sábado, 2 de julho de 2011

A Importância das Plantas na Vida do Homem.

 
Desde os mais remotos tempos, as plantas vêm sendo utilizada para cura de muitas doenças.
O emprego do ópio (extraído da papoula) já era utilizado 4 mil anos antes da descoberta da morfina como analgésico. Os egípcios, no Antigo Império, utilizavam plantas como o Zimbro na cura de diversas doenças. Gregos e romanos aprofundaram as pesquisas fitoterápicas, escrevendo tratados em que relacionavam doenças sintomas e ervas eficazes no seu tratamento.

A medicina fitoterápica está embasada sobre uma tradição secular, associada a fatos lendários. Ela nos foi transmitida oralmente, de geração em geração, e consiste na nossa herança cultural médica. Os nossos avôs, que viveram numa época em que os quintais das casas dispunham de terrenos externos, cultivaram o seu “paraíso vegetal”, os famosos chás, para todas as idades e tipos de males.

Os quintais acolheram, e o caboclo ervatário que ia buscar nos campos as ervas medicinais para abastecer as farmácias, para aviar receitas nos antigos boticários, faz parte do folclore. Houve troca, com certeza, para pior, pois descobriu-se o fabuloso “paraíso químico” contribuindo para o uso indevido e abusivo de drogas químicas.

As plantas desde sempre foram os companheiros mais próximos do homem, pois embora possamos sobreviver sem animais, não podemos sobreviver sem as plantas.
Tendemos a não reconhecer o papel das plantas, no entanto, elas constituem a nossa maior fonte de alimentos, abrigo, vestuário etc.

Até o ar que respiramos depende da atividade das plantas. Apesar de toda nossa capacidade científica e tecnológica, não conseguimos igualar as células vegetais no metabolismo da luz solar, transformando-o em energia para vida e crescimento. O simples fato de olhar uma planta ou de respirar seu aroma pode ser profundamente terapêutico.

Desde as épocas mais antigas, a vida humana está indissoluvelmente ligada às plantas.
As plantas estão sempre ao nosso dispor quando precisamos delas.

Fonte: Guia das Ervas.


*As plantas são conhecidas e têm sido usadas pelos seres humanos desde a sua origem, aproveitando-lhes as propriedades nutritivas, mas também os sabores, os odores, fontes de propriedades curativas.  
As plantas medicinais são plantas na preparação de remédios, que agem devido a existência de substâncias químicas, também chamadas de princípios áticos que são responsáveis por aliviar ou curar enfermidades. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário