domingo, 14 de novembro de 2010

Ômega - 3 e Ômega - 6.


A importância da relação entre ômega-3 e ômega-6.

Os ácidos graxos, ômega-6 e ômega-3, são ditos essenciais por não poderem ser fabricados pelo corpo humano – só chegam a nós por meio da alimentação – e precisam estar em equilíbrio em nosso organismo, pois estão em permanente competição pelo controle de nossa biologia.

Os ômega-6 facilitam a estocagem das células adiposas, a coagulação e as respostas inflamatórias às agressões exteriores, enquanto o ômega-3 atua na constituição do sistema nervoso, tornam as células mais flexíveis, acalmam as reações de inflamação e limitam a fabricação de células adiposas. Ou seja, o equilíbrio da fisiologia depende do equilíbrio entre esses dois ácidos.

O problema é que nos últimos 50 anos essa relação mudou em nossa alimentação. Antes os animais que nos servem de alimento comiam pastagem, forragem, o que mantinha tal equilíbrio. Hoje, porém, em nome da produção em massa, a base da alimentação desses animais são o milho, o trigo e a soja, cereais pobres em ômega-3 e rico em ômega-6. Como conseqüência, esse desequilíbrio em favor do ômega-6 aumenta a inflamação, a coagulação e o crescimento das células adiposas e cancerosas.

E por que isso ocorre? Porque a base da alimentação ocidental é gordura: carnes, leite e queijo pobres em ômega-3 e rico em ômega-6. Como se não bastasse, os produtos industrializados (tortas, biscoitos, bolachas, salgadinhos, batata frita) são feitos com margarina vegetal à base de óleo de girassol (70 vezes mais ômega-6 que ômega-3), de soja (sete vezes mais ômega-6 que ômega-3) ou de canola (três vezes mais ômega-6 que ômega-3). Isso explica porque no Brasil há tantas crianças e adultas obesas e mal nutridas.

Adicionando-lhes à alimentação, por exemplo, linhaça; ou ingerir alimentos ricos em ômega-3. As fontes principais de ômega-3 são peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e óleo de peixe, além de sementes e óleo de linhaça.

Mais sobre ômega-3:
O consumo regular de ômega-3 melhora a concentração, as habilidades motoras e a memória; aumenta a motivação e a velocidade de reação; neutraliza o estresse e previne doenças degenerativas cerebrais. Previnem inflamações articulares, aumento da imunidade, reduz colesterol, excelente para secura ocular, queda de cabelo, inflamações intestinais, etc...
O ômega 3, pode ser de origem animal e vegetal: de sementes ou de peixes.

'O tempo não cura tudo.
Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções'. M.M.
*Excelente antiinflamatório...recomendo...JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário