domingo, 27 de dezembro de 2009

O PENSAMENTO DE BRECHT.

Bertolt Brecht foi um dos maiores dramaturgos contemporâneos, o homem do século do teatro mundial. Ninguém revolucionou tanto o teatro de nossos tempos quanto este homem, alterando de forma irreversível a função e o sentido social do teatro, utilizando a arte, concebida como resultado de um processo de criação coletiva, como uma arma de conscientização e politização, destinada a ser, sobretudo divertimento, mas de uma qualidade específica: quanto mais poético e artístico, mais um momento de reflexão, verdade, lucidez, espanto e crítica.

O PENSAMENTO DE BRECHT.

"Não escolhi ser um homem comum.

É meu direito ser diferente, ser singular, incomum,

desenvolver os talentos que Deus me deu.

Não desejo ser um cidadão pacato e modesto,

dependendo sempre de alguém.

Quero correr o risco calculado,

sonhar e construir, falhar e suceder.

Recuso trocar incentivo por doação.

Prefiro as intemperanças à vida garantida.

Não troco minha dignidade por ajuda de outros.

Não me acovardo e nem me curvo ante ameaças.

Minha herança é ficar ereto, altivo e sem medo,

pensar e agir por conta própria e,

aproveitando os benefícios de minha criatividade,

encarar arrojadamente o mundo e dizer:

Isto é o que eu sou".

*Lindo pensamento!!! JL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário