sexta-feira, 4 de março de 2011

Morre uma Grande Brasileira / Aracy.


Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, fez a passagem...

Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, paranaense de 102 anos, viúva do escritor Guimarães Rosa, morreu nesta segunda feira em São Paulo.

Ela estava internada no Hospital Albert Eisntien. Sofria de Mal de Alzheimer, mas morreu de causas naturais.

Na Alemanha às vésperas da segunda Guerra Mundial, Aracy e Guimarães se conheceram, se amaram, casaram e viveram felizes...

Trabalhavam no Consulado Brasileiro em Hamburgo. Aracy ajudou várias famílias judias a saírem na Alemanha nesse período. Ela trabalhava como encarregada da seção de vistos do Consulado. Conseguiu visto de refugiado para muitos judeus.
Era um momento difícil porque a política de Vargas proibia estes vistos através de uma Carta Secreta que definia a posição brasileira para os funcionários diplomáticos.

Nos museus do holocausto de Jerusalém e Washington, Aracy foi homenageada no jardim dos justos, por salvar muitas vidas. Única mulher mencionada no Museu do Holocausto, é importante ressaltar sua existência e exaltá-la na história do Brasil na II Guerra Mundial.

*Guimarães Rosa fez uma dedicatória à mulher: “A Aracy, minha mulher, Ara, pertence este livro”, na obra “Grande Sertão: Veredas”... Um dos livros fundamentais da Moderna Literatura Brasileira... JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário