quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Porcos Tatuados / Wim Delvoye.


O artista conceitual belga Wim Delvoye não poderá expor em seu país sua última intervenção: alguns porcos vivos tatuados. O artista foi proibido pelo ministério da Saúde do país porque violaria a lei sobre proteção e bem-estar dos animais caso expusesse a obra.

Os porcos já foram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Londres e na galeria Laura Pecci, em Milão, "onde não tive problemas com as autoridades", disse Delvoye. O artista se manifestou "profundamente surpreendido, porque sempre acreditei que na Bélgica as pessoas eram muito tolerantes".

Wim Delvoye se prepara para expor, na China, porcos tatuados com símbolos, como o da grife Louis Vuitton. Wim apresentará em sua exposição oito animais tatuados, que posteriormente devem ser vendidos, segundo informa nesta quinta-feira o diário online Ana Nova.

O Centro de Exposições de Xangai concordou com a exposição dos porcos, desde que eles não tenham um cheiro desagradável.

Wim Delvoye, que vive em Pequim, importou da Europa os animais para o projeto, que chama de "Art Farm", e os tatuou ainda pequenos.

Um porta-voz da galeria de arte de Pequim disse que os animais não estão à venda, mas que futuramente a pele dos porcos será vendida por aproximadamente 60 mil libras cada.
Durante a exposição, os suínos usarão protetor solar para evitar danos à pele, que deve garantir lucros ao artista.

*Wim Delvoye é um vegetariano, apesar de ter uma fazenda de porcos nas cercanias de Beijing, China. Mas ele não pensa no toucinho defumado - Wim tem outros planos para seus porcos: ele faz tatuagens neles. Segundo Wim, os porcos vivem mais e melhor do que aqueles que os comem. JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário