domingo, 27 de setembro de 2009

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - MTC.


Reeducação Alimentar / Medicina Tradicional Chinesa - Você é o que você come.

 Por: Cátia Menezes.

A ciência comprova e os médicos confirmam: há alimentos que podem prevenir doenças e manter a juventude. Por conta disso, é cada vez maior o número de pessoas que se rende à alimentação saudável. Quando o francês Jean Anthelme Brillat - Savarin cunhou, em 1825, a expressão "Diga-me o que comes e eu direi o que és”, referia-se, sobretudo, aos prazeres de uma boa refeição. Em seu tratado de gastronomia a Fisiologia do Gosto, a primeira obra sobre a relação do homem com a comida, ele dizia que a elaboração de um novo prato causava mais felicidade à espécie humana do que a descoberta de uma estrela.

 Pouco mais de um século depois, na década de 1950, o sabor de uma boa refeição ganhou um tempero de culpa com a descoberta de que a gordura, em excesso, trazia malefícios à saúde. De lá para cá, uma série de estudos vem contribuindo para medicalizar o pão ( e a carne, e a massa, e o doce) nosso de cada dia. Para o bem e o para mal. Alguns alimentos passaram a ser vistos como venenos e outros, como remédios. Entre os dois extremos , está você, fazendo a conta de quantas calorias vai ingerir no almoço, imaginando se suas artérias entupirão de vez com a feijoada programada para o sábado e pensando se, afinal de contas, não seria melhor evitar beber o quinto copo de vinho tinto da semana.

 É claro que as descobertas de médicos nutrólogos e nutricionistas são para ser levadas a sério. Mas não é igualmente evidente que elas não devem servir para criar neuroses. Você é, sim, o que você come - desde que entenda que, quando nos sentamos à mesa, o fazemos por motivos que vão além da nutrição pura e simples. Entre eles, degustar iguarias, compartilhar um grande momento com os amigos, participar de rituais e cerimônias familiares e até explorar novas culturas. Tudo isso se perde quando você começa a encarar uma refeição como uma ida à farmácia. Qual a saída? Ter uma dieta equilibrada - em qualidade e quantidade.Tão equilibrada que lhe dê a chance de, vez por outra, cometer alguns “crimes” nutricionais. Já está provado que, das dez doenças que mais matam no mundo, cinco estão diretamente associadas a uma dieta de má qualidade: obesidade, infarto, derrame, diabetes e câncer - sobretudo o de mama, o de próstata e o de intestino. Uma, das soluções, para este mal que assola toda a sociedade, seria recorrer para a reeducação alimentar chinesa.

 O conceito de saúde, na medicina oriental, é: Viver em equilíbrio (harmonia). Com as leis do universo. Seguir estas leis implica em alimentar-se de acordo com as estações do ano, com o clima e entre outros, de acordo com a constituição e condição de cada individuo. Este tipo de reeducação alimentar preocupa - se em satisfazer as necessidades de energia vital do organismo, a partir dos alimentos vivos e orgânicos (cereais integrais, leguminosas, algas, legumes, verduras, sementes, frutas). Trata-se de reformular o estilo de vida, incluindo uma alimentação integral e orgânica, a fim de entendermos como a natureza funciona e que vivamos segundo suas leis. “A boa alimentação favorece o metabolismo, o sono e a regularidade do intestino e controla os radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento celular”, diz a naturóloga Joara Letícia Menezes. Não é preciso ser um freqüentador compulsivo de spas de emagrecimento para perceber que basta uma semana de alimentação regrada e saudável para o organismo funcionar melhor. “O cabelo ficou mais sedoso, a pele mais viçosa. Surge o ânimo para acordar mais cedo e, por que não, fazer inclusive uma caminhada”, diz Karine santos, uma jovem de 25 anos, assídua dos produtos naturais e orgânicos.

Alguns podem estranhar, mas as algas marinhas, por exemplo, são aliadas da alimentação saudável. Ricas em sais minerais, cálcio, ferro, vitaminas C, D, K e B12, entre outras substancias, elas fortalecem órgãos como fígado, pâncreas e os órgãos sexuais. A naturóloga Joara Letícia defende o uso de algas no dia-a-dia: “Também contribui para o fortalecimento do cabelo, pele e unhas. Como são ricas em cálcio previne a osteoporose, sendo excelentes para a gengiva e para os dentes”. Dentre a variedade de algas, uma é a Agar-Agar, que é usada como gelatina. O fato, é que, se tivemos motivação para nos privar de nossa alimentação habitual, conseguiremos combinar tais ingredientes de forma a construir uma dieta variada e saudável. Graças, a nossa capacidade de adestrarmos nosso paladar de modo a extrair prazer de comidas antes intragáveis.

 Modo de vida mais saudável:

 - Faça alimentação natural integral e orgânica.
 - Alimente-se de acordo com as estações do ano.
 - Atividade física / faça regurlamente. 
- Deve-se mastigar, no mínimo, 80 vezes cada garfada.
- Tente deitar-se cedo, e levantar-se cedo.
Utilize roupas intimas 100% algodão.
- Evite cozinhar com eletricidade e microondas.
- Evite aparelhos elétricos no quarto.
- Tome sol, passeie ao ar livre, e caminhe uma hora por dia.
- Beba apenas se sentir sede. Ingerir líquidos demais causa retenção de líquidos.
- Esfregue todo o corpo com uma toalha unida, para ativar a circulação.
- Evitar comer duas a três horas antes de dormir.
- Tenha pensamentos positivos.
- Faça sexo seguro. 

* Cátia Menezes!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pea elegância e a utilidade pública do blog... super glamouroso... adorei!

    ResponderExcluir
  2. Bons textos significam respeito pela inteligência dos leitores, e possíveis usuários dos produtos oferecidos. Mas aquela imagem de Buda dourado... incomoda um pouco. É muita cor logo de cara! Fica meio superficial num artigo tão interessante.

    ResponderExcluir