quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ARTRITE - Há Sempre uma Solução.

Há várias maneiras de abrandar a progressão implacável da artrite – uma doença degenerativa das articulações – Uma alimentação saudável, exercício físico praticado sem esforço, certas práticas terapêuticas, e a ingestão de suplementos que possam suprir carências nutricionais existentes, têm-se revelado a solução mais eficaz, sem reações adversas.

A artrite caracteriza-se por uma inflação no tecido das articulações, podendo destruí-lo. Os sintomas da artrite crônica são: dor, inchaço, rigidez e deformação.
Pode aparecer repentina ou gradualmente.

*Há diferentes formas de artrite. Os tipos mais comuns são: a osteoartrite e a artrite reumatóide. Em conjunto, elas são responsáveis por mais de 90% da totalidade dos casos. Outras formas de artrite incluem gota, espondilose e lúpus eritematoso sistêmico.

*Osteoartrite :
A osteoartrite, uma doença degenerativa das articulações, está relacionada com a deterioração típica da velhice. Acredita-se que seja o resultado do desgaste e ruptura da cartilagem nas articulações. Os tendões, ligamentos e músculos que seguram a articulação ficam mais fracos e esta tende a deformar-se. A osteartrite pode, por vezes, desenvolver-se a partir de um dano ou defeito na proteína que fabrica a cartilagem.

*Causas :
As articulações do corpo estão cobertas por uma camada de cartilagem, que lhes permite moverem-se, com ligeireza, uma contra as outras. Com a osteoartrite, a cartilagem perde a elasticidade, degenera e desgasta-se. Também se torna mais fina, deixando de poder absorver o líquido sinovial suficiente. Por vezes, a cartilagem está tão fina que os ossos começam a roçar uns nos outros.

*Artrite Reumatoíde:
A artrite reumatóide pode surgir em qualquer idade. Esta doença inflamatória reumática ataca as membranas sinoviais que envolvem o fluido lubrificante das articulações. As articulações, especialmente as das mãos, pés e braços, tornam-se extremamente dolorosas, rígidas e deformadas. O corpo inteiro é afetado.

*Causas :
Embora se desconheça a causa exata da artrite reumatóide, pensa-se que se trata de uma doença auto-imune, o sistema imunitário do organismo vira-se contra si próprio, lesando as articulações e as partes moles que as rodeiam. Os ligamentos, tendões e músculos podem também inflamar e ficar debilitados.

*Tratamentos Alternativos:
Os suplementos como glucosamina, em simultâneo com a condroitina, ômega 3 e 6, gelatina de peixe, unha de gato, freedom, MSM (metil sulfonil metano), aliados com silício orgânico, têm-se revelado uma solução bastante eficaz e sem reações adversas. Para a artrite reumatóide, recomenda-se também a planta “unha de gato “(Uncaria tomentosa), que é também estimulante do sistema imunitário. A planta “garra do diabo" (Haopagophitum) funciona como antiinflamatório e analgésico. Dentro das várias práticas terapêuticas, a acupunctura tem-se revelado muito eficaz, pois fazem mover os fluidos estagnados e estimulam a circulação da energia e do sangue.


*Acupunctura:
A acupunctura é muito eficaz e produz resultados duradouros. Partindo da base da Medicina Tradicional Chinesa de que a saúde é o equilíbrio entre dois princípios – yin/ yang. O acupunctor trabalha com vista a retirar o excesso de calor de determinadas zonas do corpo e a repor calor nas zonas que estão frias. Faz mover os fluidos de energia e sangue. O resultado é uma redução da inflamação, alívio da dor e melhoria da mobilidade. Muitos acupunctores usam também e o sistema de ventosas e moxabustão.

*Glucosamina:
A glucosamina é um bloco contrutor de mucopolissacarídeos, componentes presentes nas membranas, ligamentos, tendões e cartilagens das articulações, bem como no líquido que as banha e lubrifica (o líquido sinovial). Quando há uma deficiência de glucosamina, o líquido sinovial fica ralo e aguado, não podendo lubrificar e acolchoar todas as partes móveis da articulação. Segundo pesquisas efetuadas, os suplementos de glucosamina engrossam o líquido que banha as articulações, recuperam a cartilagem danificada, aliviam a dor e retardam o processo da artrite. A glucosamina é um dos melhores remédios da osteoartrite, Pode tomar em simultâneo com sulfato de condroitina e MSM.

*Sulfato de Condroitina:
O sulfato de condroitina trabalha em sinergia com a glucosamina. É o principal componente das cartilagens. Tem a capacidade de atrair e reter água, ajudando a lubrificar as articulações.

A condroitina reduz as enzimas destruídas, que removem as cartilagens danificadas no interior das articulações.

*MSM:
O MSM ( metilsulfonilmetano) não é um remédio; é a forma natural de enxofre orgânico. O enxofre é o quarto mineral presente no nosso corpo, em termos de qualidade. Tem uma importância fundamental em todas as funções das nossas células. Uma das características do enxofre orgânico é a de aumentar a permeabilidade das células. Assim sendo, as células conseguem eliminar mais facilmente os detritos que se formam no seu interior e ao mesmo tempo, absorver mais facilmente as substâncias nutrientes.

*Silício Orgânico:
O silício é vital para a saúde das fibras do colagénio presentes nas cartilagens. Encontra-se em quantidades muito elevadas nos tecidos conjuntivos, na elastina, no colagénio e nas glicoproteínas de estrutura.

À medida que envelhecemos, o estômago fabrica cada vez menos o ácido necessário à assimilação do silício. Daí, a necessidade de silício orgânico, que tem uma taxa de absorção pelo trato digestivo de cerca de 70% por cento. Uma outra forma de suprir a carência de silício é tomar cavalinha ou extracto de bambu.

*Outras terapias naturais:
* Reeducação Alimentar ( Principal fator de mudança) *Técnicas de Relaxamento.

*Massagens - ( shiatsu, drenagem linfática, mass. relaxamento, etc...)

*Reflexologia.

*Quiroprática.

*Suplementos.

*Fitoterapia Ocidental.

*Aromaterapia.

*Homeopatia.

*Terapia Nutricianal - Programa de vitaminas e minerais (PVM).

*Principais alimentos à evitar: Açúcar Branco Refinado (sacarose) - e derivados (todos).
 Lácteos e derivados... todos - Farináceos brancos refinados.

*Há sempre uma esperança!!! JL

Nenhum comentário:

Postar um comentário