quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Beterraba.

 
A beterraba trata-se de uma raiz tipo tubérculo rica em açúcar da família das Amarantáceas. Há diversas espécies conhecidas, sendo que aquelas de coloração branca geralmente são usadas na extração de açúcar, enquanto que as de coloração vermelha são empregadas na alimentação.

Especialistas afirmam que a cor e a forma de uma fruta ou verdura, combinam com suas propriedades. Daí cabe lembrar que não é lenda associar o vermelho-escuro da beterraba a propriedades que fazem bem ao sangue.
Essas hortaliças contêm minerais como, ferro, cálcio, enxofre e potássio, além de substâncias como clorina, betacaroteno e vitaminas C. Os sais minerais encontrados na beterraba contribuem diretamente para o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar, construindo glóbulos sanguíneos e células, estimulando as glândulas linfáticas, rins e bexiga.

Suas folhas também são aproveitadas, pois apresentam carotenóides, que ajudam a prevenir certos tipos de câncer, e manganês, que também fortalece o fígado, os glóbulos vermelhos, contribui para o bom desempenho do cérebro, das funções reprodutoras, estrutura óssea e metabolismo da glicose. Não é recomendável tomar o suco de beterraba puro, pois o mesmo poderá causar uma paralisia temporária nas cordas vocais, urticária, taquicardia, arrepios de frio e febre. Beba-o diluído com outro mais suave, como o de maçã, cenoura ou pepino.

A beterraba ajuda a combater a inflamação – As pessoas cujas dietas têm uma maior dose de consumo de Colina (encontrada na soja) e seu metabólito Betaína (encontrada naturalmente em vegetais como a beterraba e espinafre), têm níveis mais baixos de inflamações, pelo menos, 20% menor do que indivíduos com um menor consumo médio.

Os marcadores de inflamação crônica tem sido associados a uma ampla gama de condições incluindo doenças cardíacas, osteoporose, declínio cognitivo, doenças de Alzheimer e diabetes tipo 2.
A ingestão diária recomendada de Colina foi estabelecida em 1998 a 550 miligramas por dia para homens e 425 miligramas por dia para as mulheres.
No IDI foi definido para Betaína, que uma vez que é um metabólito da Colina, não é considerado um nutriente essencial.

 A Beterraba Protege Contra Defeitos Congênitos – beterrabas são especialmente ricos em Folato vitamina B, que é essencial para o crescimento do tecido normal. Comer alimentos ricos em Folato é especialmente importante durante a gravidez, desde que sem Ácido Fólico suficiente, a coluna vertebral da criança não se desenvolve adequadamente, uma condição chamada de defeitos do tubo neural.  A necessidade diária de Ácido Fólico é de 400 microgramas. Apenas um copo de cozido, beterraba cortada contém 136 microgramas de Folato.

A beterraba tem várias funções terapêuticas: Anemia, distúrbios da bexiga, câncer, circulação linfática, distúrbios cardíacos, hepáticos, menstruais, renais e visuais.
Doenças de pele, fadiga, gravidez, parto, menopausa, excesso de peso e pressão sanguínea alta ou baixa.

Ação dos principais micro-nutrientes encontrados na beterraba: Substâncias / Indicação.

Colina – Inchaço no fígado, pressão alta e hemorragia nos rins.
Vitamina A – Cegueira noturna, pele seca e áspera, fadiga, perda de olfato e apetite.
Vitamina B6 – Anemia, nervosismo, fraqueza muscular, dermatite, edemas e alergias.
Vitamina C – Sangramento nas gengivas, dores nas articulações, cura lenta de
Ferimentos e fraturas, equimoses, corrimento nasal, má digestão.
Ferro – Fraqueza geral, imperfeições da pele.
Sódio – Perda de peso, cãibras musculares, desidratação, língua seca e alcalose.
Potássio – Arritmia, rins intoxicados, nervosismo, pressão alta e fraqueza em geral.

Escolhas beterrabas lisas e firmes, de preferência orgânicas e pequenas, que costumam ser novas e macias.


*O pigmento que dá a beterraba as suas ricas cores, roxo e vermelho Betacianina também é um poderoso agente de combate ao câncer. As Beterrabas têm eficácia contra câncer de cólon, em particular, tem sido demonstrado em vários estudos. JL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário