sábado, 5 de março de 2011

Bardana - "Arctium lappa”.


Bardana ,  Arctium lappa.

A fama da bardana vem de muito tempo: os gregos a utilizavam como medicamento e nos tempos medievais ela era incluída em várias formulações destinadas à cura. Algumas referências sugerem que o seu nome científico "Arctium lappa" deriva do grego "arctos" (= urso) e "lambanô" (= eu tomo), em alusão ao aspecto peludo da planta.

A bardana (Arctium lappa) é uma planta herbácea perene, da família das compostas, podendo alcançar um metro de altura.
Apresenta um caule robusto, normalmente avermelhado, e uma raiz com 60 cm de comprimento.
Tem folhas ovaladas em forma de coração, bastante grandes, verdes na parte superior e esbranquiçadas na inferior.
As suas flores, de cor púrpura. O fruto que dá é um aquênio avermelhado com manchas negras.
Também conhecida como gobó, é depurativa, diurética (eliminador do ácido úrico), colerética, laxativa, diaforética, anti-séptica, estomáquica e antidiabética.

Em fitoterapia emprega-se a raiz fresca e seca (em forma de chá). As folhas tenras podem utilizar-se na culinária como verdura e os talos tenros como se fossem espargos.
O óleo extraído das sementes (contêm entre 15 a 20% de gordura) é utilizado como óleo comestível, para a elaboração de linimentos e também para o fabrico de sabões e verniz.

Colhem-se as raízes de um ano, ou antes, da floração da planta. As raízes da bardana em flor são demasiado lenhosas. Ao retirá-las da terra são cuidadosamente limpas e as maiores são divididas e secas com calor suave.

Dores Reumáticas:
Devido às propriedades mencionadas anteriormente, a bardana é muito eficaz no combate às dores.
A raiz da bardana é utilizada também na homeopatia (Radix bardanae). A tintura da raiz, dinamizada homeopaticamente, costuma ser empregada contra afecções dermatológicas (acne, furúnculo, eczema do couro cabeludo) e nos bloqueios do metabolismo.

Povos orientais consomem a bardana para combater vários problemas. Raízes e sementes são ingeridas para combater cálculos renais, reumatismo e problemas da vesícula. A infusão das folhas também é utilizada com a mesma finalidade.
Do ponto de vista nutricional, esta raiz apresenta boas qualidades: Fornecem proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C.

Propriedades Nutricionais:
Usada como alimento, a bardana é altamente nutritiva e estimulante do sistema nervoso e imunológico, eliminando, também, o ácido úrico. Fornece proteínas, glicídios, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina A, B1, riboflavina, niacina e vitamina C.
Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.
Assim como todas as raízes, a bardana também é rica fonte de sais minerais.

As potencialidades da raiz da bardana estão concentradas na casca, tanto que a sabedoria popular afirma que ela não deve ser retirada, para que não sejam perdidas suas propriedades.
Para usá-la, é preciso remover bem a terra, escovando-a, mas não descascando-a.
Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, em razão do ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo.
Para evitar esse escurecimento, é só deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de vinagre ou limão.

*Há quem diga que as propriedades anti-sépticas da bardana ganharam fama, pois tiveram uma comprovação digna da realeza: a planta teria livrado o rei Henrique III de França de uma grave doença de pele... JL.
Muito usada na Med. Trad. Chinesa, na alimentação, fitoterápicos, chás, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário