domingo, 12 de setembro de 2010

Acupunctura - Agulhas que Curam.

Confira como funciona o tratamento da acupunctura:

De todas as terapias que se baseiam ou derivam da Medicina Tradicional Chinesa, a acupunctura tem sido a mais aceita pela alopatia, que, muitas vezes, usa-a como tratamento complementar. Dessa forma, a acupunctura acaba validando os antigos preceitos médicos da Índia e da China, tidos por muitos como mera metafísica.

Os princípios da Medicina Tradicional Chinesa começaram a ser estabelecidos há cerca de cinco mil anos, mas continuam a ser desenvolvidos até hoje. Da China, esse conhecimento irradiou-se para a Coréia, o Vietnã, o Japão e o Tibet. Atualmente, cerca de dois bilhões de pessoas no mundo inteiro se tratam com Medicina Oriental.

Os princípios desta medicina, tem sua raiz no Taoísmo, cujo principal foco é a observação das leis da natureza e suas implicações sobre os humanos. Isso levou à compreensão dos fundamentos que regulam a ordem das coisas e, também, da nossa saúde.

O Taoísmo sustenta que há leis naturais que governam o universo e, como somos parte dele, estamos sujeitos a essas leis. Há uma energia vital que permeia todas as coisas, o Chi, que se manifesta em duas formas postas – Yin / Yang.

As duas manifestações da energia vital chi complementam uma à outra, equilibrando e conferindo qualidades aos elementos que impregnam. Yin é negativo, feminino, a lua, a noite. Yang é positivo, masculino, o sol, o dia. Em nosso corpo, a desarmonia entre essas energias – Seja por excesso ou falta de uma delas, é o que gera as doenças. Isso leva a outro princípio da Medicina Tradicional Chinesa: o de que a ordem do universo é harmoniosa e organizada. Portanto, se vivemos de acordo com essas leis, seremos equilibrados e saudáveis.

Os taoístas reconhecem também que o universo é dinâmico e o movimento e a mudança, constantes. Como a falta de movimento, a estagnação, é contrária ao fluxo do universo, ela gera a doença. Os dois últimos princípios relacionam-se com o impacto do meio ambiente na nossa saúde. Como todas as vidas estão interligadas e os humanos são partes integrantes do universo, estamos intimamente ligados ao meio e, por isso mesmo, nossa saúde é profundamente influenciada por ele.


Acupunctura:

Uma das terapias da Medicina Tradicional Chinesa, mais conhecidas e utilizadas no Ocidente é a acupunctura. Altamente recomendada por causa de sua eficiência e pelo baixo nível de trauma que oferece, a terapia tem sido normalmente empregada como complementar da medicina alopática.

O diagnóstico da acupunctura baseia-se na observação do fluxo da energia chi no corpo humano. Há 12 canais principais por onde o chi flui, cada um deles ligado aos nossos órgãos. São os chamados meridianos, ou jing luo, em chinês.

Quando as energias yin ou Yang acumulam-se num desses meridianos, seja por trauma físico, infecção ou por algum motivo emocional, interrompendo e desequilibrando o fluxo do chi, ficamos doentes. Para restaurar o fluxo normal de chi, deve-se estimular os pontos de acupunctura, ou seja, locais específicos no corpo que afetam os diferentes meridianos e os órgãos a eles relacionados.

Na acupunctura, esses pontos são estimulados com agulhas ou moxabustão. Esta peculiaridade foi o que levou os monjes jesuítas no século 17, em missão no Oriente, a batizar esta técnica como acupunctura, do latim, acus, “ajuda” e punctura “punção”.

A origem as acupunctura remonta ao período neolítico, cerca de 8.000 a.C. No entanto, foi só na Dinastia Shang (1766 – 1123 a.C) que esta terapia pode ser formalmente reconhecida. Achados arqueológicos revelaram o uso de diferentes materiais ao longo do tempo. Foram encontradas agulhas de pedra, sílica, jade, ouro e prata – estas mais recentementes. Atualmente, as agulhas são feitas de aço maciço descartável. Em alguns casos são bi-metálicas, com encabeçamento de cobre. Mas, apesar de o emprego de agulhas serem o método mais usual, não é o único. Aplica-se, também, calor, pressão digital, corrente elétrica, laser e magnetos.

Ao que parece, a acupunctura foi introduzida no Ocidente por William Osler, no século 19. Osler usou esta terapia como um complemento aos seus tratamentos.
Mas a prática expandiu-se mesmo na década de 1970, quando a China começou a se abrir para o mundo.

No Brasil, é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Mas, apesar da aceitação e da aplicação da acupunctura pela medicina alopática, ela é tida como uma terapia complementar. Muitos médicos ortodoxos não vêem comparação científica neste método, O problema é justamente a teoria em que a acupunctura baseia-se. A ciência não aceita uma forma de “energia imaterial” que permeia toda a vida – o princípio do chi. Esta posição veemente acaba se chocando com a visão de diversos acupuncturistas.

O problema é, justamente, a comprovação científica. Enquanto a teoria do chi não for provada, não só a acupunctura, mas as diversas terapias vitalistas continuarão a ser vistas como “alternativas e “complementares”.


*A acupuntura pode ser definida como a estimulação de pontos específicos sobre a pele. Esta estimulação pode ser feita com a pressão da ponta do dedo ou com agulhas muito finas. O intuito é afetar o funcionamento do corpo.
Faça acupunctura e confira os efeitos benéficos da medicina Tradicional Chinesa, JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário