terça-feira, 5 de julho de 2011

Benefícios da Banana.


Originária do quente e úmido Sudoeste Asiático, a banana alastrou-se por todas as regiões brasileiras desde que aportou por aqui, no século 15. Prática e saborosa, é opção para qualquer hora! Sorte de quem a consome, afinal, tem alto teor nutritivo.
A banana fornece um terço das necessidades diárias de potássio que, além de melhorar as contrações musculares, auxilia o metabolismo de carboidratos e proteínas. Também é rica em minerais como magnésio, fósforo e sódio, que fortalecem os tecidos do corpo e ajudam na formação de ossos e dentes.

O alimento também leva ao organismo vitamina A - importante para a manutenção da pele, dos olhos, das membranas, células nervosas e sanguíneas, bem como algumas glândulas do corpo, Vitamina B1- que desencadeia o processo de conversão da glicose, fornecendo energia para as funções do dia-a-dia, vitamina B2 - desintoxicante do organismo e produtor de células vermelhas, vitamina B5 - protege o fígado das toxinas e é essencial para a produção de colágeno.

Ajuda Contra o Fumo: As vitaminas encontradas na fruta estão associadas a vários estudos contra o combate ao fumo. Ela ajuda as pessoas que estão largando o cigarro. Seus níveis elevados de vitaminas A1, B6, B12 e C, além de potássio e magnésio, fazem com que o corpo se recupere dos efeitos da retirada da nicotina.
A vitamina A é indicada no tratamento respiratório provocado pelo fumo;
Vit: A e C também combate os males causados pelo tabagismo, além de ser um excelente antioxidante;
O magnésio diminui a ansiedade e, consequentemente, a vontade de fumar;
O potássio é bom para normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro (diminuindo com o consumo do cigarro).
As vitaminas do complexo B e o ácido fólico garantem a queda dos níveis de homocisteína, que tem efeito maléfico no coração.

Pressão Controlada: Comer banana regularmente ajuda a reduzir o risco de hipertensão e acidente vascular cerebral (AVC). As fibras solúveis da fruta ajudam a reduzir os níveis de colesterol e, consequentemente, controlam a pressão arterial.

Sem Cãimbras: Essa contração súbita, que dura pouco, mas causa uma forte dor muscular é geralmente provocada pela ausência de minerais e vitaminas no organismo, especialmente o potássio.

Intestino Regulado: Ela tem essa função graças à boa presença de fibras, como a pectina. Esses nutrientes ajudam a tonificar o baço e o pâncreas, responsáveis pelo funcionamento do tubo digestivo. A massa da banana-verde ajuda a nutrir as bactérias da flora intestinal e, com isso, contribui para normalizar as funções intestinais.

Mais Energia: A fruta é ótima fonte de energia, revitaliza o sistema muscular, contém vitaminas e minerais que dão vigor ao organismo e é menos calórica do que se pensa. O alimento tem uma significativa quantidade de carboidratos de fácil digestão.

Biomassa: É a extração da poupa da banana-verde cuja consistência é perfeita para preparo de doce e salgados como; pães, bolos, molhos, geléias, quibe, maionese, e macarrão.
A banana verde contém grande quantidade de amido resistente (AR), carboidrato de que não é absorvido no intestino delgado. Ele é fermentado no intestino grosso, produzindo um tipo de ácido graxo que preserva o colón. O AR aumenta o número de lactobacilos no intestino, o que ajuda a proteger a região de câncer e de problemas do coração, possui baixo índice glicêmico, assim pode ser consumido por portadores de diabetes tipo2.

Não é para todos: Apesar das vantagens da frutas, alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. Isso porque a banana tem elevado índice glicêmico, ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina. O excesso de glicose no sangue é convertido em ácidos graxos e triglicerídeos, mais tarde, armazenados na forma de gordura. Devido á grande quantidade de potássio, quem sofre de insuficiência renal também deve evitar o alimento.

*Olha a Banana...
A fruta diminui a vontade de fumar, controla a hipertensão, fortalece os músculos, afasta os sintomas da TPM, protege o coração, regula as funções intestinais e até melhora o humor. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário