quinta-feira, 27 de maio de 2010

Levedura de Cerveja.


 
Uma das mais ricas fontes de ferro orgânico.

 
A levedura de cerveja é constituída pelas células de microrganismo unicelulares.
Há duas variedades de levedura alimentar, a Torulla e Saccharomyces. Todavia, a variedade de maior utilização é sem dúvida a segunda, e é a ela que nós vamos referir.
A Saccharomyces cerevisiae, ou levedura de cerveja, designação atribuída em virtude de as primeiras cepas terem sido descobertas nas cubas de fermentação das fábricas de cerveja ( derivada do lúpulo, um produto resultante  do fabrico da cerveja), é atualmente produzida por modernas técnicas biológicas de fermentação em unidades de produção específicas.

Levedura é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. A levedura de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.

Ela é cultivada num substrato nutritivo adequado, ao qual são por vezes adicionados certos catalizadores com o intuito de aumentar a produção. Ela desenvolve-se com bastante rapidez – 500 kg de levedura produzem durante o seu desenvolvimento cerca de 50 000 kg de proteínas. Este fato, aliado ao fato de o substrato em que a levedura se desenvolve ser pouco dispendioso, faz deste alimento uma fonte protéica extremamente econômica, que poderá num futuro próximo ocupar um lugar preponderante na alimentação moderna.

É conhecida como um dos alimentos maravilhosos da natureza e realmente merece a sua reputação.
A levedura é uma excelente fonte de proteínas e vitaminas naturais. É um dos alimentos mais ricos em ferro orgânico e uma mina de ouro de minerais, oligominerais e aminoácidos. É sabido que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ( quando combinado com a lecitina de soja), contribui para tratar a gota e as dores articulares.

Possui propriedades reconstituintes, reguladoras, endocrinianas, desintoxicantes. Possuindo um papel importante como antioxidante na célula, contribuindo para a manutenção do estado reduzido de proteínas e enzimas. Notáveis efeitos sobre a pele mesmo em certas patologias renitentes. Execelente para diabéticos e para doenças com trastornos intestinais, em virtude do seu teor em enzimas e vitamina B, potássio, cromo e ferro.

A levedura contém todas as vitaminas do complexo B – com exceção da B12, que lhe pode ser acrescentada. Possui dezesseis aminoácidos, catorze minerais ou mais e dezessete vitaminas – com exceção as A, E e C. Pode ser considerada um alimento completo.

Como todos os alimentos protéicos, contêm grande quantidade de fósforo, pelo que  é aconselhável acrescentar mais cálcio à alimentação quando consome levedura. Embora atue juntamente com o cálcio, o fósforo em quantidades excessivas pode expeli-lo do organismo, dando origem a deficiências. O remédio é simples: aumente a sua ingestão de cálcio (o lactato de cálcio é bem assimilado pelo organismo).

As vitaminas do complexo B devem ser tomadas com a levedura para se tornarem mais eficazes, exercendo em conjunto uma função comparável à de uma central geradora de energia.

Pode a levedura ser misturada com líquidos, sucos de frutas ou água e ingerida antes da refeição dando saciedade, reduzindo o apetite e diminuindo o peso, impedindo-o assim de consumir uma apreciável quantidade de calorias. A levedura ingerida após as refeições, ajuda no ganho de peso, repondo os nutrientes na alimentação.

Muitas pessoas que se sentem cansadas e tomam uma colher de sopa ou mais com líquido, sentem que recuperam a energia em poucos minutos e que o efeito perdura por várias por várias horas.  


Existem várias fontes de levedura:

*Levedura de Cerveja – também denominada levedura nutritiva é derivada do lúpulo, um produto resultante da cerveja.

*Levedura de Tórula – Cresce sobre a polpa da madeira utilizada no fabrico do papel, mas pode ser produzida também a partir dos melaços.

*Soro – Um derivado do leite e do queijo (com melhor sabor e o produto não levedado mais potente).

*Levedura Líquida – Proveniente da Suíça a Alemanha – Desenvolve-se a partir de ervas, malte, laranjas ou toranjas.

Encontra-se no mercado das seguintes formas: Em pó, cápsulas, flocos e líquida.


*Evite a levedura de padaria (fermentos). As suas células vivas consomem as vitaminas B no intestino e privam o organismo de todas as vitaminas, enquanto na levedura nutritiva as células vivas morrem com o calor, não causando, portanto qualquer prejuízo.
As leveduras não são parte integrante da flora intestinal. Trata-se, sim, de uma criação (por parte da atividade microbiológica das leveduras) de ótimas condições para o restabelecimento da flora intestinal normal – lactobacillus. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário