segunda-feira, 10 de maio de 2010

As Ervas e os Princípios Ativos.


 
As Ervas e os Princípios Ativos.
O uso das ervas era comum nas cerimônias e celebrações. Cada deusa ou Deus havia trazido ou deixado aos humanos as suas ervas que eram dotadas de seus poderes mágicos e que, quando usados em rituais, ativavam a presença e ação dos poderes dos Deuses para o benefício da natureza, dos humanos, das plantas e animais, pois todos os seres que habitam a Terra são seus filhos.
Todas as coisas animadas ou inanimadas possuem energia e força, tudo possui uma aura que emana energia.
A aura das ervas e plantas podem interferir em fatos e lugares por isso são ótimas auxiliadoras na manutenção, mudança e potencialização da energia.

*As Ervas:
As ervas devem ser colhidas em seu hábitat natural, em seu estado nativo; devem ser observadas as influências dos ciclos lunares, horário do dia e estações do ano, também, para sua colheita. Devem ser cuidadosamente selecionadas e sua secagem feita de acordo com os aspectos de cada vegetal. Todos estes fatores influenciam da maneira significativa, na atuação destas ervas no ser humano, somados também aos componentes bioquímicos de cada exemplar do reino vegetal.
Utilizar-se de plantas para alimentação ou cura é uma relação homem / vegetal que existe há muito tempo. E hoje quanto mais nos tornamos íntimos deste processo, mais estaremos aproximando-nos da pureza e da origem de nossa vida, nosso físico purifica-se e abre-se a oportunidade para uma harmonia mais completa.
As ervas pôr conservar características naturais e os processos de obtenção ser artesanais e harmônicos, mantém características próprias e mais sutis que poderão não assemelhar-se com “produtos comerciais”, obtidos por outros processos e intenções.

*Os Princípios Ativos:
As plantas sintetizam compostos químicos a partir dos nutrientes da água e da luz que recebem. Muitos desses componentes ou grupos deles podem provocar reações nos organismos, esses são os princípios ativos. Algumas dessas substâncias podem ou não ser tóxicas, isto depende muito da dosagem em que venham a ser utilizados. Assim, planta medicinal é aquela que contém um ou mais de um princípio ativo que lhe confere atividade terapêutica.

*Principais Princípios Ativos:
Uma pequena planta não tem apenas um princípio ativo, ela é composta bioquimicamente por diversos grupos químicos, que em função de sua estrutura dentro da planta, sua qualidade energética e vital complexa combinações e possibilitam diversas aplicações.
Veremos os princípios ativos e sua ação junto ao metabolismo e a estrutura orgânica do ser humano. Isto possibilita identificarmos diversas plantas com estes agentes bioquímicos tornando possível uma variação maior na composição de agentes fitoterápicos.

*Alcalóides:
Atuam no sistema nervoso central (calmante, sedativo, estimulante, anestésicos e analgésicos). Alguns podem ser cancerígenos e outros antitumorais. Ex: Cafeína do café e guarará, teobromina do cacau, policarpina do jaborandi, etc.

*Fenóis:
Apresentam potente atividade antimicrobiana, são bastante encontrados nos óleos essenciais.
Exemplos:
‘ Salicilatos – propriedades  antiinflamatórias.
‘Ácidos Fenólicos - Propriedades antioxidante, anti-sépticas, anti-radicais livres, calmantes e suavizantes.

*Flavonóides:
Compostos aromáticos, responsáveis pela maioria dos corantes, vermelhos e azuis naturais. Tem propriedades estimulantes da circulação e agem na redução da fragilidade dos capilares. Antiinflamatório, fortalece os vasos capilares, antiesclerótico, anti-dermatose, dilatador de coronárias, espasmolítico e antimicrobiano. Ex: Quercetina e mucilagens.

*Óleos Essenciais:
Bactericida, antivirótico, cicatrizante, analgésico, relaxante, expectorante e antiespasmódico. Ex: mentol nas hortelãs, timol no tominho e alecrim pimenta, ascaridol na erva-de-santa-maria.

*Sais Minerais – Apresentam uma variedade grande de funções:
‘Silício – Constituinte de certas macromoléculas essenciais para a formação de colágeno e elastina, é um elemento estrutural nas cadeias de proteínas e polissacarídeos.
‘Iodo – Propriedades antiinflamatórias
‘Zinco – Necessário na síntese do DNA, atua na nutrição celular. A deficiência de Zn influência no cabelo, provocando a  queda.
‘Ferro - Importante no transporte do oxigênio.
'Magnésio – Ação protetora para a vitamina E.
‘Cobre – Ação antiinflamatória.
'Manganês – Estimula o metabolismo celular.

*Saponinas:
São grupos de glicosídeos como triterpenos. São tensoativos naturais produzem uma solução coloidal em água que faz muita espuma quando agitado. Aumentam a absorção e utilização de certos minerais, inclusive o silício. São muito usados na limpeza do corpo e cabelo.

*Taninos:
Tem ação adstringente que contrai os tecidos e vasos sanguíneos, diminuindo a secreção da mucosa, e antimicrobianos (antidiarréico). Precipitam proteínas (plantas das famílias: ericácea, rosácea alicaceae). Ex: barbatimão e goiabeira.

*Terpenos:
Um dos grupos químicos mais encontrados na natureza, sendo a principal fonte os óleos essenciais. Ex: monoterpenos, limoneno, canfeno, gerâniol e mentol.
‘Sesquiterpenos’ e ‘Tetraterpenos’.

*Vitaminas:
As mais encontradas no reino vegetal são A, C, E.
‘Vitamina A – encontrada na forma de alfa e beta caroteno.
‘Vitamina C – encontrada em frutas cítricas, rosa mosqueta.
‘Vitamina E – encontrada na forma de tocoferol em muitos óleos antioxidante.

*As plantas medicinais muitas vezes tem efetivos poderes de cura e livram os pacientes de efeitos colaterais típicos dos remédios produzidos em grandes laboratórios. As ervas estão numa onda de popularidade nos últimos tempos, principalmente aquelas consideradas úteis para a saúde. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário