segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Flor da Era do Gelo / Silene stenophylla.

Cientistas conseguem ressucitar flor da Era do Gelo.

Planta foi ressuscitada a partir do fóssil de um fruto. Trinta anos atrás, um esquilo siberiano da espécie Urocitellus parryii coletou sementes e frutos de uma planta chamada Silene stenophylla e os levou para sua toca subterrânea. O que aconteceu com o esquilo depois disto, não se sabe. Mas o material vegetal que ele coletou ficou preservado no solo congelado (permafrost) da tundra siberiana. E agora, 30 mil anos no gelo permanente da Sibéria, cientistas russos descongelaram essas sementes e frutos e trouxeram a planta de volta à vida.

Amostras descongeladas de tecido placentário extraído dos frutos da planta foram cultivadas em laboratório e induzidas a formar novas plantas inteiras, num processo conhecido como organogênese (formação de órgãos).

As plantas clonadas se desenvolveram perfeitamente. Primeiro, foram cultivadas e propagadas in vitro, depois transferidas para vasos com terra, floresceram, foram fertilizadas, produziram sementes que germinaram e deram origem a mais plantas, e assim por diante. Segundo os pesquisadores, essas plantas são “os mais antigos organismos multicelulares vivos”.

A Silene, ainda existe, apesar de ter mudado um pouco de aparência (fenótipo) nos últimos 30 mil anos. Mas é certo que sementes e frutos de muitas espécies que não existem mais também estão preservados no permafrost siberiano, cuja camada de solo congelado pode ter centenas de metros de espessura. A amostra do estudo estava 38 metros abaixo da superfície.

A Silene stenophylla é a planta mais antiga a ser regenerada e, de acordo com os cientistas, ela é fértil, produz flores brancas e sementes viáveis.

Pesquisadores canadenses já haviam conseguido reavivar plantas muito mais novas que a S. stenophylla a partir de sementes. O estudo russo, no entanto, reafirmou que o tecido pode ser conservado no gelo por dezenas de milhares de anos, abrindo caminho para uma possível ressurreição de mamíferos da Era do Gelo.
Estudo abre caminho para uma possível ressurreição de grandes mamíferos como os mamutes.
O experimento comprova que o gelo permanente serve como um depósito natural de antigas formas de vida.

Os pesquisadores conseguiram recuperar o fruto da planta depois de investigar dezenas de fósseis escondidos em depósitos de gelo, na margem do rio Kolyma no nordeste da Sibéria, os sedimentos datam 30.000 a 32.000 anos.
Cientistas pretendem ressuscitar mamutes em cinco anos.
Encontrados no Tibete fóssil de grandes mamíferos da Idade de Gelo.

*Os sedimentos foram firmemente colados e, muitas vezes totalmente preenchidos com gelo, tornando impossível qualquer infiltração de água – o que criou uma câmara de congelamento natural, completamente isolada da superfície. JL

2 comentários:

  1. AMEI ESSA DESCOBERTA DEPOIS DE ANOS TENTANDO DESCOBRIR UM SIGNIFICADO(ORIGEM) PARA O MEU NOME E EIS O QUE DESCUBRO, UMA FLOR SILENE STENOPHYLLA, UMA FLOR QUE RESSUSCITOU DEPOIS DE 30 E/OU 32 MIL ANOS NÃO É INCRÍVEL?

    ResponderExcluir