domingo, 25 de abril de 2010

Power Yoga.


 
Meu professor de Power Yoga inicia a aula com a meditação e em seguida, somos levados a executar técnicas respiratórias que são chamadas de Pranayamas.

Após o trabalho respiratório, os alunos executam as âsanas, que são posturas dinâmicas acompanhadas de muita concentração e equilíbrio. A aula é finalizada com a meditação profunda (Dhyana), momento em que se exige maior grau de concentração e contemplação por parte do praticante. Neste momento o praticante sente uma grande união do corpo com a mente e energização geral.

Uma aula de Power Yoga dura em média de 60-90 minutos, variando de acordo com o grau de adiantamento dos alunos.

O vestuário adequado é, geralmente, aquele em que o/a praticante sentirá à vontade, como as roupas convencionais para ginástica: bermudas, macacões, tops, camisetas de cóton, etc...Para os pés não é necessário nenhum tênis, a aula é totalmente praticada sem sapatos.

O que é Power Yoga?
A palavra yoga significa UNIÃO E EQUILÍBRIO. E foi criada para proporcionar ao praticante, o mais alto grau de liberdade e vitalidade. O Power Yoga é uma fusão de vários estilos de Hatha Yoga que, ultimamente, virou uma grande febre nas grandes academias e escolas de yoga de todo o país. Pessoas têm descoberto esta prática tridimensional que une: respiração, corpo e mente, para adquirir inúmeros benefícios tanto para a mente, quanto para o corpo em geral.

No Power Yoga, a investigação é constante, através dos Ásanas (posturas) e Pranayamas (exercícios respiratórios) que os praticantes usam como ferramentas para trabalhar o corpo físico e expandir a visão interior, combinam a respiração dinâmica com movimentos coreografados, conscientes e contínuos, fazendo dela uma forma completa de trabalho que exercita todo o corpo da cabeça aos pés, por dentro e por fora, melhorando a concentração e reduzindo o estresse.

Qual a diferença de yoga e Power Yoga?
O Power Yoga é um estilo de hatha yoga, o yoga físico. Um estilo mais dinâmico e intenso deste estilo de yoga. É uma atividade praticada há milênios como um grande instrumento na busca do autoconhecimento, assim como qualquer outro sistema de yoga.

Apesar de ser uma atividade que exija bastante esforço físico, não é necessário que o praticante seja propriamente um atleta, mas atrai aqueles que já praticam outras atividades físicas e querem incluir um pouco de harmonia em sua vida. Tudo pode ser adequado a cada praticante de acordo com sua condição e capacidade.

Benefícios:
Através da respiração e da execução de diversas posturas, o praticante desenvolve resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, consciência respiratória e postural, concentração, relaxamento, vitalidade e total bem-estar.

A prática do Power Yoga também ajuda na redução do estresse do dia-a-dia proporcionando paz e serenidade, sendo considerada uma atividade física restauradora e preventiva.

Benefícios à saúde:
Regulação do sistema endócrino, equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, eliminação de toxinas através da pele, capacidade cardiorrespiratória aumentada, melhora do sistema cardiovascular e cerebral, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão sanguínea.

 Á nível Interno:
Maior concentração e paciência, autoconhecimento, investigação dos seus limites, conscientização, paz, expansão, controle e autodomínio, plenitude e percepção de outros estados de consciência. O praticante aprende, a absorver, acumular e a distribuir corretamente o Prana (Energia Vital) por todo o organismo.

Outra característica de importância fundamental é a ênfase ao alinhamento (melhora da postura e da circulação) e à precisão do corpo na execução das posturas, trazendo ao praticante enormes benefícios terapêuticos.

“Para mudar o mundo é preciso começar pelo nosso”.

*Nunca começamos o Yoga pelo relaxamento; começamos o Yoga pela consciência.
 O relaxamento surge depois, de forma espontânea. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário