quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

GLUCOSAMINA - Para Articulações.


A glucosamina é um aminossacarídeo hidrossolúvel derivado da glucose. É um bloco construtor de mucopolissacarídeos, componentes presentes nas membranas, ligamentos, tendões e cartilagens que compõem as articulações, assim como o líquido que as banha e lubrifica (o líquido “sinovial”).

O que é a glucosamina.

A glucosamina é um açúcar aminado sintetizado no nosso organismo a partir da glucose. É o ponto de partida para importantes macromoléculas que constituem muitos tecidos do corpo incluindo proteoglicanos, a substância base da cartilagem das articulações. A glucosamina forma um bloco de construção para as moléculas que constituem o tecido de ligação, articulações, pele e líquidos sinovial.

A glucosamina é um dos produtos que formam os fluidos amortecedores das articulações e do tecido circundante. Contribui para tornar espesso e elástico o líquido sinovial (líquido que banha e purifica as membranas, ligamentos, tendões e cartilagens).

Quando há uma deficiência de glucosamina, este líquido sinovial fica ralo e aguado, não podendo assim lubrificar e acolchoar todas as partes móveis da articulação. Segundo pesquisas efetuadas, os suplementos de glucosamina engrossam o líquido que banha as articulações, recuperam a cartilagem danificada, aliviam a dor e retardam o processo da artrite. A glucosamina está também envolvida na síntese das membranas mucosas dos tratos digestivo e respiratório.

Em síntese, a glucosamina desempenha um papel muito importante na formação das unhas, tendões, pele, olhos, fluidos sinovial, ossos, ligamentos, válvulas cardíacas e na secreção mucosa dos tratos digestivos, respiratórios e urinários. Qualquer deficiência de glucosamina pode retardar a produção dos proteoglicanos, o que causa uma debilidade específica nestes tecidos. Especialmente admirável é o efeito positivo da glucosamina nas doenças degenerativas ou inflamatórias das articulações ou artrites.

COMO ATUA A GLUCOSAMINA:

Há três coisas que todas as articulações saudáveis requerem: água, proteoglicanos e colagénio.

*Água – Providencia lubrificação para facilitar os movimentos e amortecer o choque, bem como os nutrientes necessários para manter as articulações saudáveis.

*Proteoglicanos – Grandes moléculas que se ligam à água, consistindo em proteínas e açúcar, atuam como um dos principais blocos de formação da cartilagem, e atraem e retêm moléculas de água no local para a lubrificação adequada.

*Colagénio – Atua como a “armadilha da cartilagem e retém os proteoglicanos no lugar que, por sua vez, atraem as moléculas de água e as retêm nos tecidos.

A glucosamina, sendo a substância que determina quantos proteoglicanos, moléculas que retêm a água, é formada na cartilagem é o percursor principal para a sua formação. Neste grupo de proteoglicanos, os glucosaminoglicanos (GAGs) estão também incorporados. Os GAGs são proteínas da cartilagem que retêm as moléculas de água na matriz da cartilagem.

Ela atua, portanto, como um estimulante para as células que produzem GAGs e proteoglicanos. Os níveis de glucosamina determinam quantos proteoglicanos são produzidos. Se os níveis de proteoglicanos estão elevados, os níveis de proteoglicanos estão igualmente elevados, e o resultado é mais água retida na cartilagem e, portanto maior lubrificação e proteção da articulação.

BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS:

Visto a glucosamina ser o ponto de partida na síntese das macromoléculas designadas por proteoglicanos, têm um efeito positivo em vários problemas de saúde, primariamente aqueles que envolvem a decomposição ou desdobramento do líquido sinovial, lesões nos músculos, tendões e ligamentos, hérnia discal, ciática e inflamação das articulações associadas ao envelhecimento. Quando o líquido sinovial lubrificante se torna mais fino, a sua capacidade amortecedora reduz-se. As cartilagens, os ossos e os tendões podem friccionar uns nos outros e provocar danos, perda de movimento e dor. Quando as vértebras da coluna pressionam os nervos, devido ao líquido sinovial estar demasiado fino, provoca uma dor especialmente torturante. A glucosamina torna o fluido sinovial mais espesso e gelatinoso, o que aumenta a sua capacidade amortecedora, diminuindo a fricção e a dor.
A glucosamina, o novo suplemento em campo, já mostrou resultados notáveis ao lidar com sucesso com a artrite e até fazendo-a regredir.

Como é uma substância encontrada em altas concentrações nas articulações, estimula a cura com o crescimento de nova cartilagem para cobrir a superfície dos ossos, visto estar na base da formação dos proteoglicanos, substância básica da cartilagem das articulações. Além disso, a glucosamina inibe a degradação dos proteoglicanos e regenera as cartilagens danificadas. Tem sido sugerido que a alteração do metabolismo da glucosamina tem influência no desenvolvimento da osteoartrite e que a administração desta substância tende a normalizar o metabolismo das cartilagens.

Ao contrário das drogas antiinflamatórias não esteróides, a glucosamina resolve mais do que a dor. Vai direta à raiz do problema, estimulando a produção de tecido conjuntivo e regenerando cartilagens lesadas.

SEM EFEITOS SECUNDÁRIOS:

Ao contrário das drogas normalmente usadas nos casos de artrite, não há qualquer relatório negativo sobre a glucosamina ou que declare qualquer toxicidade.

Qualquer substância tomada durante muito tempo tem de ser segura. Conhecemos muito bem os numerosos efeitos colaterais associados ao uso prolongado de drogas antiinflamatórias não-esteróides. Isto confere à glcosamina um valor ainda mais atrativo. Provou virtualmente ser não-tóxica, sem efeitos colaterais adversos registrados.

Muita da pesquisa sobre a glucosamina foi feita durante os últimos vinte anos, verificando-se que é um produto notável que pode aliviar a dor, a sensibilidade e o inchaço das articulações provocadas pelas suas doenças degenerativas e sem efeitos secundários. A glucosamina atinge seletivamente não apenas os sistemas mais a causa de fundo de várias situações clínicas.

*Glucosamina: sementes de sucupira, freedom, ômega 3, etc...excelentes p/ articulações. JL.

Um comentário:

  1. ENTÃO FAZ UM ANO QUE O MEU ESPECIALISTA PEDIU PARA FAZER O TRATAMENTO COM GLUCOSAMINA, ESPERO QUE SURTA ALGUM EFEITO....

    ResponderExcluir