terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Criador do Reiki / Mikao Usui.


Mikao Usui

Reiki foi descoberto no Japão, no inicio do século passado, pelo Dr. Mikao Usui, durante um retiro e jejum que fez no Monte Kurama, durante 21 dias.  

Os antigos sábios acreditavam que a energia envolvia e penetrava todos os organismos vivos e que o equilíbrio / desequilíbrio dessa energia estaria diretamente relacionada com o bem estar e o estado de saúde de cada organismo.

Mikao Usui viveu da 1865 até 1926. Era padre Cristão em Kioto (Japão) e professor na Universidade local. seus estudos se concentravam em descobrir como Jesus conseguia realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as máos través da força vital que as pessoas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava. Em vão foi à Ameríca, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou doutor em Teologia.

De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórnula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados ativam e captam a Energia Vital Universal.

Passou então um longo tempo no Monte Kurama desenvolvendo a técnica do Reiki.
Quando voltou, passou a se dedicar "a recuperação de mendigos nas ruas de Kioto, e aí, certamente fez a sua descoberta mais importante.

Ele curava as doenças e uma vez recuperados, os mendigos eram estimulados a buscar trabalho para deixarem as ruas... Mas não era esso que vinha acontecendo. Passado algum tempo, Mikao começou a encontrar rostos conhecidos em suas perigrinações pelas ruas. Eram os mendigos que ele havia tratado e que estavam de volta à antiga vida...

Perplexo, ele perguntou aos mendigos a razão daquela conduta e ouviu deles que preferiam mendigar porque era mais fácil...basta curvar um pouco as costas, tornar o olhar perdido e reclamar de tudo e de todos...

Pronto! Esta construído o cenário da infelicidade, onde a maioria habita.

Abalado, Mikao se questiona onde teria errado... Concluiu após uma demorada reflexão que curava as doenças daqueles mendigos, mas eles não estavam preparados para sentir o prazer de uma nova vida... Percebeu, então que a cura mais importante é a do espírito...não é o corpo que adoece, é a alma...
O corpo apenas reflete o que está acontecendo ni íntimo do nosso ser.

Mikao descobriu que ainda não tinha ensinado para aqueles mendigos o verdadeiro caminho da transformação, que é buscar dentro de si mesmo a própria luz.
Ainda não tinha ensinado a eles o Dharma, a atitude correta, simplificada nos 5 princípios do Reiki:
*Só por hoje não sinta raiva e nem fique zangado.
*Só por hoje abandone as preocupações...
*Só por hoje agradeça as bênçãos recebidas...
*Só por hoje faça seu trabalho honestamente...
*Só por hoje seja gentil com o próximo e com todos os seres vivos de todos os mundos...

Só por hoje, a cada dia...

Reiki quer dizer Energia Vital Universal. É uma técnica científica, baseada na Física Quântica de equilíbrio energético, utilizando a impostação das mãos. É de origem Tibetana, usa a simplicidade e o amor.
O reiki aproxima o indivíduo do seu corpo, da sua mente e da sua consciência. Só pode se manifestar através do amor.

*Segundo a medicina tradicional Chinesa (e não só), o universo é energia. Tudo o que existe material ou não é constituído exclusivamente por energia. A energia vital influencia todos os aspectos da vida de um indivíduo, como tal é importante que o seu fluxo circule livremente em cada um e à sua volta. Sempre que esse fluxo de energia de alguma forma é bloqueado, total ou parcialmente, uma parte da nossa vida é alterada. O desequilibro dessa energia vital poderá estar na origem de grande parte dos conflitos, grandes ou pequenos, com que as pessoas são confrontadas no dia a dia, bem como na origem das doenças.
Um dos métodos mais simples e eficaz para dissolver bloqueios de fluxo de energia é o Reiki, pois permite captar a energia vital e reequilibra-la no organismo. JL.

“Estamos vivos porque a energia vital flui em nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário