela Sistina, e O Juízo Final, também no mesmo local.
Projetou também a cúpula da Basílica de São Pedro, em Roma.
Entre suas outras esculturas, conta-se a Virgem, o Baco, o Moisés, a Raquel, a Léa e membros da família.

Michelangelo frequentou a escola de Lourenço e durante sua estada, seria influenciado por muitas pessoas proeminentes, e pela filosofia platônica da época, que modificariam e expandiriam suas idéias na arte e ainda seus sentimentos sobre sexualidade.

Foi durante este período que Michelangelo criou dois relevos: a Batalha de Centauros e a Madonna da Escada. A primeira obra foi baseada em um tema sugerido por Poliziano e encomendada por Lourenço de Médici. Após sua morte, Michelangelo deixou a corte dos Médici. Nos meses seguintes, produziu um crucifixo de madeira para o pároco da Igreja de Santa Maria del Santo Spirito, que tinha o deixado estudar anatomia a partir de alguns cadáveres do hospital da Igreja.

Quando realizou Pietà Michelangelo tinha 23 anos. Em função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Juntando capacidades criadoras geniais a uma técnica perfeita.
A dor de Maria sobre o corpo morto do filho foi representada com o abandono o realismo cruel típico em favor de uma visão idealizada. O artista toscano criou então a sua mais acabada e famosa escultura.

A mais famosa das tarefas foi à pintura monumental do teto da Capela Sistina no Vaticano, que levou quatro anos para ser feita (1508 – 1512). Michelangelo originalmente deveria pintar os 12 Apóstolos, mas protestou e pediu uma tarefa mais audaciosa: um esquema que representasse a Criação, a Queda do Homem e a Promessa da Salvação. O trabalho faz parte de uma decoração muito mais complexa que, em conjunto, representa toda a doutrina da Igreja.

Michelangelo foi considerado um gênio ainda em vida e sua obra continua relevante há 500 anos.
A pluralidade, originalidade e qualidade de seu talento, fazem justiça à sua reputação como um dos maiores artistas do todos os tempos.

Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão cósmica e universal.

Com reconhecimento e fama, Michelangelo trabalhou até o fim da vida. Deixou obras fantásticas que marcaram para sempre toda a história da arte, e uma escultura inacabada que viria a ser o seu testamento "Rondanini".
Faleceu aos 89 anos de idade em 18 de Fevereiro de 1574 em Roma.


*Dos meus passeios pela Europa, fui a Roma conhecer a Capela Sistina. Fiquei totalmente emocionada pela perfeição e beleza da pintura, que representa a Criação, a Queda do Homem e a Promessa da Salvação. É o que há de mais belo em termos de arte que já vi na minha vida, realmente só um gênio seria capaz. É um tesouro de inestimável valor.
Michelangelo foi um marco na história da arte e exerceu uma forte influência nos artistas de sua época e nos da atualidade. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário