segunda-feira, 28 de maio de 2012

A Fruta de Hoje é o Caqui Chocolate!


Mas hoje o nosso caqui é diferente, é o Caqui Chocolate.
Ele é um pouco mais durinho que o outro, e tem a cor alaranjada.
Possui vitaminas A, B, B1, C e E, e minerais, cálcio, magnésio, ferro, fósforo.
É muito recomendado contra afecções do fígado, problemas intestinais, catarros da bexiga e as enfermidades das vias respiratórias queda de cabelo.
Uma unidade média possui 88kcal!

Originário da China e do Japão, o caqui se deu muito bem no Brasil devido ao clima tropical. 
Cultivado em praticamente todo o país, a fruta é excelente fonte de vitaminas e minerias, que auxiliam na defesa e manutenção do organismo.
 
Ele é essencial, para a visão, unhas e cabelos e auxilia o desenvolvimento ósseo. 
Além disso, retarda o envelhecimento precoce do organismo.
E o caqui é fonte ainda de licopeno, um fitoquímico com importante atuação na defesa do organismo.

*O caqui é rico também em outro componente fundamental para manter a saúde: o betacaroteno, que atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres. JL

domingo, 27 de maio de 2012

Alimentos Funcionais: Os Derivados da Soja.

Vários alimentos naturais podem ser obtidos a partir da soja:

Fermentados: shoyo, misso, natto, tempeh e tofu.
Não fermentados: leite de soja, tofu, yuba e kinaco.

Os derivados da soja são igualmente muito ricos em proteínas e sais minerais facilmente assimiláveis, considerados, portanto alimentos de excelente qualidade nutricional.

LECITINA DE SOJA:
É um aminoácido que também pode ser adquirido em cápsulas.
A lecitina de soja é rica em fosfato, vitaminas do complexo B e fornecem ácidos graxos poliinsaturados, substâncias que fazem com que o organismo sintetize outros nutrientes necessários. Fonte de cálcio, ferro, magnésio e vitamina A, ela tem ainda ação antioxidante e protege mucosas, pele, cabelos e unhas.
Excelente coadjuvante para a preservação das artérias do coração; ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos do sangue.

Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Contêm baixíssimo teor de açúcar, não tem colesterol, possui um terço a menos de gordura do que o leite animal e é rico em lecitina e ferro. Contudo, tem menor teor de cálcio e de carboidratos, importantes para os ossos e como fonte de energia. Esses nutrientes, entretanto, podem ser acrescidos ao leite de soja.
Artesanalmente, é obtido através de um processo pelo qual se deixa a soja de molho em água quente por algumas horas. Depois, remove-se sua casca e se tritura os grãos, acrescentando água, mistura que é cozida, filtrada e prensada.

O leite de soja pode substituir o leite animal e ser utilizado no preparo de: cremes, maioneses, ricota, iogurtes, vitaminas, sopas, mingaus ou achocolatados. Por não conter lactose, substitui o leite, principalmente nos casos de intolerância ou alergias às suas proteínas ou à lactose.
Em alguns países do Oriente, é indicado para diabéticos (por conter baixíssimo teor de açúcares), para anêmicos (contêm ferro, ao contrário do leite de vaca) e nos cuidados pós-operatórios (não produz gases).

SHOYU OU MOLHO DE SOJA:
É um líquido de sabor salgado, cor marron avermelhada e aroma característico, produzido durante a fermentação. Usa-se soja, trigo e sal para sua produção.
É utilizado como condimento. Recomenda-se usar aquele que não possui açúcar ou glutamato monossódico em sua composição. O shoyu que não contém açúcar é o shoyu macrobiótico.

MISO OU MISSÔ:
Pasta levemente salgada, produzida a partir da mistura de arroz com o fungo Aspergillus oryzae, que, após a fermentação, forma o Koji. Este é misturado à soja cozida, sal marinho e água para segunda fermentação, que pode levar até seis meses. O missô é usado em sopas, patês, como tempero de saladas e refogados.
Na medicina natural, é fonte de lactobacilos, é respeitado como excelente desintoxicante do organismo, pois reconstitui a flora intestinal, além de manter a pele bonita.
O missô deve ser acrescido ao prato logo após o término de seu preparo, pois a fervura ou o calor reduz seu poder nutritivo e medicinal. Missô não pode ser fervido, somente aquecido.

TEMPEH:
É um alimento consistente e encorpado, preparado através da fermentação da soja descascada e cozida. De sabor suave, combina com temperos fortes, como curry, shoyu, alho, gengibre, manjericão e ervas finas.
É recebido no Brasil como o salmão dos vegetarianos, por sua singularidade e pela soma de nutrientes biodisponíveis. De textura firme, o tempeh se diferencia de outros fermentados de soja, porque pode ser fatiado, ralado ou picado, assado, refogado ou frito.

TOFU OU QUEIJO DE SOJA:
É uma espécie de queijo obtido a partir do leite de soja, ao qual é acrescido sulfato de ácido ou ácido cítrico em um coagulante (coalho), cuja função é aglutinar as proteínas, formando uma massa branca, gelatinosa e bastante frágil.
Altamente nutritivo rico em proteínas e em ácidos graxos piliinsaturados e de fácil digestão, o tofu não tem o sabor do queijo tradicional. Na verdade, não tem sabor algum e, por isso, pode ser temperado com shoyu a gosto.

ÓLEO DE SOJA:
Por ser rico em gordura poliinsaturada, faz parte do contingente de óleos recomendados pelos médicos para proteger o coração.
Entretanto, o óleo de soja não contém todos os nutrientes existentes no grão, pois alguns deles se perdem por causa das altas temperaturas usadas no processo de refino.

CARNE DE SOJA:
Proteína texturizada, granulada e em pedaços, ou carne de soja. É obtida após o processo de extração do óleo do grão.
Absorve facilmente o sabor dos temperos e, por ser pré-cozida, dispensa cozimento prolongado.
Pode substituir a carne moída ou picada em diversas preparações: hambúrgueres, croquetes, picadinhos, recheios, sopas, refogados, feijoada vegetariana, strogonoff, etc. 

*A soja, do ponto de vista nutritivo, é muito rica em proteínas de alta qualidade, aminoácidos essenciais, e fonte de minerais importantes como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro e vitaminas como A, C, E, complexo B.
Os alimentos a base de soja são indicados, pois seus nutrientes são facilmente absorvidos pelo organismo. Além de terem um preço mais acessível. Boas compras! JL

Mona Lisa Contemporânea.


*Ah! Essa Moça Tá Diferente... JL.

sábado, 26 de maio de 2012

Descobrir que Anjos Existem!


Henrique, My Angel!

Eu tenho um anjo, 
Em estado de pureza absoluta no coração e na alma.
Este é o meu anjo, 
Tem muita sabedoria, doçura e carinho no olhar. 
Sabe vela, 
Sabe guardar... 
E veio para exercitar o amor, 
O fio condutor que nos liga definitivamente à Consciência Suprema, 
Criadora da vida.
É aqui que venho,
Quase sempre, sem pressa, 
A observar, querendo acreditar que anjos existem.
E na inocência deste olhar profundo e penetrante, 
Poderia esquecer tudo.
Mas este anjo aprisiona-me e liberta-me, 
Com a mesma intensidade neste imóvel instante.
E sempre sinto a brisa angelical, 
E nela todos os cheiros, vozes e sons que a minha imaginação quiser... 
Acredito em anjos, 
Tenho um anjo,
Descobrir que eles existem, 
Sabem confortar, ensinar e abençoar.
São seres imortais, 
São luz, 
Divinos e eternos... 
Acreditar e sonhar...é ultrapassar limites...

Da Avó que sente profunda gratidão por tu existires,
Com Amor,
JL.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A Lei de Ouro / Gandhi.




A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.

‘Gandhi’

*E viva as diferenças e a diversidade! Imagine se todas as flores fossem iguais e com o mesmo perfume? JL.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alimentos Para o Controle do Colesterol!

Preocupada com o colesterol?
Conheça os principais alimentos que ajudam a equilibrar os níveis de gordura no seu organismo. 
O ideal é incluir pelo menos um deles na sua alimentação diária. 
Dê preferência às gorduras vegetais em vez das gorduras animais.

Abacate - a gordura monoinsaturada do abacate contribui para o aumento significativo do HDL - o "bom" colesterol.

Alcachofra - é diurética: ela aumenta o volume da urina e elimina líquidos.
É desintoxicante: ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. É depurativa: ativa os mecanismos de limpeza do corpo. Promove a digestão das gorduras: alcachofra regula o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras do colesterol. Assim, estas não se acumulam no corpo, ajudando-nos a emagrecer.

Aveia - é rica na fibra Beta Glucana, que diminui o LDL. A fibra mantém o bolo alimentar por mais tempo, dando maior saciedade e reduzindo a absorção de açúcar e gordura.

Azeite de oliva - quando utilizado no preparo dos alimentos, ajuda a reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL) além de aumentar o colesterol bom (HDL).

Berinjela - o consumo do suco com a casca da berinjela reduz o colesterol em geral até 19%, de acordo com um estudo da Unicamp. A berinjela é responsável por não absorver substâncias que auxiliam na digestão de gordura.

Chocolate - na versão com 70% de cacau, ele evita a obstrução dos vasos sanguíneos, devido aos flavonóides, que contribuem para a redução do mau colesterol. O ideal é consumir 38g de cacau em pó ou chocolate amargo diet, diariamente (sem exagero).

Gergelim - o gergelim contém lignana, substância que atua na redução do colesterol total. Também é rico em gordura monoinsaturada, que diminui o LDL (colesterol "ruim") do sangue.

Linhaça - a linhaça é rica em ômega 3 e ômega 6, que reduzem o mau colesterol e aumentam o bom colesterol, além de possuir um alto teor de fibras que controlam a taxa de colesterol no sangue.

Chia - Seu uso tem os seguintes benefícios: melhora o trânsito intestinal, regula a glicose, diminuição da absorção do mau colesterol, etc. Contém óleo de ácido alfa-linolênico graxos, ácidos graxos ômega 3, que desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares, no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso, na regulação de processos inflamatórios, no controle da pressão arterial e prevenir certos tipos de câncer, além de diminuir o risco de diversas doenças crônicas.

Maçã - a fruta possui pectina, uma substância que age para equilibrar o colesterol no organismo. Quando é dissolvida na água, ela produz um bolo gelatinoso que absorve os ácidos biliares e diminui a absorção de gordura no sangue.

A Farinha de Banana Verde - contém uma fibra conhecida como amido resistente, e está entre as mais procuradas. Essa fibra vai alimentar as bactérias boas que nós temos no intestino, diminuindo a absorção de glicose, de gordura do mau colesterol e promovendo um melhor funcionamento intestinal.
 
Farinha de Uva - alguns estudos já comprovam que a farinha de uva diminui o nível do colesterol ruim, o LDL, e o aparecimento de varizes, porque ativa a circulação e ainda ajuda a retardar o envelhecimento. Também é rica em resveratrol, ajudando a evitar o câncer.

Farinha de Laranja - assim como a farinha de maçã, o alimento também possui a pectina, que aliada a uma alimentação equilibrada também contribui para o emagrecimento. A farinha de laranja melhora o funcionamento intestinal e diminui as taxas de colesterol e o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, pois ‘sequestra’ o mau colesterol (LDL) das artérias e o elimina pelas fezes.

Pistache - o pistache possui fitoesteróis, substâncias responsáveis por reduzir o colesterol ruim e evitar o entupimento dos vasos sanguíneos, prevenindo doenças cardíacas.

Proteína de soja - assim como o pistache, a proteína de soja também contém fitoesteróis que reduzem o LDL, pois diminuem a absorção de gordura.

*O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
Fique de olho no seu colesterol.  Coma mais peixe, eles são ricos em ômega 3 e menos calóricos do que a carne. JL

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dieta do Bem.

Uma dieta saudável é o primeiro passo para manter a sua saúde em dia e diversos tipos de doenças fora de alcance.
A alimentação saudável é uma preocupação constante em nossas vidas. Com o corre-corre diário e a falta de tempo, principais características da vida moderna, optamos por uma alimentação rápida e nada proveitosa. Apenas ajuda a “forrar” o estômago enquanto corremos contra o tempo para cumprir com todas as tarefas. O desejo do corpo perfeito, da saúde de atleta e de uma vida mais tranqüila e saudável passa longe com esses hábitos nada benéficos.

Uma dieta rica em saúde conta com um cardápio variado em alimentos de origem vegetal, soja e derivados e peixe e mariscos magros. Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, a ansiedade e a irritabilidade, como também facilitar o controle de peso e prevenir doenças cardíacas, respiratórias e câncer.

Além de prevenir e cuidar de muitas doenças, os alimentos funcionais promovem bem-estar físico e mental. Para a prevenção de doenças como câncer, que tem mais de 100 tipos diferentes, é conquistada com boa qualidade de vida e uma dieta rica em fibras (cereais integrais, verduras, legumes, leguminosas, algas, frutas frescas e secas, granolas) e pobre em gorduras animais e alimentos industrializados.

Há diversos estudos que comprovam que a prevenção de doenças está profundamente ligada com alimentação e o estilo de vida. Alguns tipos de alimentos, ricos em gordura, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer, se multiplicar e se disseminar. Esses alimentos devem ser evitados ou ingeridos com moderação, como é o caso das carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e produtos industrializados e modificados.

