domingo, 23 de maio de 2010

FENG SHUI - Vida em Equilíbrio.

 
Há mais de 5 mil anos  ele vem sendo aplicado no mundo e, embora oriente e ocidente o pratiquem de formas distintas, o que se obtém do Feng Shui é o mesmo ... Equilíbrio.

O Feng Shui é uma técnica milenar originalmente chinesa é descrito pelos caracteres “tian ling di li ren he”, que significam “influência celestial auspiciosa, topografia benéfica, ações humanas harmoniosas”.

Tal interpretação é explicada pela sua origem, já que surgiu da necessidade dos chineses em escolher, estrategicamente, os terrenos de suas construções, a fim de evitar enchentes devastadoras, secas, tufões, terremotos e ciclones, que causavam muitas vítimas. Para garantir qualidade de vida, os ambientes da casa eram definidos de acordo com os pontos cardeais. Somente quando transpassou as barreiras da China foi que a técnica recebeu novas interpretações, resultando em novas escolas.

Escola da Forma – Criada desde o século X d.C., esta tradicional escola valoriza o relevo e por este motivo, é imprescindível que antes seja feita uma análise da topografia do terreno onde a casa será construída.
Em seguida é hora de colocar em prática a Teoria dos Quatros Animais.
Ao norte, a tartaruga preta, símbolo do inverno, representa o lado misterioso e lento.
Ao sul, a fênix vermelha, símbolo do verão, traz boa sorte.
Ao leste, a figura do dragão verde, enérgico e fértil, símbolo da primavera, traz proteção à cultura e à sabedoria.
Ao oeste, o tigre branco, símbolo do outono, representa o imprescindível e o aventureiro.
Levam-se em consideração os pontos cardeais, que devem estar diretamente relacionados ao animal. Assim como a ordem dos animais é importante, também é preciso que estejam relacionados aos símbolos da natureza, de maneira que o Chi (energia) possa fluir.

Escola da Bússola – A linha de pensamento mais adotada no Oriente une a astrologia chinesa a uma série de indicações, e encara o ser humano como a energia mais importante do ambiente
Comparada às demais correntes, a Escola da Bússola interpreta a técnica do Feng Shui de uma maneira mais complexa. Essa corrente valoriza, além dos pontos cardeais, o mapa astral de cada pessoa, seu elemento (Madeira, Metal, fogo, Terra e Água), seu número pessoal e os ciclos da astrologia chinesa.
A interpretação da Escola também mostra que é importante levar em consideração as cores, formas e materiais dos móveis, porque estão diretamente relacionados aos cinco elementos.
Após a análise dos pontos acima definidos, o consultor de Feng Shui chega a um número que vai definir as estrelas do ambiente. Ao todo, são oito, sendo quatro delas auspiciosas 9 Longevidade, Doutor Celestial, Felicidade, Sopro da Vida) e as outras quatro desfavoráveis (Fim da Vida, 6 Destruições, 5 Fantasmas e Desastres e Danos).
Levando-se em consideração a posição de cada estrela, o consultor neutraliza os cantos negativos do ambiente e, caso haja a necessidade, estimula os positivos.

Escola do Chapéu Negro – Essa corrente surgiu a 20 anos nos Estados Unidos.
O mestre chinês Thomas Lin Yun uniu os preceitos do Feng Shui à filosofia do budismo tântrico e, com isso, conquistou os ocidentais.
Esta interpretação do Feng Shui é baseada na simbologia, cujo símbolo maior é o BA-GUÁ, octógono que abriga as trigramas: Trabalho, Amigos, Criatividade, Relacionamentos, Sucesso, Prosperidade, Família e Espiritualidade.
Colocado sobre a planta da casa, o ba-guá define elementos, cores e objetos que devem estar nos ambientes.
Também é possível definir os melhores locais para serem instalados os cômodos da casa.
O centro do ba-guá é chamado Tai Chi e nele estão as forças Yin e Yang que juntas, constituem o “Tão, O Caminho”, princípio da harmonia entre o céu e a terra.
Os espaços Yin são representados por cores escuras, móveis com linhas curvas, pé direito baixo, sofás baixos e almofadas macias, porque o Yin é a energia feminina.
Já o Yang, a energia masculina, é representado pelas cores claras, móveis com linhas retas, pé direito alto e objetos altos. Todo esse equilíbrio fará com que o Chi flua livremente.

No Feng Shui os cinco elementos são utilizados como ferramentas essenciais da harmonização. Eles interagem no ambiente físico, proporcionando boa ou má sorte, que são os relacionamentos cíclicos produtivos e destrutivos.

Todas as escolas de Feng Shui são grandemente influênciadas pela teoria dos cinco elementos. A diferença é que, enquanto para a Escola da Bússola os elementos devem ser acrescentados ao projeto em sua verdadeira forma, na Escola do Chapéu Negro, por exemplo, eles podem ser representados por cores, aromas, plantas e objetos.


*Assim como a vida, o ser humano é extremamente mutável.
Pensamentos, objetos e opiniões, tudo se altera de maneira muito rápida. É por isso que tudo ao seu redor deve ter esse mesmo dinamismo.
O Feng Shui que harmoniza e equilibra os ambientes, também transforma a casa, escritório, amor, etc... em um espaço mais aconchegante, onde as pessoas têm mais felicidade, afeto umas pelas outras e sentimentos de forma mais harmoniosa. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário