quarta-feira, 30 de junho de 2010

Madame Tussaud’s Museum.


Madame Tussaud's Museum
Marie Grosholtz Tussaud's, nasceu em Strasbourg, França, em 1761. Seu pai, um soldado que lutou na Guerra dos Sete Anos (Grã-Bretanha e Prússia contra Áustria, França e Rússia) faleceu dois meses antes do nascimento da filha. Durante os primeiros cinco anos de vida, Marie viveu em Berna com a sua mãe, que trabalhava como governanta na casa de Philipe Curtius, um médico com extrema habilidade em esculpir em cera partes anatômicas do corpo humano.

Quando o doutor Curtius mudou-se para Paris, levou consigo Marie e sua mãe, introduzindo-as a um mundo criativa e politicamente fascinante. O médico ensinou a Marie as técnicas de modelagem em cera. E rapidamente lhe foi permitido modelar personalidades da época como François Voltaire e o americano Benjamim Franklin. A exposição do doutor Curtius era tão famosa que passou a ser financiada pela Família Real Francesa. Tão logo o talento e a habilidade de Marie tornaram-se conhecidos ela foi convidada – aos dezenove anos – a ser tutora da irmã do Rei Luis XVI. Em 1789, o doutor Curtius chamou-a de volta a Paris.

A capital era o centro caótico da sangrenta Revolução Francesa. Marie e sua mãe foram presas e compartilharam a mesma cela de Josephine de Beauhamais, que mais tarde viria a desposar Napoleão Bonaparte. Entretanto, Marie foi encarregada de preparar máscaras de cera utilizando como molde as cabeças dos prisioneiros que haviam sido guilhotinados. Entre estes figuravam Maria Antonieta, Luis XVI e Jean Paul Marat (o filósofo revolucionário morto por Charlotte Corday). Em 1794, o doutor Curtius faleceu e deixou para Marie toda sua coleção de cera. Marie continuou seu trabalho até praticamente sua morte. Dedicou seus últimos anos à sua própria escultura em cera. Em abril de 1850, aos 89 anos, Marie Tussaud – grande mulher do século XIX – sucumbiu. Em 1835 finalmente a coleção de Marie Tussaud se estabeleceu em Londres, próximo ao local onde hoje se encontra a Madame Tussaud’s Museum.

*Madame Tussaud’s Museum, é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 7 filiais em, em Paris, Nova York, Hong Kong, Las Vegas, Amsterdam, Hollywood e Berlim. Visitei este Museu em vários países, um luxo, imperdível! JL.

terça-feira, 29 de junho de 2010

O Presídio da Meditação.

 
Em Tihar, nos arredores de Nova Délhi, em um dos maiores estabelecimentos prisionais do mundo contemporâneo, deu-se experiência singular.

Ali, em presídio de segurança máxima, conhecido como um inferno sem solução, onde estão internados mais de treze mil detentos, a criatividade pura e simples de uma diretora, agindo sem recursos e investimentos públicos do governo indiano, foi a campo com a utilização de técnica milenar: a criação de clima favorável ao estabelecimento de estado contemplativo, submetendo os detentos a períodos de meditação profunda, com a finalidade terapêutica de livrá-los de seus sofrimentos pessoais, proporcionando-lhes melhor qualidade de vida.

A técnica, denominada Vipassana (termo que significa “visão interior”), foi inicialmente concebida por Sidarta Gautama, o Buda, e aplicada aos presos indianos acabou por levar ao quase aniquilamento da reincidência, corrupção e uso de drogas nos presídios onde está funcionando. Em razão do sucesso imediato, foi estendida aos funcionários dos estabelecimentos e proporcionou a proliferação de cursos periódicos em uma área especialmente criada para reflexão.

A transformação modelar de Tihar nos últimos treze anos da experiência acabou fazendo-a referência para outros presídios indianos. Mais do que isso, atraiu a atenção de estudiosos e pesquisadores do mundo todo sobre o fenômeno do controle das angústias das populações carcerárias. Mereceu a atenção da psicanálise e da psiquiatria, já que reflexão não é técnica convencional de pacificação de presidiários.

Na verdade, a experiência abriu caminho inédito com a adoção de solução prática e econômica para contenção dos problemas carcerários, transformando a vida na prisão em rotina mais suportável e, por conseqüência, menos violenta. Também são diversos os problemas aqui enfrentados pelas autoridades.

Demandaram pronta solução, será justo reconhecer que a experiência do presídio indiano é uma demonstração forte de que o pragmatismo também é fator determinante no encaminhamento de soluções nos presídios. O que se deu naquela paragem distante foi, na verdade, a modificação radical em um ambiente antes violento e corrupto. Teve o mérito marcante de se basear na criatividade de autoridades públicas no trato com questões polêmicas e, inclusive, no enfrentamento da realidade que permitiu, com o auxílio de métodos não convencionais de cumprimento de pena, o abrandamento da crise.

A experiência contemplativa de Tihar propiciou aos condenados o resgate da dignidade e do sentido do cumprimento da pena. Trabalhou a acumulação das tensões que dominam os ambientes carcerários, trazendo demonstração de que a vocação e a criatividade das autoridades são fatores determinantes para tornar mais justa e equilibrada a vida das populações carcerárias.


*Pode parecer estranho para os padrões ocidentais. Não se nega. A realidade brasileira é bem diversa. Também são diversos os problemas aqui enfrentados pelas autoridades no trato com a delicada questão.
Porém, se considerarmos que no Brasil o desvio do dinheiro público, perdão, a falta de recursos públicos e a urgência para o encaminhamento da crise, são na essência, os mesmos problemas que em Tihar, violência e corrupção...O Brasil gosta muito de construir presídios, mas... por inércia do Estado, o surgimento e fortalecimento de facções criminosas organizadas, instalou-se o caos. Agora, para administrar as corrompidas penitenciárias brasileiras há necessidade de urgência e eficiência, características que, há muito, haviam sido abandonadas na administração pública do sistema. JL.

Depois do Beijo, o Casamento.

Olhei para ela
Ela olhou para mim.
Então foi assim
A primeira piscadela.

Assim tudo começou:
A troca de olhares,
Nos diversos lugares
E nunca cessou.

Depois, um sorriso,
Que me pareceu
Que aconteceu
Um sério compromisso.

Ainda crianças,
de apertos de mão,
Cheios de emoção,
Nasceram esperanças.

Chegando à adolescência,
Um ardente beijo aconteceu
E o amor venceu,
Com verdade e decência.

Quanta emoção
Um beijo desperta
E como aperta
O inocente coração!

Com aquele contato,
Que gerou felicidade,
Era, perante a sociedade,
A assinatura de um contrato.

Nós nos casamos
E os filhos vieram,
Cresceram e disseram:
Nós os amamos.

Nós dissemos amém.
Produtos do amor,
Com todo louvor,
Nós os amamos também.

 "Levy de Menezes".

*Por conta desse laço forte e profundo que os une, é  comum no primeiro encontro ambos se reconhecerem mutuamente, sentirem uma afinidade e emoções profundas, inexplicáveis aos olhos da mente racional do ego, pois o reconhecimento se dá em nível de alma dos dois.
Adoro seus poemas quando falam de amor! JL.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Farinha de Maracujá.


Farinha de Maracujá, durante a digestão, diminui a absorção de gorduras e açúcares.

A Farinha de Casca de Maracujá (Passiflora edulis, f. flavicarpa, DEG), o maracujá, seja realmente considerada o fruto dos deuses. É um alimento natural, sem nenhum tipo de aditivo, rico em fibras. A semente é rica em óleo com alta concentração de ácidos graxos insaturados, com predominância do ácido graxo Linoléico. Em função dessa riqueza, esse óleo pode ser comparado aos óleos mais saudáveis para alimentação humana.

A casca desidratada e transformada em farinha, é outro alimento importante principalmente em função as altas concentrações de fibras solúveis e insolúveis que a possuem, 21% e 35%, respectivamente.  Vários estudos confirmam os efeitos benéficos das fibras, principalmente as solúveis, sobre o metabolismo de carboidratos e lipídeos (óleos e gorduras). Estudos epidemiológicos e clínicos demonstram os benefícios das fibras em relação a várias patologias. As fibras promovem uma limpeza no organismo, eliminando as toxinas e equilibrando o metabolismo.

O maracujá é consumido por muitas pessoas que querem se acalmar, combate a insônia, a TPM. Todas as partes do maracujá têm substâncias que beneficiam a saúde. A polpa contém vitamina C e antioxidantes, que auxiliam na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa e na cicatrização. As substâncias que agem contra o estresse se concentram nas folhas. O chá das folhas ativa a serotonina e controla a ansiedade.

Apesar de somente 30%, ser aproveitado pelo homem na forma de polpa, muito utilizada para a elaboração dos mais variados alimentos, como sucos, sorvetes, cremes, drinques, etc. o restante, 70% dessa matéria-prima são desprezadas pela indústria que o processa, sendo 60% de casca e 10% de sementes.

A farinha de casca de maracujá é rica em pectina (a pectina se concentra na parte branca da casca do maracujá), uma fração de fibra solúvel capaz de reter água, formando géis viscosos que retardam o esvaziamento do estômago. Além disso, é pouco calórica: 1 colher (sopa) tem cerca de 50 calorias. No intestino, esse gel diminui a absorção de gorduras e açúcares ingeridos, mandando-os embora com a digestão. Esse efeito, junto à sensação de saciedade aumentada, auxilia na perda de peso e faz com que a fome demora mais a voltar.

Os efeitos benéficos dessas fibras já são conhecidos, as solúveis ajudam no controle de absorção de carboidratos e lipídeos, enquanto que as insolúveis na regulação do intestino, eliminando principalmente a prisão de ventre e evitam certos tipos de câncer que se desenvolvem no cólon e reto. No controle do diabetes e do colesterol, no aumento da saciedade devido ao maior tempo de esvaziamento gástrico, contribuindo para a perda de peso em indivíduos obesos, na prevenção de certos tipos de câncer, bem como em outros problemas relacionados com o funcionamento do intestino.

Testes experimentais mostraram o efeito hipoglicêmico dessa farinha em ratos diabéticos, onde a glicemia desses animais teve um decréscimo médio de 22% ao longo dos ensaios.

Em função dessas características, a farinha de casca de maracujá é um alimento muito importante para portadores de obesidade, diabetes e possuidores de altas taxas de colesterol.
Apesar desses efeitos benéficos, não é um remédio, não cura essas patologias, somente ajuda no controle dessas doenças.
Graças à pectina, a farinha impede que a taxa de açúcar no sangue aumente rapidamente, evitando os picos de glicose que prejudicam os diabéticos.

*A farinha da casca de maracujá não serve só para emagrecer, uma das ações mais poderosas desse alimento é a prevenção e o controle do diabetes, devido à sua ação hipoglicemiante. JL.

domingo, 27 de junho de 2010

Livre Arbítrio.



Entre dois caminhos.

Muitas vezes escolho a do penhasco.

viro remédios, viro uma bela adormecida dopada de Prozac.

Subo no alto de uma ponte e creio estar com asas imensas.

Romper a vida,

cortar o fio que liga meu corpo, cansado e machucado, da minha alma sempre viva.

Uso a cartada final,

meu livre arbítrio.

Sei que ninguém me julgará,

mas a vida se comprometerá a fazer com que eu arque com as conseqüências de meu ato.

Rezo para que não tenha que passar pela terra novamente.

Mas sou falha, humana, dotada de incertezas, de impulsos, desejos e apegos.

Muitas vidas se sucederão.

Resta-me procurar a sabedoria.

Seguir o caminho da verdade.

Para assim amenizar meu karma,

meu Dharma.

O fim não pode ser premeditado.

O ato não deve ser consumado.

Tenho um papel a interpretar,

uma vida a seguir,

Uma missão a cumprir.

A escola terrestre é que deve dar as orientações.

Diante da morte,

devo ter consciência da vida que me aguarda.

Desprender do que fui,

Desgarrar-me do corpo que usei.

É neste momento que darei as mãos ao meu guia e assim caminharei para a luz.

Vou me sentir dentro de um cinema,

onde o filme, é a história de minha vida.

A película certamente será um drama,

mas agora não caberá lenço de papel e de pano para conter minhas lágrimas.

Não há tempo para remorsos,

não há tempo para culpas.

Devo me purificar e ter lucidez para fazer novas escolhas,

escolher circunstâncias para aprender o que muito me falta.

Carências devem ser supridas,

erros devem ser corrigidos.

Pessoas e momentos, se cruzam.

E nesse cruzamento nada é por acaso.

Tudo na vida tem seu ciclo, para começar e terminar.

O fim não termina com a morte.

A morte é o começa de uma vida cheia de novas oportunidades e aprendizado.

"Cátia Menezes".

*Minha filha linda, adorei o texto, lindo, perfeito. Obrigada! JL.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

REIKI - Cura Quântica.


A História do Reiki.

A história do Reiki se desenrola desde os primórdios da Humanidade, e esse sistema de cura certamente é mais antigo do que qualquer relato escrito.
O Reiki em toda a sua extensão, primeiramente é necessário conhecer de onde veio e como chegou ao Ocidente.

O Reiki Tradicional começa por volta de 1800, mas já era muito antigo mesmo nessa época. Informações anteriores à escrita humana só podem ser obtidas por meio de canalização de energia; embora o material recebido dessa forma deva ser interessante e de nos fazer pensar.
Reiki é um sistema de cura pelo toque das mãos de incomparável simplicidade e eficácia. É uma parte de cada um de nós. Um dia foi universal e nunca deveria ter-se perdido.

Em 1991, Laurel “canalizou” informações sobre a origem do Reiki. Ela escreveu como sendo originária do planeta que também enviou muitos deuses e deusas armados para a Terra, a cultura-raiz do que mais tarde se tornou a Índia pré-patriarcal. O deus hindu, que hoje conhecemos como Shiva, e que era feminino naquele tempo, foi quem trouxe o Reiki para cá e ela quer ser lembrada por essa dádiva. Quando o corpo humano foi projetado para esse planeta, o Reiki foi incorporado no código genético como um direito de nascimento para todos. O Reiki é uma parte de cada um de nós.

Quando as pessoas da cultura-raiz deixaram a terra de Mu para colonizar o que hoje é a Índia e o Tibet, o Reiki continuou com elas, embora Mu, posteriormente, tenha-se perdido. As mudanças na Terra, que primeiramente destruíram Um e, mais tarde, a Atlântida, produziram vários conflitos culturais, obrigando que o sistema de cura fosse conhecido só por uns poucos eleitos.

Quando, no século XIX, um japonês (Mikao Usui), buscou a origem do método de cura de Jesus e de Buda, ele a encontrou entre os vestígios antigos da cultura primeva de Shiva, nos ensinamentos esotéricos da Índia.
A história do Reiki Tradicional começa na metade do século XIX com Mikao Usui, que era diretor da Universidade Doshisha, em Kyoto, Japão, e também um pastor Cristão. Quando seus alunos pediram que mostrasse o método de cura de Jesus, Mikao Usui iniciou uma busca que duraram dez anos para encontrar e aprender a técnica.
Mikao Usui deu à energia de cura o nome de Reiki, que quer dizer energia da força universal.

Quando autoridades cristãs do Japão disseram-lhe que essa cura não devia ser assunto de discurssão e mito menos conhecida, Usui buscou a informação no Budismo. Há semelhanças surpreendentes entre a vida de Buda na Índia (Sidarta Gautama, 620-543 a.C.) e a vida de Jesus histórico. Monges budistas disseram a Usui que o antigo método de cura espiritual (Reiki) fora perdido e que a única maneira de se aproximar dele era por meio dos ensinamentos budistas, o Caminho da Iluminação.

O que é o Reiki?

O ato de impor as mãos sobre o corpo humano ou sobre um animal para transmitir bem-estar e aliviar a dor é tão antigo quanto o instinto. Quando sentem dor, a primeira coisa que as pessoas fazem é colocar as mãos sobre a região dolorida.
O toque humano transmite calor, energia, serenidade e cura. Também transmite carinho e amor.
O corpo vivo, de um homem ou de um animal, irradia calor e energia. Essa energia é a fonte da vida em si, e tem tantas denominações quanto as civilizações que já existiram.
Essa energia na Índia é conhecida como Prana, na China como Chi, no Japão como Ki e é dessa palavra que o Reiki tem sua origem.

Ki como “energia, ar, respiração, vento, sopro Vital, essência Vital... Energia ativadora do Universo.
Ki é um tipo de energia elétrica que o corpo produz, e determina o estado de saúde. Quando o Ki deixa o organismo, a vida cessa. Ki ou Chi também é a energia essencial da vida na Terra, nos planetas, nas estrelas e no céu: essas fontes de energias afetam o Ki do organismo vivo. Tudo o que tem vida contém Ki, e o irradia – é a energia biomagnética da aura.

Na energia da força vital do Reiki, a pessoa que está sintonizada como agente de cura Reiki teve os canais de energia do seu corpo abertos e livres de bloqueio pela iniciação em Reiki. Agora, ela não só recebe um aumento da energia vital, ou Ki, para sua própria cura, com também se liga à fonte de todo o Ki do Universo.

O Reiki não é uma religião nem está filiada a nenhuma. Essa energia vital é a fonte da vida em si, um conceito e um fato muito mais antigo do que qualquer filosofia religiosa.
Enquanto tudo o que tem vida tem Ki, uma iniciação em Reiki aumenta indefinidamente a ligação do receptor com sua fonte.

Ao receber a primeira iniciação em Reiki I, o iniciante torna-se um canal para a energia de cura universal. Desde o momento da iniciação e vida afora, tudo o que ela precisa fazer para se ligar ao Ki de cura é colocar as mãos sobre si mesmo ou em outra pessoa e deixar-lo fluir naturalmente através de si. A iniciação, colocando a pessoa em contato direto com a fonte do Ki, também aumenta a energia de sua força vital.

O Reiki é dividido em três graus:

*Reiki I - A iniciação cura as doenças físicas da pessoa – autocura.

*Reiki II – Aumenta visivelmente o potencial de energia de cura e se concentra na cura emocional, mental e Kármica da pessoa que a recebe.

*Reiki III – É o grau de Mestre / Instrutor – A iniciação implica a energia espiritual, e a pessoa que a recebe alcança a cura espiritual.

A energia Ki também cura em todos os níveis do corpo – físico, emocional, mental e espiritual.


*A energia do Ki está sempre fluindo, sem nenhuma direção, através das mãos do agente de cura. Este pode ou não ter consciência de que região do corpo precisa ser curada, mas a energia do Ki tem uma inteligência muito além da humana e se irradia para onde é necessária. Ela não é retirada do curador nem de sua aura, mas da Fonte Viva.
Reiki, cura quântica - a energia flui através dos Chakras. JL.

sábado, 19 de junho de 2010

BUDISMO no Mundo Contemporâneo.


Budismo o Caminho do Dharma.
Ensinamentos com o Khentrul Tashi Sonam Tulku Rinpoche em Nga Yab Ling - Domingos Martins-ES.
Desde o ano de 2000, Rinpoche vem regularmente ao Brasil, sendo o diretor
Espiritual do Centro de Dharma Buda da Compaixão, em vitória, ES.
Seus alunos de Vitória e Belo Horizonte ofereceram esta terra que recebeu o nome de Nga Yab Ling, ou Terra Pura de Padmasambhava, onde será construído um templo budista tibetano.

Segundo Rinpoche, a construção deste Monastério trará grandes benefícios e será uma fonte de ensinamentos Budistas da tradição Vajrayana, divulgando o Dharma dos ensinamentos não-sectários (os med) da tradição tibetana. Todos serão bem-vindos para visitar, meditar, estudar o Dharma, e trabalharmos juntos para a promoção de uma cultura de paz e altruísmo.

*Khentrul Tashi Sonam Rinpoche:

Venerável Khentrul Tashi Sonam Rinpoche nasceu em 1967 na região de Kham Kardze, Tibet. Sua antiga casa foi localizada próximo a uma stupa construído pelo grande mestre Berotsana. Desde muito jovem ele mostrou ser uma criança muito especial, com muitas qualidades especiais, tais como, olhando para todos os seres com grande compaixão, sempre envolvido em atividades virtuosas e com grande inteligência.  Devido a isso, ele foi reconhecido como a reencarnação de um grande ser de vários lamas. Recebeu o nome de Tashi Sonam, que significa auspicioso e mérito. 

Neste momento, durante a Revolução Cultural, o estudo e a prática espiritual foram proibidos, de modo Rinpoche foi para a escola primária na sua aldeia. Lá, ele ultrapassou seus colegas em todos os campos e se tornou um objeto de admiração e elogios de todos.

Na idade de oito Rinpoche deixou escolaridade secular. Ele percebeu que a educação para a realização mundana não tinha sentido. Foi para o eremitério de montanha de Yama Sidthar Rinpoche, um mestre altamente realizado que estava meditando em segredo. Ele estudou e praticou com esse mestre por cinco anos. Yama Sidthar Rinpoche reconheceu-o como uma encarnação de Yudra Nyingpo, um grande ser que se beneficiariam da doutrina e dos seres. O mestre viu Tashi Sonam Rinpoche como seu aluno do coração e transmitiu todos os seus conhecimentos e sabedoria a ele, incluindo todos os ensinamentos secretos, assim como o conteúdo de um vaso que está sendo derramado em outro.

Então, de acordo com as instruções de seu mestre, Rinpoche foi Serthar Ciências da Universidade Monástica Cinco, um dos maiores centros de estudos e da prática budista no mundo de hoje. Ele estudou diligentemente por oito anos ignorando todas as dificuldades de sustento e duras condições de vida.

Sob o conselho de Sua Santidade Khenpo Jigme Phuntsok Rinpoche, ele comprometeu-se a formação intensiva em ambos Sutra e Tantra, e em particular os ensinamentos Dzogchen, como os Sete Tesouros da Lonchenpa (chen klong bdun mdzod), os quatro ramos da essência mais íntima (snying thig ya bzhi), e muitos outros ensinamentos que podem trazer o Estado de Buda em uma única vida.

Rinpoche também recebeu muitas outras transmissões e iniciações de Sua Santidade.
Rinpoche acompanhou Sua Santidade em peregrinação ao local sagrado das Cinco Peaked Mountain (Wu Tai Shan), o lugar sagrado de Manjushri (o Buda da sabedoria). Lá eles realizaram orações, como a aspiração de Oração Noble Conduta (bzang lam smon spyod) e muitas outras orações para o benefício dos seres. Depois, Rinpoche recebeu ensinamentos e iniciações de muitos outros mestres altamente realizados e estudiosos. Quando chegou a hora de Rinpoche para servir os seres sencientes, ele foi entronizado por Sua Santidade Khenpo Jigme Rinpoche Phunstok como professor Khenpo () em seu mosteiro e serviu o mosteiro, ensinando as escrituras budistas, aos monges e estudantes.
Então, ele começou a girar a roda do Dharma em todo o mundo. Ele abriu a porta do Dharma nos lugares mais remotos, ensinando todos os tipos de pessoas, de acordo com seus interesses e inclinações e assim foi extinto milhares de pessoas com o néctar do Dharma profundo.

Rinpoche leva uma vida muito simples, mantendo apenas as necessidades básicas. Ele usa todo o seu tempo para ensinar os outros e levá-las a prática. Ele dá tudo o que  tem para ajudar os mosteiros e os pobres.


*Sinto-me previlegiada por fazer parte deste grupo, poder estudar e receber os ensinamentos do Dharma através de um SER iluminado como Tashi Sonam Rinpoche.
O Dharma é o resultado de vibrações adquiridas durante várias encarnações.
Dharma: a condição de impermanência de todas as coisas, os defeitos do sansara, causa e efeito (karma), e a necessidade de se entregar - confiar-se a um mestre espiritual. A soma dessas vibrações é o karma. Durante nossa jornada espiritual nós agimos, tomamos decisões, julgamos e escolhemos. Construimos karma com outras almas também: ligações, dívidas, afinidades, gostos e desgostos.
Entendi!!! karma gera Dharma. JL.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

JOSÉ SARAMAGO - O Escritor da Lucidez.

 
O Último Contemporâneo.

Estou triste pela morte do escritor da lucidez o português José Saramago, que morreu nesta sexta-feira aos 87 anos, deixando uma obra densa para a posteridade. Era conhecido tanto por seu talentos literário como por suas visões polêmicas em relação a Igreja Católica e a política.
Saramago era um comunista ferrenho e não se furtava a emitir opiniões, seja em seus livros, seja em entrevistas. Afirmou que era um "comunista hormonal". Ao mesmo tempo, desferia duras críticas à esquerda, que "não pensa nem atua". Vão-se as polêmicas, fica a obra. Seus desafetos incluíram a Igreja Católica, o governo israelense e o ex-presidente americano George W. Bush.

"A viagem não acaba nunca. Só os viajantes acabam. E mesmo estes podem prolongar-se em memória, em lembrança, em narrativa. Quando o visitante sentou na areia da praia e disse".

“Não há mais o que ver”, saiba que não era assim. O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite, com o sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre".

"Se puderes olhar, vê. Se puder ver, repara".

"Retrato do desmoronar completo da sociedade causado pela cegueira que aos poucos assola o mundo, reduzindo-o ao obscurantismo de meros seres extasiados na busca incessante pelo poder. Crítica pura às facetas básicas da natureza humana encarada como uma crise epidémica. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente. Caso contrário, continuará uma máquina insensível que observa passivamente o desabar de tudo à sua volta".

"Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente, ainda é muito pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro".

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa somos nós".

"Levei uma vida a olhar para dentro dos olhos das pessoas. É o único lugar do corpo onde talvez ainda exista uma alma".

*Última reflexão postada no blog de José Saramago sobre a Sociedade Atual:

"Pensar, pensar".
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".


*O escritor português era um dos maiores nomes da literatura contemporânea, vencedor do prêmio Nobel de Literatura no ano de 1998 e de um prêmio Camões - a mais importante condecoração da língua portuguesa.
*Sempre que morre um bom escritor, a gente perde. Por sorte, sua obra fica. Saramago conseguiu, revelar com profundidade a alma humana.
O último contemporâneo!!! JL.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Elysia chlorotica / Fusão de animal e vegetal.


Elysia chlorotica, muito prazer.

Molusco “rouba” DNA de algas e se transforma em híbrido: vive como animal, mas se alimenta como planta.

Um molusco esquisito e feio, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque esse animal, cujo nome científico é Elysia chlorotica, não é bem um animal: é um híbrido de bicho com planta.

Cientistas de três universidades americanas descobriram que o Elysia conseguiu incorporar um gene das algas, o psbO, e por isso desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se alimentar apenas de luz e CO2, como as plantas.

Segundo o biólogo Sidney Pierce, da Universidade da Flórida – “Ele consegue produzir sua própria energia, sem comer nada”.
Essa estranha capacidade é a mais nova proeza do Elysia, cujas habilidades evolutivas têm chamado a atenção da comunidade científica. Antes de se transformarem em híbridos de animal com vegetal, os moluscos dessa espécie costumavam engolir algas e usar os cloroplastos (pedaços de célula que contém clorofila) delas para fazer fotossíntese.

Os pesquisadores ainda não sabem como o molusco conseguiu se transformar em planta, mas tudo indica tratar-se de um caso clássico de seleção natural.
Um indivíduo da população da espécie teria sofrido a mutação, levando vantagem (por conseguir se alimentar de luz) e transferido a habilidade aos descendentes.
Pura Teoria da Evolução. Darwin continua irretocável. Mas a árvore da vida, e suas divisões entre gêneros e espécies, podem precisar de um pequeno adendo.

O Surgimento da fotossíntese foi um dos momentos grandiosos da história da vida aqui na Terra.
A Elysia chlorotica, uma lesma marinha hermafrodita verde escura, encerra os mecanismos para levar a cabo a fotossíntese, como resultado do estabelecimento de uma relação simbiótica intracelular com os cloroplastos que rouba à alga haplóide Vaucheria litorea, que constitui a sua fonte alimentar.

O pequeno animal obtém os cloroplastos após perfurar a parede e sugar o conteúdo das células da alga, que armazena nas células do seu ramificado intestino, que se prolonga por todo o corpo, onde permanecem funcionais. A associação estabelece-se em cada geração.


*Elysia chlorotica - Planta ou Animal? JL.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dalai Lama - Poema.


Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior. Estas atitudes se refletirão em mudanças positivas no seu ambiente familiar. Deste ponto em diante, as mudanças se expandirão em proporções cada vez maiores. Tudo o que fazemos produz efeito, causa algum impacto.

Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz. Se não há mais amor dentro de você, se você continua a ver os outros como inimigos, não importa o conhecimento ou o nível de instrução que você tenha, não importa o progresso material que alcance, só haverá sofrimento e confusão no cômputo final. O homem vai continuar enganando e subjugando outros homens, mas insultar ou maltratar os outros é algo sem propósito. O fundamento de toda prática espiritual é o amor. Que você o pratique bem é meu único pedido.

Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Seria muito mais produtivo se as pessoas procurassem compreender seus pretensos inimigos. Aprender a perdoar é muito mais proveitoso do que simplesmente tomar de uma pedra e arremessá-la contra o objeto de sua ira. Quanto maior a provocação, maior a vantagem do perdão. É quando padecemos os piores infortúnios que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si e aos outros.
A agressão é uma tendência que faz parte do nosso íntimo. Por isso, temos de lutar contra nós mesmos. Homens criados em ambientes rigorosamente não-violentos acabaram se transformando nos mais horríveis carniceiros. O que prova que a semente da mais insana agressividade mora nas profundezas de cada um de nós. Mas nossa verdadeira natureza é de modo geral pacífica. Todos nós conhecemos as agitações da alma humana, que está sujeita a imprevistos assustadores. Mas essa não é a sua força dominante. É possível e é necessário dominar a agressividade.

O que mais nos incomoda é ver nossos sonhos frustrados. Mas permanecer no desânimo não ajuda em nada para a concretização desses sonhos. Se ficamos assim, nem vamos em busca dos nossos sonhos, nem recuperamos o bom humos! Este estado de confusão, propício ao crescimento da ira, é muito perigoso. Temos de nos esforçar e não permitir que a nossa serenidade seja perturbada. Quer estejamos vivenciando um grande sofrimento, ou já o tenhamos experimentado, não há razão para alimentarmos o sentimento de infelicidade.

A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito.
É através da arte de escutar que seu espírito se enche de fé e devoção e que você se torna capaz de cultivar a alegria interior e o equilíbrio da mente. A arte de escutar lhe permite alcançar sabedoria, superando toda ignorância. Então, é vantajoso dedicar-se a ela, mesmo que isto lhe custe a vida. A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter sua mente constantemente rica através da arte de escutar, não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas.
Quando estiver praticando a caridade, faça-o com alegria e com um semblante radiante. Devemos praticar a caridade com um sorriso no rosto e otimismo no coração.

O aprimoramento da paciência requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça mal. Esse tipo de pessoa nos dá a chance de praticarmos a tolerância. A nossa força interior é posta à prova com mais intensidade do que aquela de que o nosso guia espiritual seria capaz. Em essência, o exercício da paciência nos protege da perda da confiança.

*Dalai Lama, monge e doutor em filosofia budista, Prêmio Nobel da Paz, agraciado com mais de 100 títulos honoris causa, líder e mentor do povo tibetano, 14º Dalai Lama, é uma das vozes mais lúcidas e comprometidas com a paz, o diálogo e a compaixão no cenário mundial contemporâneo. JL.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Linhaça Dourada / Linho / Lino - (Linum usitatissimum).

Propriedades da Semente de Linhaça.

Nos últimos anos tem-se falado muito dos efeitos curativos da semente de linhaça – dourada ou marrom.

A semente de linhaça dourada é importada do Canadá e dos E.Unidos.
Os investigadores do Instituto Científico para Estado da Linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

As investigações e as experiências clínicas têm demonstrado que o consumo em forma regular de sementes de linhaça previne ou até mesmo a cura de numerosas doenças – Câncer: de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc...
Protege o organismo e evita a formação de tumores.
Fonte natural de fibras, lignanas e ômega 3, e ômega 6, 9, fitoestrógeno, vitaminas e minerais
Suas sementes apresentam propriedades emolientes e laxantes.

A semente de linhaça contém 27 componentes anticancerígenos, um deles é a Lignana . A linhaça contém 100 vezes mais Linana que os melhores grãos integrais.
Além da alta concentração de fibras, ômega 3, 6, a linhaça é muito rica em um Fito estrógeno chamado Lignana = São compostos fito estrógenos que imitam a ação do estrogênio, promovendo o equilíbrio hormonal.

Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada Taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exercem um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. JH. Vane, Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais, ômega 3, 6 9 na prevenção de problemas cardíacos.

A semente de linhaça dourada é muito rica em cálcio, magnésio, fósforo, minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, possui Vitamina E, e é um excelente antioxidante natural.
A linhaça por conter muitos óleos essências, retarda o envelhecimento da pele, é considerado um excelente rejuvenescedor.

A linhaça ajuda a controlar a obesidade, elimina o colesterol, excelente para baixa de peso, e da saciedade por ser rico em fibras dietéticas (solúvel e insolúvel), excelente para Diabete (reduz açúcar no sangue), controla picos de glicemia.
Excelente alimento para os olhos. Atua à nível da secura do olho, secura vaginal, gordura nas vistas, falta de lágrimas, etc...
Produzida de forma orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, possui alto teor vitamínico e seus benefícios nutricionais são indiscutíveis.

Como e onde atua a linhaça:

*Sistema Imunológico:

A linhaça por conter os azeites essências, ômega 3, 6, 9, e um grande conteúdo de nutrientes que precisamos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças. Útil para o tratamento da anemia. Alivia alergias e Lupus.

*Doenças Inflamatórias:

Diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em Ti te, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite, etc...

*Sistema Digestivo / Intestinal:

Ajuda no tratamento e cura do câncer do intestino, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos. Previne os divertículos nas paredes dos intestinos. É um laxante suave.

*Retenção de líquidos:

O consumo regular da linhaça ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

*Sistema Nervoso:

As sementes de linhaça são essenciais no tratamento da pressão arterial. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos idosos, os problemas de conduta (esquizofrenia), A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais urotransmisores.

*Condições da Pele e Cabelo:

O consumo de linhaça torna a pele mais suave, antienvelhecimento. É ideal para pele seca e pele sensível aos raios do sol. Atua muito bem em casos de psoríase e eczema.
É excelente para a calvície e também no tratamento da caspa. Enfim qualquer problema relacionado com o couro cabeludo.

*Diabete:

O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Boa notícia para o insulinodependente.

*Vitalidade Física:

Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício, pois ela contém magnésio e cálcio...

*Sistema Cardiovascular:

A linhaça é ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, desfaz os coágulos sanguíneos. Regula o colesterol ruim.

*Modo de Uso:

A linhaça deve ser tostada ou triturada para ser consumida. Não convém comer in natura, pois os grãos são lisos e fogem da mastigação, ( escorrega).
Usar com frutas, em vitaminas, em pães, bolos, na refeição, no suco, no leite de soja, enfim em tudo um pouco de linhaça.
Tomar duas colheres de sopa por dia ou quatro colheres de sobremesa ao longo do dia.

*Encontra-se linhaça na Forma de:

Em cápsulas de 500 a 1000mg.
Linhaça dourada orgânica – em pó ou tostada.
Em forma de azeite – óleo de primeira pressão a frio .

*Pode ser usada por mulheres grávidas, idosos, crianças, enfim... Todas as idades.
* Uso interno e externo (máscaras facial, manchas, acne, espinhas, pano branco) sua geléia ajuda a nutrir o cabelo.

*Linhaça fonte de juventude interna e externa. JL.

Chapeuzinho Vermelho - Na Imprensa Atual.

Chapeuzinho Vermelho.
Diferentes maneiras de contar a mesma história:


JORNAL NACIONAL
William Bonner: Boa noite. “ Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem...".
Fátima Bernardes: "... mas a atuação de um caçador evitou uma tragédia".

FANTÁSTICO
Glória Maria: "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas
essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo”?


CIDADE ALERTA
Datena: "... onde é que a gente vai para, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... Um lobo, um lobo safado. Põe na tela! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não."


REVISTA VEJA
“Lula sabia das intenções do lobo”.


REVISTA CLÁUDIA
“Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho”.


REVISTA NOVA
“Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama”.


FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador. Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador”.


O ESTADO DE S. PAULO
“Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT”.


O GLOBO
“Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra salvar menor de idade carente”.


ZERO HORA
“Avó de Chapeuzinho nasceu no RS”.


AQUI
“Sangue e tragédia na casa da vovó”.


REVISTA CARAS
Ensaio fotográfico com Chapeuzinho na semana seguinte.
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"


PLAYBOY
Ensaio fotográfico no mês seguinte.
“ Veja o que só o lobo viu”.


REVISTA ISTO É
“Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente”.


G MAGAZINE
Ensaio fotográfico com lenhador.
“ Lenhador mostra o machado”.

*Muito Bom!!! rsrsrs, adorei, JL.

Alzheimer - Uma Realidade Difícil de Esquecer.

 
Associada ao envelhecimento do ser humano a doença de Alzheimer enfraquece penosamente um bem precioso: a memória.

A doença de Alzheimer é considerada por muitos médicos como a doença devastadora que, gradualmente, vai deteriorando a memória e a capacidade intelectual do ser humano.
De uma forma progressiva as células nervosas do cérebro degeneram e a massa cerebral sofre uma redução. Embora originalmente fosse classificada como demência pré-senil, sabe-se atualmente que a doença de Alzheimer é responsável por uma elevada percentagem dos casos de demência em pessoas com mais de 65 anos.

As causas da doença de Alzheimer são ainda hoje desconhecidas. Todavia, segundo algumas pesquisas, esta doença pode estar relacionada com os efeitos de uma infecção crônica ou com elevados níveis de concentração de alumínio e outras substâncias tóxicas no organismo.

Também é possível que se deva a fatores genéticos, uma vez que 15% das vítimas de doenças de Alzheimer têm um passado familiar relacionado com a doença.

Sintomas:

Atualmente conhece-se relativamente bem o perfil evolutivo dos sintomas da doença de Alzheimer. Desta forma é possível, em mais de 80% dos casos, chegarem a um diagnóstico correto com base apenas na história clínica.

O diagnóstico varia de indivíduo para indivíduo, mas existem três fases gerais.

*No princípio, o paciente nota a perda crescente da memória, manifestando, muitas vezes, alguma ansiedade e depressão.

* As ocasionais faltas de memória progridem gradualmente para uma segunda fase de grave perda de memória, sobretudo relativamente a acontecimentos recentes. Os pacientes sentem-se desorientados no que respeita ao tempo e ao espaço.

A concentração e a capacidade para efetuar cálculos declinão, e é perceptível um certo tipo de afasia (incapacidade para encontrar as palavras adequadas).

A ansiedade aumenta, as mudanças de humor são súbitas e imprevisíveis e as alterações da personalidade tornam-se, há curto prazo, cada vez mais evidentes.

*Na terceira fase, os pacientes apresentam-se profundamente desorientados e confusos. É possível que surjam igualmente sintomas de psicose (por exemplo: alucinações).

Todos estes sintomas agravam-se com a crescente incontinência urinária e fecal, perda da noção das normas sociais e negligência da higiene pessoal. Daí que, na maioria dos casos, seja necessário apoio e vigilância permanentes por parte dos familiares, amigos , etc...
Desde o momento do diagnóstico, a doença pode durar entre cinco a oito anos, registrando-se variações grandes. Porque cada caso é um caso.

Tratamento:

Não há tratamento específico para a doença propriamente dita, além dos adequados cuidados de acompanhamentos e de assistência social, tanto ao doente como aos familiares. Manter o paciente bem alimentado, bem exercitada e ocupada, ajuda a aliviar a ansiedade e o desalento pessoal, sobretudo nas fases iniciais, quando a pessoa tem ainda consciência do seu estado.

A medicação com tranquilizantes naturais pode, em muitos casos, melhorar o comportamento difícil do doente e ajudá-lo a dormir.
Convém salientar que os medicamentos não curam a doença de Alzheimer, mas melhoram substancialmente a qualidade de vida dos doentes, permitindo-lhes continuar a interagir socialmente com outras pessoas. Para além disso, qualquer medicamento terá, nesta doença, um mero efeito retardador da degeneração. Ou seja, minimizam os efeitos da doença, mas nunca os eliminam.
Tal como em relação a todas as doenças, a prevenção é sempre o melhor remédio.

No caso da doença de Alzheimer, pensa-se que a manutenção das atividades intelectual e física, ao longo da vida, possa ser uma proteção. Aconselha-se igualmente a fazer uma alimentação saudável, prevenindo e controlando fatores como a hipertensão, a diabetes e os níveis de colesterol.
Investigadores estão a realizar um estudo que permitira detectar, no futuro, os indivíduos em risco de desenvolver a doença de Alzheimer e atuar com drogas neuroprotetoras que, mesmo não evitando o aparecimento da doença, podem atrasar a sua evolução. Através de uma conjugação de várias técnicas de ressonância magnética, este estudo visa sobretudo melhorar a sensibilidade diagnóstica em doentes que, potencialmente, poderão evoluir de uma situação de défice cognitivo de Alzheimer.

Conselhos Naturais:

*HOMEOPATIA - A alumina pode agir como um preventivo ou impedir a sua evolução. Por este motivo é, muitas vezes, sugerido a famílias onde há casos da doença de Alzheimer.

*PLANTAS MEDICINAIS - alecrim, castanha-do-maranhão, dente de leão, salva, urtiga, ginkgo biloba, salgueiro, hortelã-brava-indiana.

*TERAPIAS CRIATIVAS - ajudam a conservar a função cerebral – jardinagem, música, pintura, leitura, dança, poesia...

*DIETA E NUTRIÇÃO - é aconselhável fazer uma dieta natural e equilibrada, rica em antioxidantes – Betacaroteno, vitaminas C, B6 e E, zinco, selênio, magnésio, ácido fólico, soja, lecitina de soja, linhaça dourada; as favas e as folhas de feno grego são também recomendada.

*Auto-hemoterapia.

*Na minha opinião, o alimento principal para o mal de Alzheimer é o Ômega 3, ( pois ajuda na produção de células do cérebro). Fonte principal de ômega 3 - Salmão, atum, sardinha, cavalinha, bacalhau, camarão , lagosta, anchova, (cozidos, assados ou no vapor, nunca fritos), algas marinhas, quinoa real e linhaça dourada orgânica (ricos em ácidos graxos poliinsaturados = ômega 3). Uma dieta rica em ômega 3, produz novos neurônios e estimula a formação de outros, além da ação anti-inflamatória que ele possui.

*EVITE COZINHAR EM UTENSÍLIOS DE ALUMÍNIO - Não usar panelas de alumínio - use inox / barro / vidro ou pedra para fazer a comida de pacientes de Alzheimer e verifique o conteúdo de produtos como desodorizantes, perfumes, cremes, entre outros, para evitar a absorção dos componentes tóxicos de certos metais.

*Evite usar embalagens de alumínio nos alimentos! Vamos manter o cérebro saudável! JL.
*O velho ditado de que comer peixe é bom para a memória está se confirmando, boa dieta.

domingo, 13 de junho de 2010

Origami - Tsuru.

 
Origami: Arte de dobrar o papel.

A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus.
Ao juntar ori com kami a pronúncia fica “Origami”.
Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI, ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas – Shino.

O origami foi introduzido nessas festas:

Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos.
Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras.
Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções - “Como Dobrar Mil Tsurus” - Senbazuru Orikata, em 1797.
A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o Origamis de sapos. Este é o marco do crescimento do Origami como atividade recreativa no Japão.
Akira Yoshizawa é o pai do Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida.
Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru, (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.

*Reza a lenda que quem fizer mil Tsurus desejando algo, terá sucesso.
Vendemos Origamis na Loja Organicus.
Foto feita por um amigo muito especial - Lenio Bandeira. JL.

domingo, 6 de junho de 2010

Queria Ser um Anjo.



Queria ser um anjo!

Ser um anjo que vela,

O anjo que guarda.

Ser apenas um anjo.

Mas, não é permitido, a um anjo amar uma única pessoa.

Não é permitido a um anjo chorar por uma única pessoa.

Que anjo eu posso ser?

A quem irei amar?

Queria realmente ser um anjo.

Ter a sabedoria no olhar,

Saber confortar,

Saber ensinar.

Ir ao encontro de todos,

E a todos amar.

Queria realmente ser um anjo!

Um anjo qualquer,

Um anjo comum,

Por fim, queria realmente ser um anjo.


*E na magia das palavras do meu anjo da guarda e na embriaguez do incenso, permaneci abrigada nas sombras entre as paredes do templo budista, a meditar, rezar, implorar, evocar, contemplar e agradecer o meu Angel, a proteção recebida. Assim é. JL.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente.



O dia mundial do Meio Ambiente, que corresponde ao dia 5 de junho, foi criado como um marco para a conscientização e Preservação Ambiental. Tal ocorrência teve início durante o ano de 1972, na Suécia, quando então passou a ser considerado pela Conferência das Nações Unidas, como o maior evento realizado em prol do Meio Ambiente Mundial. A partir de então diversos países em todo o mundo, incluindo o Brasil, passaram a computar em seus calendários esta importante data, como forma de conscientização e Educação Ambiental das pessoas. Portanto, abra a sua mente para aquilo que faz bem às nossas florestas e comemore o dia mundial do meio ambiente com respeito e preservação ao nosso querido planeta.

Não basta apenas a utilização da floresta, é preciso que haja uma Gestão Recursos Naturais, para que se possa proporcionar à natureza e meios para a sua sustentabilidade natural, e, por conseqüência, a preservação de vidas da cadeia natural. É o que mais se escuta durante as comemorações do dia mundial meio ambiente. Assim, diante dessa grave crise ecológica, meios foram criados como tentativa de controlar a forte degradação e reduzir a Poluição Ambiental. Estamos em uma era em que vivemos sobre uma intensa preocupação em relação ao futuro de nosso planeta e de toda a sua forma de vida. Tal preocupação ultrapassa as simples comemorações de um dia mundial meio ambiente e acontece toda em vista de todos os danos causados na Natureza, o que coloca em sério risco a preservação e existência da Sustentabilidade Ambiental proporcionada pelo planeta Terra.

 É bem verdade que tais danos não são de hoje, sendo que desde que o homem começou a evoluir o seu raciocínio e a desenvolver suas ferramentas e máquinas, com o intuito de se facilitar a forma de vida, o planeta começou a sofrer as conseqüências ocasionadas pelo uso descontrolado dos Recursos Naturais. Atualmente existem Cursos de Sustentabilidade e Designer de Sustentabilidade. Muito embora haja a existência dos Recursos Naturais Renováveis, a sua utilização por parte do homem vem sendo adotada de uma forma brusca e freqüente, o que coloca em risco a sua demanda de existência, na medida em que não há tempo hábil para que o Meio Ambiente renove as suas reservas de tais fontes de matéria prima natural, é bom que se faça sempre um Controle Meio Ambiente.

*A sua exploração sem amparo e estudo acaba causando um distúrbio no equilíbrio do ecossistema, acarretando em devastação da flora e da fauna. Além disso, durante o processo de exploração desses recursos da natureza, são utilizados produtos químicos e ferramentas, sendo o seu uso condenado pelos organizadores dia mundial do meio ambiente, na medida em que degradam de uma forma crucial a região por onde passam, o que propicia ainda mais a poluição e aceleração da devastação dos rios e florestas, além da perda de Animais de Diferentes Espécies. JL.