Adotar esse novo e saudável padrão de vida poderá contribuir para a redução das chances de risco para diversos tipos de patologias e alguns tipos de cânceres como os de cólon de reto, de próstata, de mama, entre outros correlacionados.

Para uma prevenção, entre vários aspectos positivos para a saúde, indicamos alguns alimentos que, se ingeridos corretamente, podem prevenir, tanto em homens quanto em mulheres vários tipos de patologias.

Os cereais integrais, legumes e verduras, algas leguminosas de preferência integrais e orgânicas contêm nutrientes, assim como vitaminas, fibras e outros compostos, que auxiliam as defesas naturais do organismo a destruírem os carcinógenos antes que eles causem sérios danos às células.

*Algumas dicas: 

Opte por comer verduras cruas ou cozidas no vapor. O calor excessivo faz com que elas percam propriedades importantes e você absorva mais nutriente

Evite o uso de sal nas preparações, aumente o uso de temperos como azeite, alho, cebola, salsa, cebolinho, limão, gengibre, etc...
Limite o consumo de gorduras, principalmente as de origem animal.

A ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação.

Produtos de soja e outros legumes podem reduzir o risco de câncer pela presença de algumas substâncias (inibidores da protease e saponinas).

Para qualquer tipo de alimento, prefira as preparações assadas e cozidas às fritas.

Evite açúcares brancos e derivados (alimento antinutriente, alimento vazio, pois só contém calorias).

Faça uma Reeducação Alimentar, atividade física, pratique meditação, tenha bons pensamentos, pois assim terás qualidade de vida e longevidade.

*Perder muito peso de uma só vez é errado. Pior, é ineficiente em longo prazo. O esforço feito é desproporcional e ninguém consegue manter uma carga alta de exercícios ou uma dieta rigorosíssima por muito tempo. Em poucos meses, todo o esforço é desperdiçado e o ponteiro da balança volta a subir. O segredo, em lugar de programas radicais de emagrecimento, é criar hábitos duradouros e transformar alimentação saudável e exercícios em hábitos possíveis de serem mantidos e seguidos. JL

sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de Maio: Para Não Esquecer Aracelli.



Aracelli era uma menina meiga, doce, de oito anos. Tinha olhos e cabelos negros. O pai a chamava de Princesa. Trazia sempre a roupa limpa e em ordem. Os sapatos engraxados. Cadernos e livros encapados e pasta lustrosa. Fazia o mesmo trajeto de casa para a escola e da escola para a casa. Até que um dia não voltou mais.

Em 18 de maio de 1973, Aracelli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi raptada, drogada, violentada, espancada e assassinada por membros de poderosas famílias de Vitória, capital do Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado dias depois, em avançado estado de decomposição, e estava desfigurado por ácido para evitar o reconhecimento. Desde o registro policial do desaparecimento a polícia levantou várias hipóteses para elucidar o crime, hipóteses estas deliberadamente falsas, pois não interessava desvendar essa atrocidade e indiciar os culpados. A imprensa (notadamente os jornalistas José Louzeiro e Carlos Alberto Luppi, que posteriormente transformaram a história em livro), acompanhou o caso de perto, o que não impediu que resultasse em impunidade.

A capital capixaba era, na época, uma cidade sem lei, em que prevalecia o poder econômico e político. Isso favorecia toda sorte de crimes cometidos pelas famílias poderosas, acobertadas pelo manto da corrupção. Os Helal e os Michelini eram duas dessas famílias.

Paulo Helal (Paulinho) e Dante de Brito Michelini, o Dantinho, eram famosos na cidade pelas festas que promoviam, principalmente no Jardim dos Anjos, na praia de Canto. Sua turma era conhecida como “a patota dos viciados”. Também era conhecida a atração que nutriam por meninas. Eles costumavam fazer ponto no horário de saída das escolas, aliciando meninas com a oferta de presentes, como doces e bonecas.

No Caso Aracelli, mesmo a família da menina silenciou. Sua mãe, uma imigrante boliviana, traficava cocaína, e foi acusada de fornecer droga para os próprios assassinos. Especulava-se que a boliviana já lhes teria enviado, em outras ocasiões, droga pela própria menina, que não sabia o que levava. Isso teria permitido aos assassinos ganhar sua simpatia. Aracelli teria entrado, na tarde do crime, no carro de Paulinho, atraída pela oferta de uma boneca. Essas circunstâncias permitiram que o caso ficasse impune. Em 1976, quando o livro de Louzeiro foi lançado, Armando Falcão, ministro da Justiça do governo Geisel o censurou por ser “altamente imoral”.

Aracelli foi sepultada três anos depois, mas sua morte ainda causa indignação e revolta. Para lembramos sempre o Caso Aracelli, o dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pela Lei no. 9.970, de 17 de maio de 2000, por iniciativa da então deputada Rita Camata (PMDB/ES), presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional.

Mas estamos longe de contabilizar casos como esses apenas em nossa história passada. Ao contrário, casos assim ainda fazem parte do nosso cotidiano, e com esse cotidiano aprendemos a conviver. Continuamos a explorar sexualmente as meninas, em boates, bordéis ou mandando-as para o exterior para serem transformadas em escravas. Todos deveram manter em nossa lembrança o escândalo de Porto Ferreira, em que notáveis políticos daquela cidade faziam festas para as quais aliciavam menores de famílias pobres para explorá-las sexualmente. Continuamos a fazer vistas grossas aos casos de violência sexual dentro da própria família. Mesmo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado há 16 anos, não consegue por si só ser um instrumento para coibir essas práticas, porque para isso faz-se necessária a participação de toda a sociedade.

A história das sociedades patriarcais, como a nossa, é pródiga em exemplos de como a classe dominante vê-se no direito de dispor dos elementos das classes menos abastadas para a satisfação de seus interesses, sejam econômicos, políticos ou sexuais. É voz corrente que no Brasil Colônia os senhores de escravos se utilizavam das negras para a satisfação dos seus instintos, prática que, infelizmente, continuou através dos séculos, fazendo-se presente das mais diversas formas na nossa sociedade atual, que se pretende moderna e humana.

Os culpados no caso Aracelli deviam ser sim responsabilizados e punidos, por sua ação individual e deliberada, considerando sua maturidade psicológica e suas plenas condições de discernir e optar por seus atos. Mas a violência não pode ser tomada apenas como ato de indivíduos ou grupos, justificados pelas posições sociais, mas sim como um conjunto dado de ações originadas de uma situação concreta, ações estas mediadas pela posição situação do individuo na historia e em seu meio social. Assim, há que se diferenciar a violência de um indivíduo que “rouba para comer” da violência de um indivíduo da elite econômica que rapta, violenta, espanca e assassina uma criança para satisfazer seus instintos primitivos, norteado pela noção de superioridade natural e pela certeza da impunidade.

A responsabilidade por cuidar de nossas crianças é de toda a sociedade, assim como é coletivo o processo pelo qual um grupo de rapazes de camada média alta pensou ter o direito de  viciar  Aracelli, ou outro grupo pensou ter o direito de queimar um índio, pensando ser “um mendigo”. Porém, infelizmente vivemos em uma sociedade eticamente hipócrita. Estamos sempre prontos a bradar por legalidade quando um grupo de despossuídos fere o direito alheio de propriedade, mesmo quando esta propriedade não cumpre sua função social ou quando nela se pratica ações à margem da lei.

Estamos sempre a prontos elogiar a força repressiva do estado quando retiram das ruas “poderosos delinqüentes” de 10, 12, 14 anos, “seres monstruosos” que, “por opção”, vivem na vida degradante das ruas e abriram mão de seu futuro. Mas somos tolerantes diante dos abusos quando estes vêm da elite dominante, ainda que através do seu sistema jurídico-político, e culturalmente protegemos suas arbitrariedades.

É necessário que a sociedade perceba que a construção de uma nova maneira de perceber e transformar a realidade é um ato coletivo, que envolve toda esta sociedade. Devemos parar de imaginar que isso é problema dos outros, dos pais, que “eu não tenho nada a ver com isso”, que isso é “normal”. O enfrentamento a toda forma de violência, e no caso do presente artigo, da violência sexual contra crianças e adolescentes, exige a participação social a fim de se criar um novo paradigma para nossas relações.

*Em homenagem a Aracelli Cabrera Crespo e todas as crianças que sofrem violências  e abusos sexuais, hoje estou de preto (luto) e tive a oportunidade de falar com pessoas sobre Aracelli, contar parte de sua história e propagar a Luta de hoje 18 de Maio, "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto juvenil de “Crianças e Adolescentes"... Não nos calemos nunca!  
E a nobreza criminosa ainda tem nomes de avenidas... JL

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Quando Deus Fez o Mundo...



Quando Deus fez o mundo, para que os homens prosperassem decidiu dar-lhes apenas duas virtudes.

Assim:
- Aos Suíços os fez estudiosos e respeitadores da lei.
- Aos Ingleses, organizados e pontuais.
- Aos Argentinos, chatos e arrogantes.
- Aos Japoneses, trabalhadores e disciplinados.
- Aos Italianos, alegres e românticos.
- Aos Franceses, cultos e finos.
- Aos Brasileiros, inteligentes, honestos e petistas.

O anjo anotou, mas logo em seguida, cheio de humildade e de medo, indagou:
- Senhor, a todos os povos do mundo foram dadas duas virtudes, porém, aos brasileiros foram dadas três!
Isto não os fará soberbos em relação aos demais povos da terra?
- Muito bem observado, bom anjo! Exclamou o Senhor.
- Isto é verdade!
- Façamos então uma correção! 

De agora em diante, os brasileiros, povo do meu coração, manterão estas três virtudes, mas nenhum deles poderá utilizar mais de duas simultaneamente, como os demais povos!
- Assim, o que for petista e honesto, não pode ser inteligente.
- O que for petista e inteligente, não pode ser honesto.
- E o que for inteligente e honesto, não pode ser petista!!!
Palavras do Senhor!

*Fabulosas palavras do Senhor! Que Assim Seja. JL

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Inspiração do Dia! Oriente / Ocidente.



Aprenda com o silêncio a ouvir os sons interiores da tua alma.

Aprenda com o silêncio a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora, evitar reclamações vazias e sem sentido...

Aprenda com o silêncio a reparar nas coisas mais simples, valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido...

Aprenda com o silêncio que a solidão não é o pior castigo, existem companhias bem piores...

Aprenda com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo. 

Aprenda com o silêncio Que gritar não traz respeito, que ouvir é melhor que falar muito..
*Aprenda com o silêncio a observar mais e falar menos... JL

Prender Pra Que?


*Já que nada tem volta, o jeito é ir... JL

terça-feira, 15 de maio de 2012

Girassol.



Nome Científico – Helianthus annuus. Família Orquidaceae.

Origem – Peru México e a Espanha, que levaram o girassol para toda a Europa espalhando-se por todas as partes do mundo.

As partes usadas são folhas, ramos (talos), flores (pétalas amarelas) e o fruto (sementes maduras).

A flor é de um amarelo vivo, é chamativa, atraente. Vários são os seus tamanhos, e há diversos tipos. As abelhas adoram seu pólen.
O girassol possui uma parte que pode ser consumida por nós, entretanto, ainda trata-se de uma fonte de nutrientes pouco conhecidas e cobiçadas. Essa fonte alimentar é a semente do girassol. Sim, aquela mesma semente que germina; que dá origem a uma nova planta pode ser utilizado como uma fonte de nutrientes saudáveis e benéficos ao nosso organismo.

Normalmente, as sementes dos girassóis são utilizadas para a fabricação do óleo de girassol. Um tipo de óleo vegetal muito saudável, rico especialmente nos ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. O óleo por sua vez é utilizado na culinária.
Essa pequena semente possui em seu interior muito óleo, ou seja, gordura. Entretanto não se trata de gorduras saturadas ruins, muito pelo contrário, as gorduras presentes na semente girassol são mono e poliinsaturadas, isto é, gorduras benéficas, e vitaminas do complexo B e B1, vitamina E, minerais, como fósforo, potássio, ferro, zinco e magnésio, que são necessárias ao bom funcionamento do organismo.

Além disso, a semente ainda contém fibras e quantidades significativas de potássio, um mineral muito importante que auxilia na prevenção de cãibras. Outros nutrientes presentes na semente de girassol são os minerais: magnésio, que auxilia na boa formação dos ossos, cobre, fósforo e selênio. Este último age em conjunto com a vitamina E, também presente na semente, auxiliando na proteção das células contra, os radicais livres, o que ajuda a evitar o envelhecimento precoce, e em doenças cardiovasculares.

Na medicina natural, suas flores e folhas são usadas para acelerar o processo de cicatrização de feridas e machucados, além de combater doenças e dores de garganta, tosse e problemas pulmonares. As sementes, ricas em ômega-6 previnem problemas cardíacos e são recomendadas para o tratamento de esclerose múltipla, calmante, diurético, combate dores de cabeça e enxaquecas, reduz o colesterol ruim no sangue e evitar o acúmulo de gordura na região da barriga.

Mas, independentemente da forma, o segredo está na hora em que é consumida, já que, entre outros fatores, suas propriedades causam saciedade. Rica em fibras, a semente é capaz de tornar a digestão mais demorada. Isso reduz a vontade de comer entre as refeições. Ainda, quando chegam ao intestino, as fibras do girassol grudam nos açúcares e gorduras. Então, elas "varrem" essas substâncias para fora do corpo e melhoram o funcionamento do intestino.

*Outro benefício do alimento: aumento da produção do hormônio serotonina no corpo. Ele proporciona uma sensação de bem-estar, que aumenta a energia e combate o desânimo.
O girassol pode ser consumido de diferentes formas: in natura, como farinha, óleo puro ou cápsula. JL

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Compaixão.


Compaixão não é um relacionamento entre o curador e o ferido. 
É uma relacão entre iguais. 
Somente quando conhecemos bem nossa própria escuridão podemos estar presentes na escuridão dos outros. 
A compaixão torna-se real quando reconhecemos nossa humanidade comum.

'P. Chödrön'.


 
A verdadeira compaixão é uma reação motivada principalmente pela emoção, e também um compromisso definitivo apoiado na razão. Assim, uma conduta verdadeiramente misericordiosa para com os outros não se altera nem mesmo quando os outros se comportam mal. É praticando a compaixão sem limites que uma pessoa desenvolve o sentimento de responsabilidade pelos semelhantes, o desejo de ajudá-los a superar de forma eficaz seus sofrimentos.

'Dalai Lama'.

*A compaixão é o que nos fez chegar até aqui...a forma de Amor mais sublime, colocar-se no lugar do outro. Um dos sentimentos mais nobre, na minha opinião! JL

domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!


 
A Todas as Mães do Universo, que não Renegam a tua Descendência.

Uma criança pronta para nascer pergunta a Deus:

Como eu vou viver sendo assim pequeno e indefeso?
Deus disse: Eu escolhi um anjo para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.
Criança: Aqui no Céu eu não faço nada a não ser cantar e sorrir, o que é suficiente para que eu seja feliz. Serei feliz lá?
Deus: Seu anjo cantará e sorrirá para você… A cada dia, a cada instante, você sentirá o amor do seu anjo e será feliz.
Criança: Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não conheço a língua que as pessoas falam?
Deus: Com muita paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.
Criança: E o que farei quando eu quiser lhe falar?
Deus: Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar.
Criança: Eu ouvi que na Terra há homens maus. Quem me protegerá?
Deus: Seu anjo lhe defenderá mesmo que signifique arriscar sua própria vida.
Nesse momento é chegada a hora do nascimento. A criança, apressada, pediu suavemente:
Deus, eu estou no ponto de ir agora, diga-me por favor, o nome do meu anjo.
E Deus respondeu:
Você a chamará de MÃE.

*Minha Filha, meu amor!
Agradeço a você por fazer parte da minha existência... Grata pela tua amizade, cumplicidade, teu amor, carinho e principalmente por todo o ensinamento que trouxe à minha vida por todos esses anos.
Que possamos continuar juntas essa bendita jornada para o mais alto bem do Universo.
Gratidão e privilégio por ser tua mãe e você minha filha, pela benção de ser avó do Henrique e muitos outros (as) que ainda virão, pelo meu genro Ícaro que faz você e Henrique felizes, toda minha grande e amorosa família, todas as pessoas que fizeram e fazem parte das nossas vidas, aquelas que continuam ao nosso redor e ao Supremo Criador que abençõa-me com todas essas dádivas.
Parabéns por ser essa mãe amorosa, afetuosa, dedicada com este coração explodindo de amor e compaixão pelo teu baby.
Um dia cheguei a pensar como Frida Kahlo, “Espero partir e nunca mais voltar”, mas mudei de idéia vendo você sendo mãe do Henrique. Gostaria de voltar sim, mas com uma condição: sendo tua filha, tua neta, bisneta ou qualquer outra coisa ligada a você.
Em amor, reverência e profunda gratidão por existires em minha vida.
Te amo filha! Parabéns pelo teu dia.
Namastê.
Da tua mãe, JL. 
 
A todos os seres que já foram um dia minhas mães: eu sinto muito, perdoe-me, obrigada, eu te amo! JL

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Mantra / Om Mani Padme Hum.


 Om Mani Padme Hum... 

Om - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
A primeira silaba recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da generosidade. Dissolve o orgulho. 
Purifica o Corpo.

Ma - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura.
Liberta do ciúme e da luxuria. 
Purifica a Palavra.

Ni - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência.
Consome a paixão e os desejos. 
Purifica a Mente.

Pad - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança.
Elimina a estupidez e danos. 
Purifica as Emoções.

Me - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
Ajuda a conquistar a perfeição na prática da concentração.
Liberta da pobreza e possessividade. 
Purifica as Condições Latentes.

Hum - Fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.
Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.
Consome a agressão e o ódio. 
Purifica o Véu que Encobre o Conhecimento.

Cada uma das seis silaba elimina um dos venenos da consciência humana, e retêm um efeito purificador genuíno.

 *O Mantra, Om Mani Padme Hum, é muito poderoso e abrangente. É um dos mais belos e de maior conteúdo. Quase três bilhões de pessoas o proferem diariamente, por vezes, durante todo o dia, pois a sua repetição contínua produz efeitos extraordinários tanto em quem o profere quanto nos que o cercam.
Mas, porque uma frase tão simples tem tanto poder, significado e adeptos? A razão é que os sons emitidos quando da sua recitação ativam centros energéticos dentro de cada um de nós, Chakras e os fazem girar em altíssima velocidade, produzindo uma enorme quantidade de energia curadora e amplificadora que nos permite realizar curas em nós e nos outros e também ativa aminoácidos contidos em nosso DNA, molécula orgânica que contém a "informação" que coordena o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos.
De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda. 
Recito sempre este mantra, quando faço meu neto o baby Henrique dormir e ele adora, olha-me fixamente e adormece.  JL!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Reflexão da Noite!



Até onde conseguimos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz na escuridão da mera existência.

Carl Jung’.

*Linda imagem sol e lua, lindo e sábio Jung... JL

terça-feira, 8 de maio de 2012

Gravidez.


Exposição ao bisfenol A em grávidas eleva risco de câncer de mama.
Contato com o composto químico, presente em diversos produtos de plástico, pode levar ao desenvolvimento de glândulas mamárias alteradas

Uma nova pesquisa mostrou que grávidas expostas ao bisfenol A (BPA), composto químico frequentemente usado na fabricação de produtos de plástico e de latas de alumínio, podem passar a desenvolver glândulas mamárias alteradas e apresentar um maior risco de câncer de mama. O estudo, que foi feito com fêmeas de macacos rhesus, foi publicado nesta segunda-feira no periódico PNAS.

Doenças Mamárias:
Podem ser benignas, ou seja, não cancerosas, ou malignas. As doenças benignas são a maioria dos casos, não colocam a vida da mulher em risco e muitas vezes não exigem tratamento. Podem ser cistos mamários, fibroadenomas (pequenos nódulos nas glândulas mamárias) ou doença fibrocística, por exemplo. Casos malignos, ou seja, de câncer de mama, colocam a vida da paciente em risco e podem até acarretar a perda de uma mama. No entanto, é possível detectar o câncer em fase inicial e tratá-lo adequadamente.

O bisfenol A é um desregulador endócrino, ou seja, uma vez no organismo, imita a ação de hormônios, elevando problemas de saúde como obesidade e puberdade precoce. Estudos anteriores já haviam mostrado que camundongos expostos a pequenas quantidades de BPA tiveram alterada a estrutura de suas glândulas mamárias e foram levados a lesões pré-cancerosas.

Como manter o bisfenol A longe de seu filho.
Exposição ao bisfenol A pode provocar doenças cardíacas à longo prazo.

Nessa pesquisa, parte das fêmeas grávidas selecionadas para o estudo foi exposta ao BPA. Para isso, elas recebiam diariamente um pedaço de fruta que continha a substância quando estavam no período da gestação equivalente ao terceiro trimestre em humanos. Depois, os pesquisadores compararam suas glândulas mamárias logo após seus filhotes terem nascido às glândulas dos animais que não haviam entrado em contato com o composto. A equipe observou que as fêmeas expostas ao BPA apresentaram alterações no desenvolvimento e na estrutura das glândulas mamárias que são associadas a um maior risco de câncer de mama.

De acordo com os pesquisadores, é possível concluir que a exposição ao BPA durante a gestação pode ser prejudicial para o desenvolvimento das glândulas mamárias e pode desencadear lesões capazes de levar a um câncer de mama.

Fonte: Revista Época.

*Atenção grávidas, o bisfenol A (BPA) está presente em produtos feitos de policarbonato e também no revestimento interno de latas de alumínio... JL

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia do Silêncio!


Ouve-me, 
Ouve o meu silêncio. 
O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. 
Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso. 

'Clarice Lispector'.

*Cala-te, o silêncio é necessário. JL

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Brasil, País da Lei da Vantagem...


Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

'Darcy Ribeiro'.

*Até quando seremos obrigados a ver prevalecer a impunidade? JL