sexta-feira, 7 de maio de 2010

Meditação de Maitreya Para a Paz!



A meditação de Maitreya para a paz baseia-se em uma meditação que o falecido Lama Yeshe, fundador do projeto Maitreya, conduzia frequentemente durante suas palestras públicas em todo o mundo. É um método prático que qualquer pessoa, de qualquer religião ou crença, pode usar para desenvolver a bondade amorosa, a causa-raiz da paz.

Em primeiro lugar, sente-se em uma posição confortável.
Durante alguns minutos relaxe seu corpo e sua mente.
Mantenha as costas eretas, deixe os olhos fecharem-se lentamente, e deixe todas as partes de seu corpo, todos os músculos relaxarem, de forma leve e aberta.
Deixe sua respiração ser natural, deixe-a fluir para dentro e para fora em um ritmo natural.

Relaxe sua mente, deixando quaisquer pensamentos que você possa ter em sua mente se distanciarem – pensamentos sobre o passado ou o futuro, sobre seu trabalho, outros lugares ou pessoas.
Deixe-os fluírem para fora de sua mente, focada no presente, no aqui e no agora, e na meditação que você está fazendo, sem se distrair com qualquer outra coisa.

Agora, visualize no espaço diante de você uma figura ou imagem que represente a pureza absoluta, bondade, paz, amor e compaixão universais, todas as qualidades positivas completamente perfeitas. Esta figura pode ser Maitreya, a corporificação da bondade amorosa, ou o Buda Sakiamuni, ou qualquer outra figura budista com a qual você esteja familiarizado. Se você é cristão pode ser Jesus, Maria, o Espírito Santo, ou qualquer um dos santos em que você tem fé. Ou pode ser outra figura de uma tradição religiosa com a qual você esteja familiarizado e que represente para você estas qualidades positivas. Pode ser apenas luz, um raio de luz branca ou dourada radiante. Escolha a imagem da pureza com a qual você sinta-se mais confortável, e imagine esta diante de você.

Não se preocupe em manter uma imagem perfeita, clara e bem definida. Apenas faça o melhor que puder, e sinta-se satisfeito por isso. O ponto mais importante é sentir que ela está realmente presente; que você está sentado diante desta representação de toda a bondade, perfeição, pureza, bondade amorosa e compaixão universal. Sinta, de fato, a bondade amorosa e a compaixão emanando desta imagem para você...
 
Agora visualize um fluxo de luz vindo dessa imagem até você, penetrando em todos os seus poros, entrando em seu corpo como se fosse uma jarra ou vaso vazio sendo preenchido por um líquido. A luz flui até as pontas dos dedos dos pés e das mãos, preenchendo-o completamente até alcançar o topo de sua cabeça. Ela preenche cada célula, átomo e partícula de seu corpo. Esta pura luz radiante purifica todos os seus problemas, sua dor – dor física ou doença, assim como a dor mental, infelicidade, medos, preocupações, raiva, ou quaisquer outros pensamentos e sentimentos negativos que possam existir em sua mente, e qualquer ação negativa que você tenha feito no passado – seu carma, marcas de ações dolorosas ou errôneas que você cometeu no passado e que ainda está carregando – todas elas são completamente purificadas.
Assim, tudo o que há de negativo em seu corpo e em sua mente desaparecem completamente, tornam-se inexistentes, à medida que você é preenchido por esta luz radiante de bem-aventurança.
 
Imagine que seu corpo torna-se claro e limpo como um pedaço de cristal. Imagine que sua mente torna-se calma e clara, livre de todos os pensamentos negativos e preocupações, e plena de sentimentos de bondade amorosa e compaixão.
Imagine que você mesmo e sua mente se fundem com a imagem diante de você, a corporificação de bondade amorosa e compaixão. Você mesmo se torna assim – totalmente positivo, amoroso e compassivo, pacífico e bem-aventurado.
 
Agora, gere em sua mente o desejo de compartilhar esta energia pacífica e amorosa com as outras pessoas, para que elas possam, também, ficar livres do sofrimento, e possam tornar-se amorosas, pacíficas e positivas. Lembre-se que a única forma de encontrar a paz interior e a paz externa, no mundo é desenvolver um bom coração com bondade amorosa e compaixão. Assim, imagine a energia da bondade amorosa irradiando-se de você, de seu coração, fluindo em todas as direções como raios de luz saindo do sol.
Imagine que esta energia toca primeiramente todas as outras pessoas que estejam na sala com você, ou na casa ou edifício em que você esteja.
Imagine que elas são preenchidas pela energia da bondade amorosa.
 
Então, irradie esta energia para todas as pessoas de sua vizinhança. Todas elas são preenchidas por esta luz. Irradie-a para todas as pessoas de sua cidade, e imagine que elas são preenchidas por esta energia e luz.
Continue irradiando-a para as pessoas de outros países, em todo o mundo, de forma que, gradualmente, todas as pessoas de todos os países em todos os lugares no mundo são preenchidas pela energia e luz.
E se você puder, imagine-se irradiando-a para todos os seres, não apenas pessoas, mas todos os seres vivos – animais, criaturas do mar, pássaros e insetos – todos os seres vivos em todos os lugares do mundo. Assim todos serão preenchidos pela energia da bondade amorosa.

Quando você quiser concluir a meditação, para não perder a energia gerada durante esta prática, dedique mentalmente esta energia para que a paz esteja com todas as pessoas, em todos os lugares, com todos os seres no universo – possam todos eles estar livres do sofrimento. Possam todos eles ser completamente preenchidos pela bondade amorosa.


*Não basta reconhecer, identificar uma emoção consciente ou uma tendência latente que seria trazida à superfície. É preciso saber “libertar” os pensamentos. Libertar os pensamentos e conseguir que eles não deixem marcas em nosso espírito. O domínio do espírito, portanto é fundamental.
Boa meditação!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário