segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Budismo - Ciência do Espírito.


Budismo.

Pobre budismo! “É rejeitado pelos religiosos, que o definem como uma filosofia atéia, uma ciência do espírito, e pelos filósofos que o vinculam às religiões. Assim, ele não tem direitos de cidadania em lugar nenhum”.

O budismo lança uma ponte entre religião, filosofia, metafísica e sabedoria.
Budismo é uma tradição metafísica da qual emana uma sabedoria aplicável a todos os instantes da existência e em todas as circunstâncias.

O budismo não é uma religião, não tem dogmas e está ligado as mais altas verdades metafísicas.
Combina o conhecimento do funcionamento do espírito. É o caminho, uma via de salvação, aquela que levou o Buda ao despertar. É um método, um meio de alcançar a libertação por intenso trabalho mental e espiritual.

Budismo - Ciência do Espírito - Buda disse: Não basta reconhecer, identificar uma emoção consciente ou uma tendência latente que seria trazida à superfície.

É preciso saber “libertar” os pensamentos. Libertar os pensamentos e conseguir que eles não deixem marcas em nosso espírito, que não o arrastem para a confusão. Sem isso eles geram facilmente uma reação em cadeia.

Um pensamento de desprezo, por exemplo, se transforma em animosidade.
O mesmo ocorre com o sofrimento, o desejo, a arrogância, o ciúme, o medo, etc...
Estas insatisfações vêm de uma multidão de emoções perturbadoras.

A motivação inicial é escapar ao sofrimento. O sofrimento resulta da ignorância, portanto, é a ignorância que é preciso dissipar.
E a ignorância, em essência, é o apego ao EU, e à solidez dos fenômenos.
O apego à existência do EU é uma das principais manifestações da ignorância.

Reconhecer a vacuidade dos pensamentos. Sem domínio dos pensamentos, a pessoa não pode dominar os próprios actos. Portanto, é preciso aprender a libertar os pensamentos e as emoções.
O domínio do espírito, portanto é fundamental.

*Budismo – Física Quântica. JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário