terça-feira, 20 de abril de 2010

Projeto Maitreya / Turnê das Relíquias do Buda.


Neste final de semana ao pensar em fazer um passeio cultural, resolvi ir até a Assembléia Legislativa ver a exposição das relíquias de Buda que nada mais é a propagação do projeto Maitreya.

O projeto baseia-se em antigas e sagradas relíquias budistas que serão guardadas no Santuário do Coração da estátua de 152 m do Buda Maitreya a ser construída em Kushinagar, na Índia.
Acredito que, isto deva ser mais que divulgado no mundo inteiro, baseia-se na crença de que a bondade amorosa é a causa-raiz da paz em todos os níveis da sociedade. Ao desenvolvermos a bondade amorosa em nós mesmos encontramos paz interior e, como resultado, levamos esta paz às nossas famílias, comunidades e todo o mundo.
Tanto a longo quanto a curto prazo, o projeto, aspira que a estátua de Maitreya se torne um catalisador e uma influência de sustentação para o desenvolvimento de Kushinagar e do norte da Índia, honrando e apoiando a rica herança espiritual da região.

Os serviços sociais do projeto Maitreya, incluirão extensos programas de educação e de assistência médica com padrão internacional; atendendo comunidades onde as taxas de alfabetização são muito baixas, onde a maioria das famílias vive, atualmente, num estado de pobreza dependendo da agricultura de subsistência e de subempregos.
De acordo com a tradição budista, os objetos sagrados, como estátuas e relíquias, oferecem um meio poderoso para gerarmos em nossas mentes atitudes positivas essenciais para o desenvolvimento da bondade amorosa.

Os budistas não veneram estátuas e artefatos religiosos. A imagem de um buda é utilizada como fonte de inspiração para gerar e transmitir qualidades humanas positivas.
A Turnê das Relíquias do Santuário do Coração do Projeto Maitreya, oferece uma oportunidade rasa às pessoas de todas as crenças espirituais e humanitárias para experimentarem as bênçãos de tais objetos e criarem as causas para a paz mundial.
O projeto Maitreya foi o desejo compassivo do coração do falecido mestre do budismo tibetano Lama Yeshe, que devotou sua vida a tornar os ensinamentos do Buda acessíveis às pessoas de todo o mundo. Através de sua sabedoria, acolhimento, bondade e alegria, ele tocou os corações de milhares de pessoas. O desejo do Lama está sendo realizado por seu discípulo do coração, Lama Zopa Rinpoche, Diretor Espiritual do Projeto Maitreya.

"As pessoas ficam profundamente comovidas ao entrarem em contato com as relíquias. ...Este é, definitivamente, um método para levar as pessoas à iluminação".
'Lama Zopa Rinpoche'.

*Lama Yeshe ensinou:
“Quando o Senhor Buda falou sobre o sofrimento ele não estava se referindo a problemas superficiais, como doenças e machucados, mas ao fato de que a natureza insatisfeita da própria mente é sofrimento. Não importa o quanto você consiga de alguma coisa, ela nunca satisfará seu desejo por algo melhor ou em maior quantidade. Este desejo incessante é o sofrimento; sua natureza é a frustração emocional".

*Maitreya é conhecido como o Buda da bondade amorosa e ensinará o Dharma.


*Eu e minha filha tivemos a oportunidade de sentir a presença do iluminado. Sabemos que Sidarta foi um grande Homem, exemplo de sabedoria e amor, foi sem dúvida um dos maiores exemplos tratando-se de paz de espírito... Esse que nos disse que só se alcança a sabedoria quando se consegue ter compaixão de todo SER que tem vida ... Estamos um pouco longe... Veremos os restos mortais de um homem que alcançou a felicidade seguindo justamente o contrário do nosso caminho, "o capitalismo". JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário