quarta-feira, 5 de maio de 2010

COPAÍBA - Copaifera officinalis L.


 
  O que é que a Copaíba tem?
Origem:

Nome Científico: Copaifera officinalis L / Família Cesalpinoideae (Leguminosas).
A árvore da Copaíba é encontrada principalmente no sul da floresta tropical, particularmente no Brasil – Região Amazônica, também encontrada nos estados de Mato grosso, Minas Gerais e São Paulo.

Nomes Populares: Copaíba, óleo de copaíba, copaíba verdadeira, óleo vermelho, copaíba vermelha, copaíba da várzea do amazonas, copaíba de minas, pau-de-óleo em minas, pau d’óleo, podoi no Piauí e Ceará, bálsamo, copaíva, lopíuva, etc...
Partes Usadas: Casca e óleo (resina).

Características e Cultivo:

Árvore que atinge de 18 a 20 metros de altura com folhas alternadas e pecioladas, possui flores brancas pequenas e formando cachos ramificados, seu nome é de origem tupi guarani. Esta árvore fornece madeira de cerne vermelho-escuro, tecido compacto, poros pouco visíveis, de primeira qualidade para construção civil e naval.
Esta árvore produz em quantidade variável do famoso “óleo de copaíba”, insolúvel na água e conhecido como, bálsamo de copaíba. O óleo de copaíba é líquido e transparente mais ou menos viscoso, tendo a cor variável desde o amarelo claro até o castanho-claro dourado, seu cheiro é forte e sabor acre e persistindo o amargo.
É extraído de dentro do tronco da árvore com o auxílio de um instrumento chamado ‘trado’ que perfura o tronco sem danificar, após o processo de retirada do óleo, fecha-se o orifício usando um pedaço de madeira do mesmo, permitindo que ela continue produzindo essa importante resina.

Princípios Ativos:
 
Ao que tudo indica, seu princípio ativo é capaz de um efeito e tanto: matar nove tipos de células cancerosas. Conhecendo a ação poderosa de um composto químico, o hyrtiosal, contra várias linhagens de câncer, descobriu semelhanças entre suas moléculas e as do óleo de copaíba.
Na natureza, o hyrtiosal aparece apenas em esponjas marinhas da espécie Hyrtios erectus, exclusiva dos mares do Japão, Indonésia e também no mar Vermelho.
Para transforma o ácido copálico da planta no hyrtiosal das esponjas, isolaram uma molécula e a submeteram a diversas reações.
Na etapa seguinte o composto metamorfoseado foi a teste, aplicado em células de nove tipos de câncer: leucemia, melanoma, mama, mama resistente (um tumor mais específico que não costuma responder a tratamentos), pulmão, próstata, ovário, rins e de cólon. Os melhores resultados, com inibição do crescimento e morte das células malignas, apareceram na leucemia e no melanoma.
A copaíba, por sua vez é abundante por aqui. Além disso, a extração do óleo é fácil e tem custo reduzido.

Uso Medicinal:

Os índios já usavam o óleo para untar o corpo depois do combate para curar feridas, é um excelente anti-séptico,  antiinflamatório e combate as infecções.
O óleo de copaíba é um excelente desinfetante das vias urinárias e respiratórias - bronquites, asma ,catarros, pigarros, tuberculose e tosse.
Excelente remédio no caso de sífilis, cistite, sinusite, inflamação da garganta, leucorréia, psoríase, urticária e outras dermatoses são também usado como cicatrizante.
Em doses pequenas é estimulante do apetite, com ação direta sobre o estômago, úlcera, cicatrizante de pequenas irritações no couro cabeludo, auxilia também no tratamento de acne e de caspa.
Combate males ginecológicos e câncer, reumatismo, artrite, frieiras, varizes, derrames,
O crescimento de tumores diminuiu em 36%.
Ajuda a cicatrizar ferida. Laxante suave dos intestinos.
Nas cirurgias plásticas, o óleo da copaíba poderá evitar a formação de quelóides.
Excelente em casos de herpes.
Usado também na Cosmética: Óleos p/ massagens, cremes, perfumes, loções, etc.

 
*Copaíba – A farmácia Natural. A Medicina começa a comprovar um poder que a sabedoria popular conhece de longa data: o óleo de copaíba é pau pra toda obra.
Um tesouro natural que promete melhorar a cicatrização de feridas, ajuda no tratamento de vários males e  fortalece nosso sistema  imunológico.
Boa prevenção... JL.

Um comentário:

  1. Hola soy de perú ingeniero forestal y medio ambiente, muy interesante el blog sigue adelante saludos; ha visita mi blog de maderas es:http://maderasdemadrededios.blogspot.com/

    ResponderExcluir