quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alimentos Para o Controle do Colesterol!

Preocupada com o colesterol?
Conheça os principais alimentos que ajudam a equilibrar os níveis de gordura no seu organismo. 
O ideal é incluir pelo menos um deles na sua alimentação diária. 
Dê preferência às gorduras vegetais em vez das gorduras animais.

Abacate - a gordura monoinsaturada do abacate contribui para o aumento significativo do HDL - o "bom" colesterol.

Alcachofra - é diurética: ela aumenta o volume da urina e elimina líquidos.
É desintoxicante: ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. É depurativa: ativa os mecanismos de limpeza do corpo. Promove a digestão das gorduras: alcachofra regula o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras do colesterol. Assim, estas não se acumulam no corpo, ajudando-nos a emagrecer.

Aveia - é rica na fibra Beta Glucana, que diminui o LDL. A fibra mantém o bolo alimentar por mais tempo, dando maior saciedade e reduzindo a absorção de açúcar e gordura.

Azeite de oliva - quando utilizado no preparo dos alimentos, ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) além de aumentar o colesterol bom (HDL).

Berinjela - o consumo do suco com a casca da berinjela reduz o colesterol em geral até 19%, de acordo com um estudo da Unicamp. A berinjela é responsável por não absorver substâncias que auxiliam na digestão de gordura.

Chocolate - na versão com 70% de cacau, ele evita a obstrução dos vasos sanguíneos, devido aos flavonóides, que contribuem para a redução do mau colesterol. O ideal é consumir 38g de cacau em pó ou chocolate amargo diet, diariamente (sem exagero).

Gergelim - o gergelim contém lignana, substância que atua na redução do colesterol total. Também é rico em gordura monoinsaturada, que diminui o LDL (colesterol "ruim") do sangue.

Linhaça - a linhaça é rica em ômega 3 e ômega 6, que reduzem o mau colesterol e aumentam o bom colesterol, além de possuir um alto teor de fibras que controlam a taxa de colesterol no sangue.

Chia - Seu uso tem os seguintes benefícios: melhora o trânsito intestinal, regula a glicose, diminuição da absorção do mau colesterol, etc. Contém óleo de ácido alfa-linolênico graxos, ácidos graxos ômega 3, que desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso, na regulação de processos inflamatórios, no controle da pressão arterial e prevenir certos tipos de câncer, além de diminuir o risco de diversas doenças crônicas.

Maçã - a fruta possui pectina, uma substância que age para equilibrar o colesterol no organismo. Quando é dissolvida na água, ela produz um bolo gelatinoso que absorve os ácidos biliares e diminui a absorção de gordura no sangue.

A Farinha de Banana Verde - contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura do mau colesterol e promovendo um melhor funcionamento intestinal.
 
Farinha de Uva - alguns estudos já comprovam que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncer.

Farinha de Laranja - assim como a farinha de maçã, o alimento também possui a pectina, que aliada a uma alimentação equilibrada também contribui para o emagrecimento. A farinha de laranja melhora o funcionamento intestinal e diminui as taxas de colesterol e o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois ‘sequestra’ o mau colesterol (LDL) das artérias e o elimina pelas fezes.

Pistache - o pistache possui fitoesteróis, substâncias responsáveis por reduzir o colesterol ruim e evitar o entupimento dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas.

Proteína de soja - assim como o pistache, a proteína de soja também contém fitoesteróis que reduzem o LDL, pois diminuem a absorção de gordura.

*O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
Fique de olho no seu colesterol.  Coma mais peixe, eles são ricos em ômega 3 e menos calóricos do que a carne. JL

2 comentários:

  1. Para o chocolate ter um efeito benéfico ao nosso organismo, ele deve apresentar 70% de cacau. Os que encontramos no supermercado de marca famosa estão cheios de açúcar.

    ResponderExcluir
  2. Mayara, os chocolates diet que vendo na loja são compostos de 70% de cacau e isentos de açúcar branco (alimento vazio). São deliciosos,e super benéficos para a saúde. Apareças por cá e coma um chocolate comigo sem medo de engordar, bsss

    ResponderExcluir